• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e outras culturas...

Ber3N

Usuário
Bom, outro dia tava assistindo Discovery Chanel ( como eu sou cultural huauhauh) e vi q as letras q os anoes usam eram na verdade Runas Vikings q ja existiam Tolkien "apenas" deu um significa para cada uma como letra...os tengwar parecem com as letras usadas no Libano ow perto dali...
Tambem andei lendo mto sobre cultura Celta e na verdade Elfos fazem parte dela, como duendes e fadas...Alguem um dia citou Beltane, axo q ele era um dragaum da cultura celta...quem quize saber o site fala comigo q tenho aki, mas queria saber oq vc axam sobre isto
 
Bem em primeiro lugar gostaria de cumprimenta-lo, vc ta postanto rapido mesmo^_^. Sobre suas informações, realmente Tolkien tem como base muitas culturas. Os seres q aparecem em suas historias costumam ser do folclore europeu, como trolls, elfos, duendes... Sem falar na inspiração na caracterização das personagens, q custumam ser parecidas com a realidade da idade media europeia tb
 
é a politica é bem parecida, tipo parece um Feudalismo en trancisaum com Imperialismo e tals mas valew cara é q tbm naum faco nada aki so fico aki adoro Tolkien e outro tava prestando Unicamp te agora tenho q relaza um poko uhuhauhauha valew Gil
 
Que eu saiba beltane é uma festa que os celtas fazem pra comemorar o solsticio de verão...
passa esse site aí... eu gosto da cultura celta....
 
Valew... é issu mesmo... festa pra comemorar a fertilidade... e sobre o Tuatha de Danann, eu ja conheço... é uma ótima banda.... recomendo pra todo mundo ouvir...
 
Eh! eu tb li que os haradrim de harad , saum inspirados nos indianos , pois Tolkien descreve os homens de harad como morenos que domesticam olifantes , existe uma grande semelhança nisso ; pois na India as pessoas saum morenas e demesticam elefantes !!!
 
Tolkien também se inspirou muito nos filósofos da Grécia antiga, principalmente Platão.
Númenor foi inspirado nos relatos do filósofo sobre Atlântida. Aqui está um pequeno techo de "A república ".

Sócrates está discutindo sobre a justiça na casa de Céfalo, e Glauco conta a
seguinte história para ilustrar o ponde vista de que o homem justo, se tiver
chance e poder, acaba corrompido e procedendo como um homem mau:

Glauco - "Concedamos ao justo e ao injusto a permissão de fazerem o que
querem; sigamo-los e observemos até onde o desejo leva a um e a outro.
Apanharemos o justo em flagrante delito de buscar o mesmo objetivo que o
injusto, impelido pela necessidade de prevalecer sobre os outros (...) A
permissão a que me refiro seria especialmente significativa se eles
recebessem o poder que teve outrora, segundo se conta, o antepassado de
Giles, o Lídio.
Este homem era pastor a serviço do rei que naquela época governava a Lídia.
Certo dia, durante uma violenta tempestade acompanhada de um terremoto, o
solo fendeu-se e formou-se um precipício perto do lugar onde o seu rebanho
pastava. Tomado de assombro, desceu ao fundo do abismo e, entre outras
maravilhas que a lenda enumera, viu um cavalo de bronze oco, cheio de
pequenas aberturas; debruçando-se para o interior, viu um cadáver que
parecia maior do que o de um homem e que tinha na mão um anel de ouro, de
que se apoderou; depois partiu sem levar mais nada. Com esse anel no dedo,
foi assistir à assembléia habitual dos pastores, que se realizava todos os
meses, para informar ao rei o estado dos seus rebanhos. Tendo ocupado o seu
lugar no meio dos outros, virou sem querer o engaste do anel para o interior
da mão; imediatamente se tornou invisível aos seus vizinhos, que falaram
dele como se não se encontrasse ali. Assustado, apalpou novamente o anel,
virou o engaste para fora e tornou-se visível. Tendo-se apercebido disso,
repetiu a experiência, para ver se o anel tinha realmente esse poder;
reproduziu-se o mesmo prodígio: virando o engaste para dentro, tornava-se
invisível; para fora, visível. Assim que teve a certeza, conseguiu juntar-se
aos mensageiros que iriam ter com o rei. Chegando ao palácio, seduziu a
rainha, conspirou com ela a morte do rei, matou-o e obteve assim o poder. Se
existissem dois anéis desta natureza e o justo recebesse um, o injusto
outro, é provável que nenhum fosse de caráter tão firme para perseverar na
justiça e para ter a coragem de não se apoderar dos bens de outrem, sendo
que poderia tirar sem receio o que quisesse da ágora, introduzir-se nas
casas para se unir a quem lhe agradasse, matar uns, romper os grilhões a
outros e fazer o que lhe aprouvesse, tornando-se igual a um deus entre os
homens. Agindo assim, nada o diferenciaria do mau: ambos tenderiam para o
mesmo fim."

Ps: texto enviado pela Lobélia do Condado
 
As runas na verdade são um alfabeto antigo e cada pedra tem um significado que é usado também como oráculo. Eu estudo runas e esse foi um dos motivos de eu começar a me interessar por Tolkien, a influência da cultura nórdica!
 
Tolkien manteve uma inspiração com diversas culturas, entre elas as dos povos bretoes e vikings, com alguns pontos inspirados nos gregos e romanos.
A história que narra a ida de Luthien até Manwë para chorar pela morte de seu amado é muito semelhante ao conto grego de Orfeu. As culturas irlandesas e nórdicas tambem ajudaram o formar a história de Arda. Ver os casos de "Beowulf" e "O anel dos Nibelungos".
Há uma antiga tradição nórdica em que o Rei, quando queria agradar algum de seus vassalos, lhes dava de presente um anel, simbolo maximo de gratidão. A partir desse instante, o rei era conhecido como doador dos aneis ou 'Senhor dos Presentes', muito parecido com nosso Sauron.
Espelhos que mostram o futuro, objetos comuns que concediam grandes poderes, espadas e outras armas magicas, ... Todos esses objetos povoaram a imaginaçao humana por muitos séculos, sendo depois reunidos por grandes escritores, e, o resto nos conhecemos...
Ps: Só para acrescentar. Tem um banco de areia nas proximidades da Irlanda que se cham, coincidencia ou não, Banco de Lórien
 
Tolkien pra la Tolkien pra ca gente vamos falar a verdade e pronto Tolkien é (era infelizmente) o melhor não podia ser outro ele foi o predestinado para seta missão de fazer o livro mais da hora e mais lido
LORD OF THE RINGS.......A isso é de enlouquecer eu daria tudo para viver dentro desta historia, esse cara é realmente fantastico.Nada mais a declarar...
hauhauhau!!
 
Tá, lá vou eu.

Existe muito misticismo ao redor dos alfabetos rúnicos, sem necessidade. Um grande número de povos "europeus" utilizou um número variado e diferente de alfabetos rúnicos. Eles eram úteis e práticos, pois eram de fácil gravação em madeira ou pedra pois se utilizavam de linhas retas para serem escritos.

Como sabemos, o número de imagens simples que podem ser feitas com linhas retas não é muito grande, o que explica uma certa coincidência entre alfabetos - o que de forma alguma quer dizer que sejam os mesmos.

Tolkien usou esse conhecimento (nem de longe recente) para criar o próprio alfabeto rúnico, afinal, nada mais apropriado para uma raça como a dos Anões, cuja trabalho em pedra era a maior característica e orgulho.

Tentar encontrar possíveis significados ocultos nisso é ir um pouco longe demais: Tolkien de forma alguma era um místico, ocultista, "estudante de artes ocultas" ou algo parecido. Era um linguísta com interesses em mitologia (basicamente por sua terra não possuir nenhuma).

:D
 
Vcs já leram sobre a Historia de Perseu... que pra mim foi o maior herói da mitologia grega... pois é... deem uma olhada na terra das ninfas e vejam se não tem tudo a ver com valinor.

Tolkien buscou varias inspirações em varias culturas diferentes...
Reunir todas essas informações e criar uma adaptação não é nem um pouco facil...
Por isso que Tolkien é meu Idolo !!
 
Ahn, isso é um pouco distorcido. Não é que Tolkien foi "buscar inspiração em todas as culturas", ele se utilizou do caldeirão comum de origem de todas as mitologias, ele trabalhou direto na "fonte arquetípica" por assim dizer, de onde todas as mitologias se originam e onde todas se parecem.

Por isso Tolkien é parecido com tantas coisas. :obiggraz:
 
Bom runas era isso aí algo ligado com oraculo ( naum de Matrix uhauhauh) baum aí falaram de Numenor disendo q Tolkien estaria fazendo uma ligacaum com Atlantida A cidade perdida...
E essa axo q nenhuma pessoa q curte Tolkien saberia me dizer...vc's sabem em que Tolkien c inspirou pra criar Valinor? baum a resposta é essa...
Valinor como todos sabem é a cidade ontem c encontra os Elfos e toda akela coisa de cidade onde o tempo decorre lentamenta...baum alguma coisa assim...outra "Valinor" é a Tir-Nan-Og, na cultura celta Tir-Nan-Og era o mundo ow realidade, como preferirem, onde moravam os seres encantados como elfos, e os pequeninos como duendes fadas e anoes( o povo magico era chamado de Sidh)...baum pra quem fosse pra la o tempo passaria taum lentamente q os anos naum trariam a "desgraca" da velhice, mas c a pessoa voltasse ao mundo (realidade humana) os anos pra ela passariam taum depressa q em pouco tempo ela morreria definhada ( isso c ela passace tempo d+ em Tir-Nan-Og)...
pra quem quizer saber mais tem um livro entitulado de "O reino Secreto" mas axo q é em Ingles, q foi escrito por um pastor escoces chamado de Robert Kirk, depois de ter escretio o livro ele foi cacado pela santa inquizicaum e dissem q foi morto, mas o cadaver era de outra pessoa e q Robert foi levado pelos Sidh pra Tir-Nan-Og, pq os Sidh ficaram mto gratos pela manera de q ele escreveu sobre o ovo magico... e dissem q vive ao lado da rainha Maeve...baum tem este site aki entrem: http://www.tuathaofthemagicfc.hpg.ig.com.br/
baum espero q tenham gostado isto é so uma parte do folclore celta...
aaaa tem um lance de um médico brasileiro q axou um fenda, axo q foi na xapada dos guimaraes q levava para Tir-Nan-Og e ele nunca mais foi visto, passo ate uma repostagem na Record...baum ta aí...
 
Esse mesmo mundo das fadas é apresentado no livro: As Brumas de Avalon, onde o tempo não passa e quando se sai se lembra muito pouco do que se fez.
Mas sobre o título do tópico, acho que, como o Tio Deriel disse, Tolkien buscou tudo na fonte, onde todas as outras mitologias começaram, por isso, todas as mitologias estão um pouco representadas nas obras do professor.
E quanto onde Valinor foi inspirada, isso eu não sei.
TIO DERIEL, Valinor foi inspirada onde?
 
Ué meu querido Feanor, eu ja disse ta aí em Tir-Nan-Og da uma oiada no site q c vai ver...coisa bem antes de brumas de avalon la...meu é bom msm o site quem tiver afim q veja...
 
o Tir-Nan-Og é folclore.. já o livro Brumas de Avalon apresenta uma religião, e eles realmente acreditavam naquilo, naum é como histórias da cultura de um povo antigo, era religião mesmo....
 
ué oq vc fala pra mim intaum de druidismo, eles acreditavam sim em Tir-Nan-Og, do msm jeito q quem acredita nela acredita q Robert Kirk foi realmente levado, e do poeta Oisin oq vc me diz dele, tbm foi levado, uhahuauha...meu é religiao tbm cara...e Tuatha de Danann os cavaleiros elfos, oq vc me diz? axa q é so folclore ow tem uma religiao por tras disto? baum axo q é sim uma religiaum
 
baum axo q c vc tivesse entrado no site q eu te passei veria q naum é apenas uma cultura mas sim um religiaum, como a wicca q a Ig. Catolica fez o favor de sujar o nome...Como o Beltane q nos estavamos falando, foi a primeira festa a ser esterminada da religiaum celta...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo