• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e público alvo.

Eu não creio que ele tenha pensado num público alvo previamente. Pelo que eu já li, Tolkien fazia suas histórias para que os idiomas que ele inventasse, tivessem um pano de fundo. Desta forma, suponho que sua maior preocupação era a criação dos idiomas e não das histórias em si. Acho que a questão do público alvo nem passava por sua cabeça.
 
Na época que ele escreveu não. Tenho amigos mais velhos (bem velhos por sinal) que acompanharam quando jovens o surgimento das obras do Tolkien. E segundo eles, era algo bem restritivo, mas bem popular entre fãs de rpg e de literatura nessa área. Principalmente na Europa, a coisa ficou bem popular.

Mas mundialmente falando, Tolkien virou pop demais depois dos filmes. Gente que nem do gênero gosta comprando livro do SDA...

E quase todos desses conhecidos mais coroas não gostaram nem um pouco da idéia dos filmes.
 
Tolkien tinha um público alvo em mente quando começou a escrever suas histórias, ou simplesmente escreveu-as sem pensar nesse detalhe, talvez visando um alcance geral?
Pelo que vejo aqui no fórum, num geral os leitores tolkienianos atuais são pessoas jovens e intelectuais.Será que Tolkien imaginava que sua obra teria esse alcance, e, aproveitando o tópico, será que ele imaginava que suas obras fariam tanto sucesso?
Não tinha um público alvo; apesar que seus livros foram classificados em infantis.
Mas alcançou o público jovem, fato que na minha opinião deve-se à capacidade que o jovem tem de aceitar o novo, e de abstrair.
Bem, quanto à questão, intelectuais, penso que esse rótulo é bastante plausível. Não que sejamos diferentes, mas não entramos aqui para discutir fofoca de novela - e duvido que não haja quem discuta sobre esse assunto. Só de estarmos em um fórum de discussão, já nos incluimos em um meio mais erudito.
Quanto a sucesso, isso deve-se em grande parte ao filme, e isso é indubitável. As pessoas gostam, descobrem que há um livro, lêem, e passam ou não a pesquisar sobre o assunto, e a tecer conclusões acerca, ou não. E esses que optam por estudar Tolkien estão aqui.
Mas a temática Tolkien, no meu modo de ver é uma realidade tão complexa quanto a que vivemos. E isso não foi pra selecionar público jovem não. Se fosse, a linguagem, os modos como questões mitológicas são abordadas/criadas seriam muito mais simplificadas. Pra que criar uma geografia, uma língua! se o público é em sua maioria crianças?
Tolkien era um filólogo. Escreveu o que planejava. O estrondo foi conseqüência...

Perdoem-me a prolixidade e as redundâncias.(sic!)
 
acho que ele não pensou num publico alvo, como nossos amigos disseram acima; e ainda ele era perito em linguas, gostava de criar por isso criou varias dentro do mundo da terra media! Acho que o publico é muito misto desde jovens até pessoas mais velhas.
 
Não acredito em um publico alvo, não um específico, mas a qualquer um que de alguma forma visse a beleza deste mundo criado por Tolkien, quam sabe até mesmo ele esperasse criar um publico alvo. As pessoas que admiram até hoje seu trabalho por todo o mundo, não se constituem em um padrão uniforma, são variadas e podemos notar estas difernças aqui mesmo no forum, pesoas diferentes que se unem em torno de Tolkien e sua obra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo