1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien e os gatos...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Olórin- i Nimrandir, 27 Fev 2004.

1. Surgiu-me uma dúvida, ela aparenta ser meio babaca, mas preciso saber a opinião de vocês...

Contos Inacabados, página 513:
    The Book of the Lost Tales II, The Tale of Tinúviel, página 29:
    Nos dois trechos percebemos um certo desprezo em relação aos gatos, tratados como criaturas da escuridão que vagam sem amigos, trabalhando para o mal. Tolkien tinha alguma coisa contra gatos? Ela cita algo relacionado a isso em algum lugar?

2. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Não acho que Tolkien tivesse alguma coisa cotnra gatos. É que os gatos são assim: misteriosos, na deles. Acho que ele só os descreveu da maneira que ele olhava para os gatos. E veja bem, os gatos fazem parte do "alto escalão", viviam com Berúthiel. Assim como os gatos no Egito, esses também podem ter sido sagrados. 8-)

Ceblanth :mrgreen:

3. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

se não me engano na mitologia egipcia os gatos eram tratados de forma sagrada, sabiam falar, essas coisas.
    mas deve ter alguma outra mitologia em q eles eram tratados como seres nefastos e como a mitologia tolkien eh um emendo de todas outras mitologias, por isso essa parada dos gatos.
    eu li o contos inacabados e nem me lembrava mais dessa citação.

4. §Etuerpe§

§Etuerpe§ Usuário

os gatos sempre foram ligados a isso,como tolkien era católico ainda mais que se dizia que os gatos eram servos do diabo ou da escuridão ,que seja,né ?ou eu viajei? :o?:

5. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Esse tópico é legal. Muito elaborado pro Amigo, vai pro Obras. :D

6. Fimbrethill

Fimbrethill Usuário

Concordo com essa idéia, imagino que uma visão "maléfica" dos gatos esteja um pouco ligada ao modo de pensamento e superstição católicos.

Essa visão, imagino, antes do Cristianismo era um pouco diferente, onde os gatos , como para o Egito, eram tidos como protetores e guardiões, mas já na Idade Média eram animais do diabo, acho q por influencia disso, nas obras do Tolkien os Gatos são tão "mal" vistos.

7. Faerum

Faerum Usuário

É a Igreja Católica que não gosta de gatos. Assim que foram enviados jesuítas para o Peru, algumas lendas antigas começaram a ser distorcidas. Há uma lenda onde um homem muito cruel, que morreu de forma estranha, deixa em seu testamento que, em seu funeral, o caixão deveria ser deixado aberto, e nenhuma pessoa deve ficar na sala, mas, mesmo assim, deveria ter várias cadeiras em torno da mesa. Uma criança, vizinho do homem, não aguentou de curiosidade e foi ver o que estava acontecendo.Quando ele entrou na sala, toda ela estava cheia de gatos pretos, alguns, inclusive, lambendo o cadáver. O garoto, assustado, foi correndo para a avó, que lhe disse que os gatos eram enviados do Demo, que estavam ali para levar a alma do hoemem mal.
    Viram só, os catos, para a Igreja eram criaturas nefasta. ( :roll: :roll: )

8. Omykron

Omykron far above

por interpretação, os gatos tiveram a mesma função nesse conto que na lenda egipcia, que era conduzir as almas dos mortos para o mundo dos mortos e lah mante-los.

servos do demo? hmm não.. meu gato eh mtu fofo para ser malvado.

Compartilhar