• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e o mito da Atlântida (mito mesmo?)

Parece q metade de Númenor está no mundo e a outra metade se destacou e foi embora junto com Aman, pq qdo Númenor afundou, apareceu uma fenda cortando o mundo inteiro, q passava por ela, e destacou Aman do mundo. A proposito: Sauron cai nessa fenda e morreu. :P (Chefe burro!)
 
Nao, a fenda, se nao me engano foi nas costas de aman, e Numenor era mais ao leste, e se me lembro bem, Sauron nao caiu na fenda, e sim foi engolido pelo mar, era uma onda gigante neh?
Bom, no Silmarillion nao confirma nada sobre o Meneltarma estar acima das aguas ainda, mas da a entender q sim :mrgreen:
 
Elrond, pelo que eu sei Númenor ficava na parte oeste de Belegaer, tanto que alguns Númenoreanos (tal como Tar-Palantír) conseguiam ver as luzes de Tol Eressëa do topo do Meneltarma.
Arathorn, se ainda existir algo, é quase impossivel de ser recuperado, se nao tiver a ajuda de Ulmo, Ossë ou Uinen, já que Númenor afundou e foi "engolido" pelo mar e suas fendas. Só Ulmo mesmo pra resgatar :D
A história de Númenor é contada em Akallabêth, no Silmarillion, e também nos Contos Inacabados (embora seja mais sobre Aldarion e Erendis).
Quando Arda começou a mudar e se tornou um globo, Númenor foi "sugada" pra dentro de uma fenda e destruida, e Aman "retirada" do mundo.
 
Ah, peraí!
Tolkien não é Marion Zimmer-Bradley,
O Akallabeth não é revistinha do Kull,
Os deuses não eram astronautas,
E Balrogs tinham asas :lily:


Ah, só para informar o Daniken (escrevi certo?), o autor do 'Eram os deuses Astronautas', foi processado por fraudar "provas" como por exemplo as mapas de dez mil anos.
 
Acho que não devemos misturar as coisas, Númenor, não tem nada a ver com Atlândia.

Tolkien era um inteliectual, ele deu a Númenor o mesmo destino que as grandes civilizações possuem, como Passargada, Babilônia e etc, cada um na sua vez teve seu apogeu e queda...

Quanto ao mito, este é diferente da lenda, o mito é anímico e a lenda não, ela não chega a ser empírica, o mito se distancia da realidade mas tem laços profundo com ela, Atlântida não é mito é estória.

Já chegou-se dizer que Tolkien como católico tradicionalista que era, se baseou em Sodoma e Gomorra para compor Númenor, o que é um absurdo, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O que o leitor deve observar é o caminho que todas as grandes civilizações do passado tiveram de percorrer do apogeu à derrocada, o que resta é apenas tradição, história.
 
Esse texto que está na valinor resume bem as coisas. O link para ele está inclusive aqui, na primeira página.

http://www.valinor.com.br/faq/FAQResposta.asp?id=55

A Mitologia das Mitologias

Praticamente todos os dias recebo algum tipo de e-mail com algum dos seguintes comentários: "Tolkien copiou os Elfos, Trolls e Anões da Mitologia Nórdica", "eu conheço uma mitologia X que tem o seguinte detalhe que é igualzinho a tal coisa da obra de Tolkien", "Númenor nada mais é do que uma cópia descarada de Atlântida", "que seres Tolkien copiou de outra mitologias e que seres ele inventou de verdade?" e assim por diante. Na verdade nenhuma dessas frases está completamente errada (!!!) mas sim mal colocadas ou mal formuladas.

Para começarmos a entender o relacionamnto da "Mitologia Tolkieniana" com as demais mitologias é importante analisarmos quais eram as intenções de Tolkien. No início, até aproximadamente a década de 1930 ele tinha como ideal a criação de uma mitologia para a Inglaterra (é simples de perceber isso nos History of Middle-earth 1 e 2 - os dois Lost Tales). A partir de aproximadamente 1930 o foco mudou um pouco e a palavra Inglaterra acabou sendo trocada por "Planeta Terra" e o que Tolkien estava escrevendo (e deixou inacabado) era uma mitologia das mitologias, as histórias que deram origens às histórias das diversas mitologiais atuais ou melhor: as histórias reais que acabaram gerando as lendas mitológicas que chegaram até nós através de várias mitologias.

Bom, vou explicar com mais calma pra passar a real genialidade da obra de TOlkien, que a faz única. Claramente seria muito fácil para Tolkien criar nomes diferentes para as raças que ele "utiliza'" dentro de suas obras. Se ao invés de "Elfos" e "Trolls" ele usasse "Churbis" e "Blirbs" as raças dicifilmente seriam reconhecidas como "retiradas da mitologia nórdica" mas continuariam tendo as mesmas características que conhecemos, apenas com fantásticos nomes diferentes. Mas não, Tolkien fez questão de manter os nomes encontrados em outras mitologias. Claro, com um objetivo (ou alguém acredita que ele usou "Elfos" achando inocentemente que ninguém ia pensar na possibilidade de serem os Elfos da mitologia nórdica?): que achássemos realmente os nomes "familiares".

Vamos analisar algumas histórias tolkienianas sob essa nova visão. Comecemos com Númenor e a sua Queda. Dificilmente alguém que conheça a lenda de Atlântida vai deixar de fazer a conexão Númenor-Atalante-Atlântida. Inclusive muitos textos foram criados traçando paralelos entre Númenor e Atlântida. Textos completamente dispensáveis e desnecessários pois Númenor É Atlântida. A história de Númenor é a história REAL que, de boca em boca no decorrer dos séculos acabou se tornando a lenda de Atlântida e foi imortalizada por Platão. Agora as perguntas "onde ficava Atlântida?", "onde foi parar?", "pq caiu?" e "quem residia nela?" são facilmente respondidas por qualquer um que tenha lido o Silmarillion.

Mais uma? O Kalevala finlandês. Muitas pessoas apontam as imensas semelhanças entre Kulervo e Túrin Turambar, afirmando que Tolkien simplesmente plagiou (como se ele fosse inocente ao ponto de achar que nunca ninguém perceberia as semelhanças) esquecendo de pensar que simplesmente Kulervo é Túrin, ou melhor, a história de Kulervo é uma versão secular, passada de boca em boca, modificada com o decorrer dos séculos acabando por se tornar o Kalevala ou parte dele.

Outra: panteões divinos. Vários e vários textos conectam os Valar com o panteão greco-romano, panteão egípcio, panteão celta, panteão nórdico e vários e vários outros panteões. Estudos também desnecessários, pois cada um desses panteões nada mais são do que idéias distorcidas dos Valar e Maiar que, passadas através dos séculos por homens ingênuos tornaram-se o que conhecemos hoje como religiões politeístas. E, bem ao estilo católico monoteísta de Tolkien, todas originadas em erro (pois os Valar não são deuses) e portanto validando como "possíveis/válidas" apenas as religiões monoteístas.

E assim por diante. Os Elfos da mitologia nórdica nada mais são do que tênues versões apagadas e alteradas pelo tempo dos fantásticos Elfos que residiram na Terra-média há mais de 7 mil anos atrás.

[por Fabio Bettega]
Esse texto que está na valinor resume bem as coisas. O link para ele está inclusive aqui, na primeira página.
 
Oi Luthien! Ótimo tópico! Lembro q a alguns meses atrás, alguem falou sobre tolkien e atlantida, e inicialmente, ele foi meio q apedrejado, hehehe. Bom, não sei se realmente houve atlantida, uma civilização super desenvolvida que veio a decair, mas realmente concordo que há traços da historia de atlantida nos textos de tolkien. Mas foi como alguem disse: Até onde vai isso? Ker dizer, eu acho que tolkien sabia muito de mitologia, e cabou se baseando nisso, para fazer seu próprio mundo, a seu gosto.
Bom, desculpe por não falar mais, mas meu conhecimento sobre mitologia realmente eh escasso :(
 
Dr. Destino disse:
Tolkien era um inteliectual, ele deu a Númenor o mesmo destino que as grandes civilizações possuem, como Passargada, Babilônia e etc, .

Quer dizer que se chegasse um hóspede do Ar-Pharazon ele poderia ter a mulher que quisesse na cama que escolhesse? :P
 
Knolex disse:
Dr. Destino disse:
Tolkien era um inteliectual, ele deu a Númenor o mesmo destino que as grandes civilizações possuem, como Passargada, Babilônia e etc, .

Quer dizer que se chegasse um hóspede do Ar-Pharazon ele poderia ter a mulher que quisesse na cama que escolhesse? :P
Eu acho que vc desviou-se do tema proposto, muito interessante por sinal.
 
Numenor X Atlântida

Li uma reportagem na SUPERINTERESSANTE falando sobre o mito de Atlantida. E praticamente identico a historia de Numenor (se alguem conhece o mito de Atlantida com ceteza concorda!!!) se alguem tiver oportunidade da leia este mito! :?
Com certeza Tolkien se inspirou nele pra criar Numenor entao como estavam discutindo em outro topico sobre Arda nos dias atuais, a possivel localizacao de Atlantida nao influenciaria nisto??????? :o?:
 
Ahn.... você acreditaria que Tolkien usou Atalantë como um dos nomes de Númenor após a Queda de maneira não intencional? :wink:

É o mesmo caso da Mitologia das Mitologias, lá do FAQ Valinor. Tolkien nos conta a história que deu origem á lenda, neste caso, Atlântida. :mrgreen:
 
hmm... eu me interesso pacas por Atlantis...
nada a ver mas comecei a me interessar mais por Atlantis depois de ter jogado Indiana Jones And The Fate Of Atlantis
o jogo eh mto bom... mas não sei dizer se ele obedece as lendas... sei que ele cita Platão e seus inscritos...
Agora uma curiosidade:
O jogo relaciona um 'suposto metal' como nome de Orichalcum... queria saber se existem relatos sobre esse elemento ou foi simplismente uma invenção da LucasArts... 8O
quem tiver informações posta ae!

** Cloud ao som de Pearl Jam - Do The Evolution **
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo