1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien e seus erros...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Flamner, 14 Out 2004.

  1. Flamner

    Flamner Usuário

    Oi gente!
    Bem , Tolkien foi um autor genial, isso ninguém pode negar...
    mas, na obra sda, não existe nenhum erro, tanto em relação á narrativa, como língua ou cenários??
    Diga que sim!

    Valeu!!!!!
    Flamner (guerreiro da luz) :cheers:
     
  2. Metz

    Metz ...

    Bom ele era um professor de línguas e sempre deve ter revisado tudo. Por isso quanto a língua e narrativa acho que não tem erros. Mas há alguns textos que contradizem com outros relatos dele, mas nada de obras que ele estava se preparando para publicar na época, somente esboços.
     
  3. Smaug

    Smaug Cacho

    Erro existia sim. Temos afamosa discussão de como Samwise usou o Anel nas cordilheiras de Mordor, após a "morte" de Frodo por Laracna em Torech Ungol.

    Quanto a narrativa, de maneira alguma, Tolkien era detalhista ao extremo e isso notas-e em todas páginas, tanto é que ele fazia exatamente as fases da Lua em seus livros, apesar de que as noites, segundo ele memso numa entrevista, dizia que era ruim para ele, pois sempre que você lê alguma passagem de dias, a noite é raramente narrada, apenas diz que anoiteceu e amanheceu.

    Caso engraçado este é bem mostrado em O Hobbit, cada início de capítulo falava que Bilbo acordava e tal.

    As línguas não havia erros, se existir erros é na impressão do livro. Eu pelo menos acredito que não, pois Tolkien trabalhava em cima delas e era praticamente uma língua normal para ele, já que este era o criador.

    Erros de escrita teve uma citada pelo próprio Tolkien na mesma entrevista de 1976. Estava Bestorde, ao invés de Bestride.
     
  4. Itarillë

    Itarillë Usuário

    E tem muito aquela coisa do anacronismo em O Hobbit, tem fósforo, café, futebol, golfe (inventado por Bandobrás Tûk!), enfim, por aí vai...
     
  5. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Falhas existiam. A 1ª Edição de SdA possuía algumas falhas que Tolkien foi perceber após receber uma carta ou outra de algum fã com uma dúvida sobre determinada passagem.

    A edição comemorativa de 50 anos que está sendo lançada no exterior possui o texto revisado corrigido por Christopher Tolkien também.

    Ninguém é perfeito, nem Tolkien era.
     
  6. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    De fato... criar um universo tão imenso e consistente já é um esforço sobre-humano. Mas para fazer tudo isso sem erro algum é impossível. À medida que mais grande a obra se torna, mais suscetível à erros ela é.
    E já algo surpreendente o legendariun conter poucos erros, e nenhum escandaloso eu diria, já que a maioria desses casos tratam-se de contradições.

    Como diria a manjada frase: Herrar é umano.
     
  7. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    E tem a questão das batatas tb... pelo que ouvi, as batatas só foram encontradas na América... mas não sei se é verdade... :think:
     
  8. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    *Armazena em seu arquivo da história gastronomica*

    Deve haver alguns erros, principalmente nas piblicações editadas pelo C. Tolkien, mas como elas não eram "oficiais" e sem a revisão de Tolkien acho que nem devem ser contados como erros.
     
  9. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sim, existe este fato mesmo Sky, já li isso também. Mas daí, se ficarmos esmiuçando muitos detalhes como este é provável que encontremos outras incoerências, mas que, neste caso, seria "pegar no pé do Tolkien", na minha opiniãi.
     
  10. BLIND WIZARD

    BLIND WIZARD Ice Ice Baby

    É estranho em livros tão detalhados, existirem tão poucos erros. Tolkien era realmente muito perfecsionista.
     
  11. Smaug

    Smaug Cacho

    Bem, é memso pegar no pé. Mas fica a dúvida: porque batatas estariam erradas na obra ? Desculpe, mas não entendi...
     
  12. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Como era um mundo inventado por ele, embora tenha sido feito à semelhança da Europa Antiga, não seria necessariamente um erro, ele escreve o que el quiser neh, se ele quizer dizer que cresciam palmeiras nos portões de Barad-Dûr, assim será! :wink:
     
  13. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Cacho, as Batatas foram descobertas na América. A Terra-Média é a Europa + Ásia + África (Harad). A América faz parte de outras terras que esqueci o nome agora...
     
  14. Só para complementar: o nome dessas terras que representam a América são Sun Lands, as Terras do Sol.
    Deêm uma checada em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  15. Smaug

    Smaug Cacho

    Claro, claro, eu sei que Tolkien faz uma analogia de Arda com os lugares físicos do nosso mundo. Mas a batata não é um erro na minha opinião, pois não precisa seguir exatamente a linha do nosso mundo, o clima, as regiões e tal podem ser diferentes.

    Também não é assim, aí seria um erro, a descrição que Tolkien faz de Mordor como uma terra seca, morta, cheia de poeira, pedregulhos e coisas do tipo iria contrariar caso existisse uma palmeira no portão. Claro que a descrição de árvores mortas e/ou secas faz nexo com a região de Mordor.

    Voltando às batatas, não vejo problemas de elas crescerem nas regiões de Ithilien quando Frodo e Sam estão comendo, pois é algo tão simples que não causa erros na história.
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Cacho, o "erro" que foi apresentado refere-se ao fato das batatas serem nativas da América, logo, não poderiam ocorrer na Terra-Média. Mas como eu disse, isso já chega a ser "querer pegar no pé do Tolkien", mas, se formos chatos a esse ponto a gente pode dizer que é uma falha. Algo tolo perto de coisas bem mais interessantes.
     
  17. Hopzzer

    Hopzzer Usuário

    As Sun Lands acho que são descritas em algum texto do Contos Inacabados,pois os númeronianos vão para lá e encontram povos diferentes.Pode ser,mais ou menos como os astecas,maias ou incas daqui da America pré-colombiana.
     
  18. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Bom, sim, mas este forum é sobre Senhor dos Anéis e nós estamos a discutir as histórias da Terra-Média. Tolkien podia pôr neste Mundo de fantasia os alimentos que bem lhe apetecesse.
     
  19. flavy

    flavy Usuário

    Nao li u todos os livros(to nas duas torres)mais,pelu q jah li,nao ha nenhum erro nao!!!! :aham:
     
  20. Hopzzer

    Hopzzer Usuário

    Realmente é dificil notar erros pois a literatura é bem elaborada e a história envolvente,mas se você prestar atenção vai achar algum erro.
     

Compartilhar