1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien e público alvo.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Hamfast, 22 Out 2007.

1. Hamfast

Hamfast Melodia e distorção

Tolkien tinha um público alvo em mente quando começou a escrever suas histórias, ou simplesmente escreveu-as sem pensar nesse detalhe, talvez visando um alcance geral?
    Pelo que vejo aqui no fórum, num geral os leitores tolkienianos atuais são pessoas jovens e intelectuais.Será que Tolkien imaginava que sua obra teria esse alcance, e, aproveitando o tópico, será que ele imaginava que suas obras fariam tanto sucesso?

2. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Eu acredito que ele tinha um plano em mente, mas não um público em mente. Se bem que tem que levar em conta que, apesar de não fazer tanto tempo assim, o escrever era algo diferente do que é hoje em dia (quando a preocupação com o leitor é primeiramente a de atingir um número grande desses para faturar). Enfim, se ele tinha algum público em mente, eu acho que eram os ingleses em geral (e não esse negócio de faixa etária ou sexo).

3. Menta Bolseiro

Menta Bolseiro Quando bebo, fico pior do que

Hum... Acho que o Tolkien não teve pretensão de achar que o livro dele faria tanto sucesso assim, afinal, ele sempre mostrou ser uma pessoa pacata e humilde, e como a Ana Lovejoy já mencionou, naquela época a literatura não era algo tão comercial, os autores em geral não estavam tão desesperados pra escrever um best-seller, sabe, era mais importante deixar uma obra bem-feita, algo com mais conteúdo.
    Suponho que o público alvo tenha sido primeiramente as crianças (pelo menos em O Hobbit foi), já que ele era amigo de um editor e tal, e era o filho desse editor que analisava os livros do Tolkien, parece que ele que escreveu a primeira crítica ao livro O Hobbit!
    O Senhor dos Anéis também deve ter sido escrito com essa classificação infanto-juvenil, porém, é claro que ele é recomendável para qualquer idade, visto que os valores e a história épica contidas nele encantam qualquer um, desde a época da alfabetização até a idade madura.

4. elrohir99

elrohir99 Banned

Quando começou o Hobbit tinha as crianças em mente, pois a maneira de escrever para o resto da sua obra é totalmente diferente. Basta ver que não faz alusão ao nome do pai do Legolas, trata os elfos como um povo muito alegre e bonacheirão e chama Imladris por A Ultima Casa Rústica do Norte. ( Pelo menos a versão de Portugal esta assim ).

5. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

O Hobbit tinha, de fato, um público-alvo mais bem elaborado na hora da construção do livro. Com O SdA, no entanto, não creio que Tolkien tivesse escrito pensando em afetar jovens, especificamente. É claro que ele sabia que o livro seria mais aceito pelos jovens por ainda terem uma cabeça mais aberta ao "novo" mundo fantástico que lhes apresentava. Além disso, acho que alguns de seus textos ele julgava tão longe da perfeição almejada que não publicaria nem se tivesse mais alguns anos sobrando.

Abraços.

6. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Assim como já mencionado, não acredito que havia um "público alvo" em mente.
    Tolkien havia elaborado um plano até mesmo cosmogônico para suas obras, no entanto, não creio que tenha alemejado "esse" ou "aquele" público.

7. Guga_theOld

Guga_theOld Excluído a pedido

talvez ele nem imaginava!!!por exemplo tem um site relacionado as obras dele

8. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Não creio. Imagino que sim, os Europeus ele queria agradar. Até porque facilmente em qualquer parte da Europa o livro dele seria assimilado pela identificação medieval que os paises de lá tem.

9. Aracáno Elessar

Pensando dessa forma, concordo Mene; ele está reformulando o mito europeu.
    Não saberia dizer se, ele pretendia "agradar" o público europeu, mas está sendo apologético, então... =]

10. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

HAUHAUHAUHAU ele nem fazia idéia do Hobbit, imagina do resto!!!! Simplismente aconteceu estava escrito por Eru!!!
    Mas depois que fez sucesso creio que ai sim ele começou a pensar nisso!

11. Aracáno Elessar

Essa colocação da "Providência Divina", hahaha; nem vou falar nada Erion. =]
    Mas, de fato, talvez não houvesse a intenção direta de um "público alvo".

12. Pelo o que já li de Tolkien e sobre Tolkien acredito que ele não tinha um público alvo ao escrever o SdA, ele foi criando uma história que era feita pra quem gostasse dela, ou melhor pra quem gostasse de várias áreas, se não me engano ele diz no SdA ( prefácio acho) que ele criou uma língua pra agradar quem gosta de línguas, fez mapas pra agradar quem gosta de mapas, fez descrições pra quem gosta de descrições e assim foi colocando um pouco de tudo, mas que as pessoas sempre reclamam que queriam mais da parte que gostam e que por fim o livro é normalmente tido como curto demais. (vou tentar achar o trecho e coloco aqui). Então acredito que ele não tenha escrito pra crianças, mas também se uma criança quiser ler ele não iria se opor, pois no Roverandom ele diz que não simplificou sua linguagem nem diminuiu páginas por se tratar de uma história infantil, para eles (se não me engano) crianças também são capazes de entender de tudo!
    Ou seja acredito que o público alvo dele é todos os que gostassem, independente de outros fatores, até porque se ele pensasse em público alvo não escreveria tão bem, que é o que ocorre com os livros assim escritos, pretendendo atingir alguém ou algo.

13. Danee

Danee Demônio angelical

Acredito que o sucesso das obras foi principalmente por ele não ter se prendido a agradar apenas uma faixa etária ou determinado grupo de pessoas. O hobbit, até pelo modo como foi escrito, acho que foi direcionado a um público mais jovem, porém nao se limita apenas a eles.

14. Aracáno Elessar

Concordo, analisando a difusão da obra, e seu próprio conteúdo, diria que, pensando no sucesso da obra, ele em grande parte deve-se ao fato da heterogeneidade da mesma.

15. Lyvio

Lyvio Usuário

A obra em si não tinha publico específico, era de certa forma até pela leitura direcionada pra qualquer idade, diferentemente do Hobbit que, era mais direcionado ao publico infantil e por isso muitos o ignoram em qlaguns aspectos tendo emvista ele ser em parte diferente de SDA, não acho justo ignorar o hobbit, só por que é direcionado ao publico infantil, digo ainda que SDA pode ser considerado uma continuação complemento do Hobbit que por sua vez é continiação do Silma, por isso deve se considerar Todas as Obras deles, mas destacando que o Hobbit direcionado mais ao publico infantil e SDA e Silmarilion ao publico em geral.

16. Aracáno Elessar

Ótima colocação Lyvio, é essa a heterogeneidade das obras.

17. Hagia Sophia

Hagia Sophia Usuário

Verdade, tenho de concordar com o Lyvio.
    Tolkien era professor humilde apaixonado por historia, não acredito que queria com suas obras o renome que os autores buscam hoje dia, escrevia por puro prazer não? Independente da faixa etária que alcançasse.

E claro é natural que tenha agradado os ingleses afinal até o mapa da Terra - Média lembra um pouco o lugar, entre outros costumes que já foram explorados em outros tópicos XD. O Hobbit foi reescrito não é mesmo? Após o lançamento de senhor dos anéis, ele mudou algumas partes da historia do Hobbit principalmente aquela relacionada ao Golum e ao Bilbo. Nunca consegui colocar minhas mãos na historia original, mas talvez ele tenha mudado pra que não fosse tão infantil e as pessoas mais velhas se interessassem pelo inicio de O Senhor dos Anéis.

18. Luz

Luz So what?!?!

Concordo com o que foi dito acima de que Tolkien passou a reformular o mito europeu e, dessa forma, esse público acaba por se identificar com a leitura. Embora eu não conheça alguém que tenha tido conhecimento das histórias de Tolkien e não tenha se encantado, independente de idade ou em qual região do mundo vive.
    Quanto à faixa etária, de acordo com uns textos que estou lendo, O Hobbit foi sim planejado como um livro infantil, porém envolve terrores, mitos e feitos medievais, o que acaba por atingir outras faixas etárias também.
    Mas creio que a intenção de Tolkien realmente não era atingir um público específico, mas sim poder falar de suas idéias e expressar seu amor pela linguagem. E ele fez isso tão perfeitamente que, por si só, tornou-se um trabalho interessante e profundo.

19. Nica Tinúviel

Nica Tinúviel Usuário

Eu acho que quando ele escreveu não estava se importando com isso... Ele escreveu pensando em expressar oque estava em sua mente... é assim que eu penso...

20. Myllah_Éowyn

Myllah_Éowyn Usuário

Acho que ele não pensou em faixa etária... até porque o SDA tem uma leitura difícil em algumas partes... ás vezes eu leio um parágrafo mais de uma vez para conseguir entender de fato o que está escrito.

Compartilhar