• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien era Machista??????

Barlach

Verde. E arqueiro
leiam antes de criticar:
prestem atenção em alguns dos detalhes das obras de tolkien:

nO Hobbit, naum há nenhuma personagem de relevancia feminina (eu ia dizer nenhuma personagem feminina, mas pode haver alguma que eu me esqueci). em SdA, as únicas importantes são Galadriel e Éowin, pq a Arwen só aparece em Valfenda onde naum fala nada e no finalzinho do livro onde tem poucas falas e pouca importancia uma vez que a história mesmo já acabou.

isso leva a várias perguntas: Tolkien era machistas?? ele tinha consiencia de que havia criado poucas personagens importantes mulheres ou não?? Se sim, ele dava importância a isso ou achou que não faria diferença (como um filme que tem só gente morena)?? mesmo na época que o livro foi escrito, a discriminação contra as mulheres já avia diminuido, entaum é meio estranho isso...

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Acho que não é uma questão de "machismo" ou "preconceito", não podemos analisar uma obra escrita há mais de 50 anos de acordo com os padrões de hoje...

Não acredito que a ausência de personagens femininas tenha sido uma "escolha" por parte do professor, mas sim algo natural, fruto de seus valores e sua história de vida.

Faltam mulheres em o Senhor dos Anéis e em especial, em O Hobbit, nisso concordo, mas em O Silmarillion, por exemplo, as coisas mudam, e a presença feminina é bem maior.

Poderia ter sido maior o destaque às mulheres da Terra-Média? Sem dúvida! Concordo que elas tenham sido na maior parte das vezes relegadas a um plano secundário, mas não acho que isso chegue a comprometer a grandeza do conjunto...

---------------------
"As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias."

- Goethe
 
Não sei... Mas a sociedade medieval era machista, e tinha essa influência na obra de Tolkien... Mas eu concordo, q uma personagem feminina se encaixe melhor em uma deusa q em uma guerreira...
 
Eu acho q as mulheres combinaram mais com o Silmarillion, onde tem papel enorme. No SdA elas ficariam meio deslocadas... Tolkien estava querendo representar algo parecido com a historia do mundo, mesmo...
S

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Mas devemos considerar também que a participação da mulher na sociedade européia na época em que Tolkien escreveu SdA não era muito grande...

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Se Tolkien fosse machista ele não colocaria uma mulher fazendo o papel de um homem. Tanto que ele reverencia a Éowyn, dizendo que ela foi tão condecorada quanto qualquer outro homem anteriormente pelos seus feitos de bravura e coragem (afinal ela lutou conra um NAZGUL e sua besta alada (tá, o Merry tava lá tb.... mas ele não é um homem... :))

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Pois é, não li o Silma, mas realmente senti falta de mulheres no Hobbit, q foi o primeiro livro de Tolkien q eu li. Mas só senti essa falta depois q terminei o livro, pq enquanto estava lendo, nem percebi, de tão envolvida q fiquei pela leitura.
Qto ao SdA, acho q Galadriel e Éowyn são importantíssimas, e representam bem as mulheres. Galadriel era inteligentíssima e super respeitada. Já a Éowyn, além de determinada, é uma mulher corajosa. Precisa de mais?
 
O "problema" das mulheres em Tolkien eu diria que não é a importância (Galadriel e Éowyn tem papéis importantíssimos na trama), mas sim a "abordagem", que é uma abordagem idealizada, típica do romantismo, que coloca a mulher como algo perfeito e inatingível...

Isso claro, na minha opinião, e como eu disse antes, não é algo que realmente interfira na história...

---------------------
"As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias."

- Goethe
 
nem tão inatingivel assim, pq a éowyn se atira pra cima do aragorn.....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Mesmo assim a Éowyn é uma personagem meio "padrão", a mocinha que se apaixona pelo guerreiro que já é comprometido...

Mas ainda assim eu a considero a única personagem feminina de personalidade do livro....

---------------------
"As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias."

- Goethe
 
Naquela época o pessoal era muito machista né?

Aranhoca, aranhoca, você é só barriga,
Aranhoca, aranhoca, você é uma boboca!
Aranhinha!Aranhinha!
Você já vai descer?
Não pode me prender:aqui em cima estou na minha!
 
mas naum tanto....

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
Mas se vc for pensar, provavelmente ja haviam tido movimentos feministas e etc... eu acho q Tolkien pensou nisso ao fazer os livros, colocando o papel da mulher como seria no mundo inventado por ele... mais ou menos importante devido ao periodo historico (semelhante ao nosso mundo)

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Mas ele zuou legal as anãs...
Com barbas...
Huhuhuhauhuhauhau

Aranhoca, aranhoca, você é só barriga,
Aranhoca, aranhoca, você é uma boboca!
Aranhinha!Aranhinha!
Você já vai descer?
Não pode me prender:aqui em cima estou na minha!
 
Olha eu acho que apesar de tolkien viver numa época em que a sociedade era extremamente machista, ele foi muito bem, colocando papeis importantes no livro.

Tipo ja imaginou o que seria da comitiva sem os presentes da Galadriel?

E a coragem da Eowin....

Ele fez um excelente trabalho nelas, dando uma profundidade psicologica e uma completude de carater com fez com qualquer outro personagem relevante de LOR.

Tb acho que se no fundo ele fosse machista a balade de Beren e Luthien seria diferente e Luthien não teria tanta importancia na historia (afinal a blada foi a representação literaria doi amor de Tolkien e sua mulher).


"Vamos pra Valinor"
 
Tolkien machista? pelo contrario! ele colocou a mulher como um ser sublime, maior que Homens... quem que tinha sabedoria em Lorien? Galadriel, ja que Celeborn ficava na dele la soh ouvindo..E Fruta D´ouro? taum grade que ateh o mais misterioso Tom Bombadil, vivia pra servir ela... E Arwen ? embora naum tenha tido uma participação muito ativa, todos ficaram adimirados com as palavras e belesa dela, alem da Éowyn que mostrou o lado Forte e corajoso da mulheres...
se considerarem o número de mulhers em proporção dos homens, os Homens serão a maioria, mas as mulheres que fazia com que gde parte deles continuassem na luta

obs: isto pq soh sitei em SdA... em o hobbit que eh um livro menos complexo, as personagens femininas, naum aparecem muito, mas Luthien em o Silmarillion ja recompensa

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."

Edited by - mystlink on 28 November 2001 21:09:35
 
E a Lobélia Gente!!! Vcs esquceram dela...

Se Lúthien era a mulher de Tolkien, a Lobélia devia ser a sogra!!

_________________________
Viva a Cutia depilada!!!
Viva a Ema engasgada!!!
Viva a Tamanduá sem bico!!!

E é claro:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
quote:
E a Lobélia Gente!!! Vcs esquceram dela...

Se Lúthien era a mulher de Tolkien, a Lobélia devia ser a sogra!!

_________________________
Viva a Cutia depilada!!!
Viva a Ema engasgada!!!
Viva a Tamanduá sem bico!!!

E é claro:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!


HAHAHAHAHAHA... sogra??????? HAHAHAHAHAHA
isso é que é ódio.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
quote:
E a Lobélia Gente!!! Vcs esquceram dela...

Se Lúthien era a mulher de Tolkien, a Lobélia devia ser a sogra!!

_________________________
Viva a Cutia depilada!!!
Viva a Ema engasgada!!!
Viva a Tamanduá sem bico!!!

E é claro:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!





heheheheheheheh

No SIlma tem a Melian que era uma personagem feminina forte.

"Vamos pra Valinor"
 
Lobélia era apenas uma mulher gananciosa, que tinha sede de dinheiro. Ela não era má, tanto que enfrentou sozinha, e já velha, os soldados de Lotho.
Eu ri muito da piada do Knolex, mas não sei pq as pessoas têm essa imagem tão negativa da Lobélia... ela é uma personagem única na trama, se formos analizar! Dêem uma chance para ela!

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo