• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien era machista?

vou escrever mais ou menos o que eu escrevi em um tóp. igual a esse:

Para mim Tolkien não era machista. os principais motivos disso:
-Eowyn
-Lúthien
-Erendis



Eu não chego a achar machismo não haver uma mulher na sociedade (ainda bem, imginem hoje, um dos princiapais tóp. do fórum: Será que a fulana teve um caso com ciclano?).
 
Considerando que a história se passa em um tempo remoto, eu acho que não tinha condições de ter uma mulher na Sociedade. Coisa da nossa sociedade mesmo. Mas eu acho que provavelmente Tolkien era um pouco machista sim.
 
na verdade naum faz mt tempo jah teve um topiko sobre isso... e desse jeito soh vai akabar repetindo o q tah lah! :? mas reafirmando: Tolkien naum eh machista! ele apenas criou uma história com parametros medievais. Se for considerar certas koisas, ha um monte d autores machistas!
 
Mithrandir o branco disse:
vou escrever mais ou menos o que eu escrevi em um tóp. igual a esse:

Para mim Tolkien não era machista. os principais motivos disso:
-Eowyn
-Lúthien
-Erendis

Mithrandir, eu concordo. Se em outras partes dos livros Tolkien pode ter dado a pensar que era machista, isso se deve especialmente à sua criação e à época em que viveu. Hoje em dia as coisas são bem diferentes.

E, levando em conta tudo isso, ver que ele deu força a personagens como essas que você citou, considerá-lo machista é, no mínimo, injusto.
 
Mithrandir, eu concordo. Se em outras partes dos livros Tolkien pode ter dado a pensar que era machista, isso se deve especialmente à sua criação e à época em que viveu. Hoje em dia as coisas são bem diferentes.

E, levando em conta tudo isso, ver que ele deu força a personagens como essas que você citou, considerá-lo machista é, no mínimo, injusto.
tambem concordo com vcs dois e principalmente:
se alguem escreve algo no tempo de reis, tem que mostrar os valores da época, mulher num tinha muito espaço naum, e basta ver o que ele fez com algumas mulheres mesmo, como as citadas pelo mithrandir
 
_Éomer_ disse:
Mithrandir, eu concordo. Se em outras partes dos livros Tolkien pode ter dado a pensar que era machista, isso se deve especialmente à sua criação e à época em que viveu. Hoje em dia as coisas são bem diferentes.

E, levando em conta tudo isso, ver que ele deu força a personagens como essas que você citou, considerá-lo machista é, no mínimo, injusto.
tambem concordo com vcs dois e principalmente:
se alguem escreve algo no tempo de reis, tem que mostrar os valores da época, mulher num tinha muito espaço naum, e basta ver o que ele fez com algumas mulheres mesmo, como as citadas pelo mithrandir


Concordo, também.
Imaginem se Tolkien tivesse escrito uma história que se passa no tempo dos reis( uma época onde a mulher não tinha a liberdade de hoje) criando dezenas de personagens femininos que fossem a guerra, fossem guerreiras e tudo mais. Ele estaria fazendo da Terra-média, que foi baseada em épocas medievais, o nosso mundo atual.

Ele não foi machista de forma alguma, gente! INSISITO: E se fosse, não teria colocado a Éowyn aonde ele a colocou!
 
Jáli um bocado de coisas sobre Tolkien (embora naum tudo), já abri tópico aqui sobre isso, já li a dita carta de Tolkien e tirei uma conclusão: TOLKIEN EH MACHISTA SIM!!!!!!
Concordo completamente com o Deriel:
E no caso das obras de Tolkien essa idealização ocorre justamente quando a mulher assume atitudes consideradas masculinas. Vide Éowyn, Haleth (as guerreiras), Galadriel (a rebelde e rainha com um marido sendo uma completa nulidade), Lúthien e Arwen (rebeldes, se voltam contram seus pais e lutam por seus amores).
É isso aê...
 
Mas das tres que eu citei acima, a que eu sempre achei dar menos força a essa ideia machista era a Erendis, pq ela sempre foi apaixonada pelo Aldarion, mas dai perdeu a paciencia, chutou o pau da barraca e teve a sua vida contra os homens como as atuais feministas (mas tudo pode ser apenas coinsciedencia ou doideira minha).

Agora que eu vi aquelas coisas que o Deriel escreveu, agora eu tenho as minhas duvidas e não tanta certeza.
 
Mas não considero o papel delas "masculinizado". Nós é que estamos dizendo que são. Quem foi que disse que só os homens podem ser corajosos, lutar etc? Não entendi essa.
 
O fato de Tolkien ser ou não machista independe da estória que ele escreveu. Olhem a carta 43, que o Deriel colocou aqui nesse mesmo tópico na primeira página; é bastante claro que Tolkien tinha opinião preconceituosa em relação às mulheres sim; não importa que ele colocou a Éowyn aqui e a Lúthien acolá; ele tinha uma visão pessoal e preconceituosa em relação às mulheres, e ponto.

Uma coisa é dizer que o Tolkien era machista, outra é dizer que sua estória é machista. São coisas diferentes. Se vamos discutir se a estória dele é machista, então a base é no texto e só no texto, independente das intenções dele, o que ele escreveu está escrito; mas a discussão é sobre o autor, se ele seria ou não machista, independentemente de suas estórias.

E ele era.
 
Bom, não sei se dá pra chamar o Tolkien de machista... Primeiro q minha opinião seria viciada (pq eu adoro ele, por tudo o q ele escreveu); segundo pq eu não gostaria de aceitar pra mim mesma q ele é machista; terceiro pela força da maioria das personagens femininas q ele colocou tanto no SdA qto no Silmarillion.
Mas de qq forma, a carta q o Deriel colocou na 1ª página pra mim é um reflexo da criação do Tolkien: ele foi criado por um PADRE... sabem? Celibato e coisas assim? "A mulher é um demônio criado para tentar os homens" (tadinho dos pobres e indefesos homens, a gente é q desvirtua eles né? :lol: ). Como se tudo isso não bastasse, na época do Tolkien a mulher era akele ser submisso e frágil :x praticamente uma bordadeira... Então a opinião masculina geral era basicamente essa. Seria querer demais que Tolkien fosse uma exceção :osigh:
Resumindo: não chamo ele de machista, em respeito às circunstâncias q justificam esse comportamento dele, mas na prática... ai, eu assumo, acho q ele era mesmo :disgusti:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
O fato de Tolkien ser ou não machista independe da estória que ele escreveu. Olhem a carta 43, que o Deriel colocou aqui nesse mesmo tópico na primeira página; é bastante claro que Tolkien tinha opinião preconceituosa em relação às mulheres sim; não importa que ele colocou a Éowyn aqui e a Lúthien acolá; ele tinha uma visão pessoal e preconceituosa em relação às mulheres, e ponto.

Uma coisa é dizer que o Tolkien era machista, outra é dizer que sua estória é machista. São coisas diferentes. Se vamos discutir se a estória dele é machista, então a base é no texto e só no texto, independente das intenções dele, o que ele escreveu está escrito; mas a discussão é sobre o autor, se ele seria ou não machista, independentemente de suas estórias.

E ele era.

oK, e isso obviamente se reflete em suas obras, pois ele jamais escreveria algo que fosse contra o que ele acredita, certo?

Não acho que ele era machista "sem querer". A sociedade naqula época o era, e ele era apenas uma das milhões de pessoas no mundo que também pensavam dessa forma. Não é que ELE era machista; todos o eram.
 
Não importa que todos fossem racistas; meu ponto é: a discussão não é essa.

Todos eram racistas? Nada pode ser generalizado dessa forma.

Podia ser a maioria naquela época que fosse machista, podia ser a minoria, podia ser só um grupo seleto (antes de qualquer coisa, só estou exemplificando).
O negócio é que: fosse quem fosse machista, naquela época, antes ou depois, pouco importa; isso não relega o fato que Tolkien era machista; pode ser porque a maioria era, pode ser pela educação que ele recebeu, pode ser pela crença. Ele era machista; e a discussão é sobre ele ser ou não machista, não os por ques disso.
 
A Terra Média correspondendo mais ou menos á Idade Média, as mulheres não poderiam de forma alguma participar da Sociedade do Anel. Sendo um épico medieval,as mulheres não poderiam participar de atividades extra-casa. Estudo História, e amo Medieval(provavelmente é nisso que vou me especializar). Não me lembro de nenhuma mulher MEDIEVAL que tenha participado de batalhas.Pelo que tenho estudado, estou verificando que o Tolkien ambientou muito bem a relação da sociedade com as mulheres, se a "base histórica"(muuuitas aspas) é a Idade Média.

Ainda falando em Idade Média, vou falar aqui sobre as influências de Tolkien. Escritos como a "Canção dos Nibelungos" foram passados para manuscritos nos séculos XII,XII,XIV. Obviamente, esses manuscritos já são adaptações, refletindo mais as sociedades desses séculos do que a sociedade em que esses mitos foram originalmente criados. Tolkien tendo como uma das bases textos dessas épocas, não poderia ter escrito de outro modo.

Pelo que sei, as únicas mulheres que guerreavam eram as celtas, e mesmo assim na época do nascimento do cristinianismo.Depois, elas foram perdendo esse destaque na sua sociedade.
 
Ainda falando de Idade Média, as mulheres que tinham atitudes como a da Éowyn eram tidas como masculinizadas na sua sociedade.

E vou repetir o que disseram: chamar Tolkien de machista é anacronismo!!!!!!! Muito difícil, na época em que ele viveu, achar que as mulheres são iguais aos homens. Portanto, ele não defendia a igualdade de direitos, não defendia a possibilidade da mulher sair de casa e etc, como a maioria dos homens e também mulheres de seu tempo. Ele viveu no tempo dele, e não no nosso.
 
Bom, a resposta se deve ao tempo em que Tolkien viveu e como viveu.

Pra mim, os conceitos de machismo da nossa época pra época de Tolkien são muito diferentes. Tolkien criou a Arda, onde a maioria de suas histórias envolvem-se em batalhas e guerras, portanto quem participa de guerras são na maioria homens, pelo menos na época, hoje já mudou um pouco...

Tolkien apesar de criar poucas mulheres nas obras, criou cada uma com um sentido muito importante no meio em que vive. Galadriel por exemplo era uma rainha elfica da floresta lá. Luthien representou o romance de um amor proibido (romeu e julieta :roll: )

Enfim os conceitos de cultura e respeitos na época são bem diferentes dos de hoje, pois na época mulheres não usavam biquinis tão pequenos...

:wink:
 
Bom, a resposta se deve ao tempo em que Tolkien viveu e como viveu.

Pra mim, os conceitos de machismo da nossa época pra época de Tolkien são muito diferentes. Tolkien criou a Arda, onde a maioria de suas histórias envolvem-se em batalhas e guerras, portanto quem participa de guerras são na maioria homens, pelo menos na época, hoje já mudou um pouco...

Tolkien apesar de criar poucas mulheres nas obras, criou cada uma com um sentido muito importante no meio em que vive. Galadriel por exemplo era uma rainha elfica da floresta lá. Luthien representou o romance de um amor proibido (romeu e julieta )

Enfim os conceitos de cultura e respeitos na época são bem diferentes dos de hoje, pois na época mulheres não usavam biquinis tão pequenos...
O tempo em que ele vive é uma JUSTIFICATIVA para o fato dele ser machista, mas isso não tira o fato dele SER machista.
Basta ler a carta #43 (o Deriel escreveu um trecho na pág. 1 deste tópico).
 
*Ceinwyn* disse:
E vou repetir o que disseram: chamar Tolkien de machista é anacronismo!!!!!!! Muito difícil, na época em que ele viveu, achar que as mulheres são iguais aos homens. Portanto, ele não defendia a igualdade de direitos, não defendia a possibilidade da mulher sair de casa e etc, como a maioria dos homens e também mulheres de seu tempo. Ele viveu no tempo dele, e não no nosso.

Concordo plenamente.O que o pessoal não está enxergando é que não é uma questão de "não importa se a maioria era machista, isso não faz o Tolkien deixar de ser machista tb". Afinal, machismo é um comportamento combatido hj em dia, ser machista hj em dia é ir contra a maré e muito pouca gente tolera esse tipo de preconceito. Na época do Tolkien, fazer as mulheres com total igualdade de direitos ao homem seria ir contra a maré. Por isso q eu tb não julgo o jeito dele, q hj chamamos de machista. Simplesmente pq NA ÉPOCA DELE as coisas ERAM assim.
É a mesma coisa. Adianta chamar a galera toda q viveu antes da abolição da escravatura de racista? Não podemos acusar ninguém dakela época, pq eles estavam agindo apenas de acordo com a época. Em vez de criticar quem agia igual a todo mundo, é mais justo e correto enaltecer akeles q tiveram coragem e visão para mudar a situação e tornar as coisas como encontramos hj em dia: racismo é até crime. :wink:
 
A obra em geral do Tolkien naum era machista...
(excetuando somente o fato do Aragorn naum ter respondido nada a Éowin quando ela falou que naum queria ficar envelhecendo em casa sem fazer nada interessante. Pareceu que nesta hora ele concordou com o "destino" das mulheres)
...mas ele era machista.
talvez naum possamos mesmo julgá-lo por isso, porque Todo Mundo naquela época era. Mas naum podemos é dizer que ele naum era só porque todo mundo também era. Entenderam?
 
Existe um definição para uma pessoa machista, e Tolkien seguia essa definição.

Concordo que não podemos julga-lo (por isso eu disse que o tempo em que ele vivia era uma justificativa), mas ele possuia uma opinião machista sobre as mulheres.
O fato da maioria das pessoas de antgamente concordarem com o escavismo, não faz com que isso seja correto (mas sim, justificado). Mesmo que fosse uma mentalidade da época, pois quando definimos algo ou alguém usamos as classificações atuais. Caso contrário muita coisa seria confusa do nosso ponto de vista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo