• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e os gatos...

Surgiu-me uma dúvida, ela aparenta ser meio babaca, mas preciso saber a opinião de vocês...

Contos Inacabados, página 513:
(...)Berúthiel vivia na Casa do Rei em Osgiliath, odiando os sons e cheiros do mar e a casa que Tarannon construiu abaixo do Pelargir (...). Odiava toda a criação de objetos, todas as cores e adornos elaborados, trajava somente negro e prata e vivia em aposentos despojados.(...) Tinha nove gatos pretos e um branco, seus escravos com os quais conversava, ou lia sua memória, já que os mandavaa descobrir todos os obscuros segredos de Gondor, para saber aaquelas coisas "que os homens mais desejam manter ocultas", com o gato branco incubido de espionar os pretos e torturá-los. Ninguém em Gondor ousava tocá-los; todos os temiam, e proferiam maldições quando os viam passar. (...)

The Book of the Lost Tales II, The Tale of Tinúviel, página 29:
Little to Huan's liking was it that Tevildo lived still, but now no longer did he fear the cats, and that tribe has fled before the dogs ever since, and the dogs hold them still in scorn since the humbling of Tevildo in the woods nigh Angamandi;(...). Indeed afterward Melko heard all and he cursed Tevildo and his folk and banished them, nor have they since that day had lord or master or any friend, and their voices wail and screech for their hearts are very lonely and bitter and full of loss, yet there is only darkness therein and no kindliness.

Nos dois trechos percebemos um certo desprezo em relação aos gatos, tratados como criaturas da escuridão que vagam sem amigos, trabalhando para o mal. Tolkien tinha alguma coisa contra gatos? Ela cita algo relacionado a isso em algum lugar?
 
Não acho que Tolkien tivesse alguma coisa cotnra gatos. É que os gatos são assim: misteriosos, na deles. Acho que ele só os descreveu da maneira que ele olhava para os gatos. E veja bem, os gatos fazem parte do "alto escalão", viviam com Berúthiel. Assim como os gatos no Egito, esses também podem ter sido sagrados. 8-)

Ceblanth :mrgreen:
 
se não me engano na mitologia egipcia os gatos eram tratados de forma sagrada, sabiam falar, essas coisas.
mas deve ter alguma outra mitologia em q eles eram tratados como seres nefastos e como a mitologia tolkien eh um emendo de todas outras mitologias, por isso essa parada dos gatos.
eu li o contos inacabados e nem me lembrava mais dessa citação.
 
os gatos sempre foram ligados a isso,como tolkien era católico ainda mais que se dizia que os gatos eram servos do diabo ou da escuridão ,que seja,né ?ou eu viajei? :o?:
 
etuerpe disse:
os gatos sempre foram ligados a isso,como tolkien era católico ainda mais que se dizia que os gatos eram servos do diabo ou da escuridão ,que seja,né ?ou eu viajei? :o?:

Concordo com essa idéia, imagino que uma visão "maléfica" dos gatos esteja um pouco ligada ao modo de pensamento e superstição católicos.

Essa visão, imagino, antes do Cristianismo era um pouco diferente, onde os gatos , como para o Egito, eram tidos como protetores e guardiões, mas já na Idade Média eram animais do diabo, acho q por influencia disso, nas obras do Tolkien os Gatos são tão "mal" vistos.
 
É a Igreja Católica que não gosta de gatos. Assim que foram enviados jesuítas para o Peru, algumas lendas antigas começaram a ser distorcidas. Há uma lenda onde um homem muito cruel, que morreu de forma estranha, deixa em seu testamento que, em seu funeral, o caixão deveria ser deixado aberto, e nenhuma pessoa deve ficar na sala, mas, mesmo assim, deveria ter várias cadeiras em torno da mesa. Uma criança, vizinho do homem, não aguentou de curiosidade e foi ver o que estava acontecendo.Quando ele entrou na sala, toda ela estava cheia de gatos pretos, alguns, inclusive, lambendo o cadáver. O garoto, assustado, foi correndo para a avó, que lhe disse que os gatos eram enviados do Demo, que estavam ali para levar a alma do hoemem mal.
Viram só, os catos, para a Igreja eram criaturas nefasta. ( :roll: :roll: )
 
Faerum disse:
É a Igreja Católica que não gosta de gatos. Assim que foram enviados jesuítas para o Peru, algumas lendas antigas começaram a ser distorcidas. Há uma lenda onde um homem muito cruel, que morreu de forma estranha, deixa em seu testamento que, em seu funeral, o caixão deveria ser deixado aberto, e nenhuma pessoa deve ficar na sala, mas, mesmo assim, deveria ter várias cadeiras em torno da mesa. Uma criança, vizinho do homem, não aguentou de curiosidade e foi ver o que estava acontecendo.Quando ele entrou na sala, toda ela estava cheia de gatos pretos, alguns, inclusive, lambendo o cadáver. O garoto, assustado, foi correndo para a avó, que lhe disse que os gatos eram enviados do Demo, que estavam ali para levar a alma do hoemem mal.
Viram só, os catos, para a Igreja eram criaturas nefasta. ( :roll: :roll: )
por interpretação, os gatos tiveram a mesma função nesse conto que na lenda egipcia, que era conduzir as almas dos mortos para o mundo dos mortos e lah mante-los.

servos do demo? hmm não.. meu gato eh mtu fofo para ser malvado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo