• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e as influências da mitologia Nórdica em suas obras

Albeon

Usuário
Muito se discute sobre a fonte de inspiração para a composição da monumental obra de Tolkien, principalmente no que toca ao senhor dos aneis. Aqueles que procuram a fonte de inspiração certamente encontrará na mitologia nórdica. O enredo de O Senhor dos Anéis foi claramente inspirado na saga nórdica "O anel dos Nibelungos", quem conhece essa lenda e o Senhor dos Anéis, sabe dos muitos pontos de contato.
Sem dúvida a maior inspiração de Tolkien para a composição de sua trilogia ( O senhor dos Anéis ) advem de " O anel dos Nibelungos ". A lenda dos nibelungos é , sem dúvida , a mais conhecida. A história ganhou mais força e expressão com Richard Wagner, o grande compositor alemão compos uma gigantesca ópera para contar essa história. A ópera " O anel dos Nibelungos " foi dividida em quatro partes, formando a seguinte tetralogia: O ouro do Reno, As Valkirias, Sigfrid e O crepúsculo dos Deuses. A música é monumental e o libreto conta com fidelidade a lenda. Vamos as comparações.
No anel dos nibelungos o gnomo Alberich se apodera do ouro mágico do reno e com ele forja um anel com imensos poderes. Aquele que o usase poderia dominar o mundo. O deus Wotan contratou dois gigantes para a contrução do Vallala e ofereceu em pagamento a deusa Freyja, quando o Vallala ficou pronto os gigantes vieram cobrar o pagamento, porem Wotan não entregou a deusa, em troca tomou o anel de Alberich e entregou aos gigantes que lutaram pela posse da jóia. Um foi morto e o outro se trânsformou em um dragão e se fechou em uma caverna para guardar o seu tesouro...
Bem, pelo pouco que descrevi da lenda, já é possível perceber a semelhança. A história dos Nibelungos é longa e complexa. Aqueles que quiserem um resumo da lenda é só me escrever. Com certeza, para os que procuram a origem do Senhor dos Anéis, aqui está a origem, a fonte máxima da inspiração de Tolkien.
 
Acho que você está enganado. Tolkien comenta que a única semelhança entre o Um Anel e o Anel dos Nibelungos é que "ambos são redondos" ;)
 
:D Está certo! Tolkien não reconheceu a semelhança entre a sua obra e a o enredo do Anel dos Nibelungos. Na verdade os autores não gostam que suas obras sejam comparadas com outras existentes, eles odeiam isso. Porem se você fizer uma analise profunda entre as duas sagas, ira perceber a grande semelhança. Veja, quando digo semelhança. não estou falando de personagens, ambientes etc, mas sim do enredo como um todo ( um anel mágico, seus poderes misteriosos, as lutas que são travadas pelo seu controle etc. ). É claro que em o Senhor dos Anéis, o enredo primitivo assumiu uma maior complexidade e densidade, obra do grande gênio do autor: o talento está em transformar as coisas simples em complexas.
 
TOlkien já admitiu que inspirou-se nas mais diversas mitologias para a criação de seu mundo. As mais facilmente reconhecidas são as mitologias nórdica e celta. Entretanto sua obra provém de muitas mais, levando ideais mitológicos e religiosos, pagãos e cristãos.
Uma simples semelhança de lutas por causa de anéis não pode ser elevado ao grau de influência.
 
Albeon disse:
:D Está certo! Tolkien não reconheceu a semelhança entre a sua obra e a o enredo do Anel dos Nibelungos. Na verdade os autores não gostam que suas obras sejam comparadas com outras existentes, eles odeiam isso. Porem se você fizer uma analise profunda entre as duas sagas, ira perceber a grande semelhança. Veja, quando digo semelhança. não estou falando de personagens, ambientes etc, mas sim do enredo como um todo ( um anel mágico, seus poderes misteriosos, as lutas que são travadas pelo seu controle etc. ). É claro que em o Senhor dos Anéis, o enredo primitivo assumiu uma maior complexidade e densidade, obra do grande gênio do autor: o talento está em transformar as coisas simples em complexas.

Ahn...se você fizer uma análise e estiver empenhado em mostrar uma paralelo entre as duas, não que existam naturalmente.

Como você mesmo cita

um anel mágico, seus poderes misteriosos, as lutas que são travadas pelo seu controle etc

É utilizado como roteiro básico de centenas ou talvez milhares de obras sem que isso queira dizer que tenham como base O Senhor dos Anéis ou o Anel dos Nibelungos. Anéis, poderes e lutas contra o mal são temas universais utilizados em praticamente todas as culturas da Terra, em praticamente todos os períodos de tempo. É um argumento muito fraco afirmar que por eles possuírem assuntos semelhantes são de mesma origem ou um é baseado no outro.

A Bíblia é um livro que fala sobre deuses (ou um Deus e outros deuses falsos), da luta contra o mal, da alinça entre deus e homens. Braghavad-Gita é um livro que fala de deuses, da luta contra o mal, da aliança e apoio de deuses e homens. Mas isso não quer dizer que foram inspirados um no outro nem tiveram fonte comum.

Escritores reconhecem sim inspiração (assim como músicos). Tratam-na respeitosamente como raízes. Eu sinceramente prefiro acreditar em Tolkien nesse sentido... ele deixa bem claro as "raízes" dele (inclusive citando a influência dos nomes nórdicos e tudo mais) e exclui categoricamente o Anel dos Nibelungos.

Sinceramente acho que é um caso de forçação de barra.
 
Deirel... vc citou a biblia e achei interessante lhe perguntar algo...
na historia da biblial... o demo se rebela e Deus o manda para o inferno ao invez de mata-lo, Deus faz isso para q sirva de "aviso" pra seus naum seguidores...
entende, ele prefere fazer seu arcanjo mais belo sofrer eternamente do q mata-lo, apenas como castigo...

a intençaum de tolkein, em o simlarillion, era q isso ficasse claro :?: ( entre eru e melkor )
afinal, parece q eru era o unico capaz de matar literalmente Morgoht, mas naum o fez e o trancou no vazio...
essa comparaçaum pode realmente ser feita :?: Eru, em uma obra literal, teria o mesmo prosposito de Deus em seus feitos :?:
 
A história do Demônio como "Anjo Caído" não está na Bíblia. Isso é um dogma católico surgido/criado na Idade Média. Talvez trnha sido inspirado em alguma outra crença, inclusive.
 
Não é bem da Idade Média, são de apócrifos entre o século II A.C. e II D.C. não são da Idade Média.
 
Deriel disse:
Não é bem da Idade Média, são de apócrifos entre o século II A.C. e II D.C. não são da Idade Média.

Aulas de historia a parte...
era essa a intenção de Eru ao apresionar melkor... punilo meio q definitivamente e eternamente ao invez de extermina-lo :?:
 
não sei porque há tanta resistencia por parte de alguns adimitir q tolkien naum criou tudo do nada. e daí se ele se inspirou em outro história??? ele pode até naum adimitir, mas, convenhemos, elas são de fato muito parecidas e tolkien conhecia ela.

não vejo nenhum problema em adimitir q tolkien naum era o maior gênio da humanidade e outros tenham criado coisas e ele "copiado". é quase um preconceito contra os outros autores...
 
Barlach disse:
não sei porque há tanta resistencia por parte de alguns adimitir q tolkien naum criou tudo do nada. e daí se ele se inspirou em outro história??? ele pode até naum adimitir, mas, convenhemos, elas são de fato muito parecidas e tolkien conhecia ela.

não vejo nenhum problema em adimitir q tolkien naum era o maior gênio da humanidade e outros tenham criado coisas e ele "copiado". é quase um preconceito contra os outros autores...

Esse é o outro extremo da coisa. Claro que Tolkien conhecia e se insipirou. Isso fica claro e ele deixou bem claro também.

O outro extremo é afirmar que ele copiou tudo de alguma mitologia qualquer (normalmente é a nórdica, embora eu já tenha visto um pirados afirmando que ele copiou da Mitologia Hindu, que nem conhecia).
 
Sem fugir do tema do post...

Exite um épico muito belo chamado BEOWULF a maioria de vocês deve conhecer mas vale a pena quem não conhece dar uma olhada.... inclusive por que existe umas coisas meio engraçadas na história (pra começar o autor é cristão e fica fazendo chacota dos dinamarqueses por serem politeístas, hehe ele manda os "pagãos" queimar no inferno umas 300 vezes!!). quem quiser ler (está na lingua inglesa):

http://www.lone-star.net/literature/beowulf/ por David Breeden
ou
http://www.alcyone.com/max/lit/beowulf/ por Frances B. Grummere
ou
http://www.legends.dm.net/beowulf/ LINKS

também é interessante se ler a história da Deusa Danu que fala da mitologia irlandesa é bem legal (cara, eu gosto muito desse tipo de coisa entende?) tem até uma banda chamada Tuatha de Danan (de Divinópolis perto de Belo Horizonte) que canta sobre isso e sobre gauleses e tal (Vercingetorix por exemplo)....

Tipo... ateh mais... :roll:
 
No Sacred Texts podem ser encontrados esses textos e muito mais. Eles inclusive possuem uma seção Tolkien onde eles reunem o sprincipais livros (segundo eles, claro) que influenciaram Tolkien.
 
Mitologia e Tolkien

Ola pessoal da Valinor!!
Bem, eu sou novato aqui portanto... me desculpem se estou postando isso no forum errado :o?:

Estava eu sem ter o que fazer e resolvi pegar um livro na estante aqui de casa. Não estava muito afim de ler, mas sim de passar um pouco o tempo. Então, resolvi ir ao Glosario do livro pra ver se tinha algo interessante. O Glosario continha apenas nomes referentes a mitologia. Achei interessante e começei a ler. Heis que encontrei tal citação.

(obs: destaquei as partes que me chamaram atenção.)


Alberich: (germânica). Em O Anel de Wagner, Alberich, da raça dos anões, rouba o ouro das donzelas do Reno, fazendo com ele um anel de poder, pela abjuração do amor. É representado como uma figura escura, voraz e maléfica, cujo reino, Niebelheim, é uma espécie de inferno.

Achei muito interessantes essas citações, ainda mais sabendo que Tolkien gostava muito de mitologia.
Fui então folheando, a nas ultimas paginas um nome me chamou a atenção, pois já o conhecia.

Siegfried (germânica). Também chamado Sigurd, é mais conhecido nas sagas nórdicas e germânicas por ter morto o dragão Fafnir. Wagner fez dele o herói destemido do Anel, filho de uma união incestuosa entre irmão e irmã. Criado pelo anão Mime, mata o dragão Fafnir e consegue o ouro dos Niebelungos e o anel de poder. Depois de fazer promessas de casamento a Valquíria Brunilda, ele a abandona por outra mulher e é assassinado à traição.

Depois disso fiquei hiper curioso. Que livro é esse? Algum de vocês da Valinor sabem se ele foi publicado em português? Parece muito interessante.

Bem, continuei lendo, até que encontrei mais coisas.

Fafnir e Fasolt (germânica). Dois gigantes que discutiram por causa de um tesouro de ouro roubado dos Niebelungos ou anões. Fafnir assassinou seu irmão Fasolt e em seguida se transformou em dragão, para guardar o tesouro. Acabou sendo morto pelo herói Siegfried.


Vatón (germânica). Equivalente ao Odin nórdico e ao Zeus grego, é uma divindade multifacetada. é o regente dos deuses e senhor da tempestade e do caos. Também é mágico e deus da batalha, Sacrificou um dos seu olhos para conseguir a sabedoria da fonte sagrada aos pés do Freixo-Mundo. Tem como companheiros dois corvos que voam por toda a parte e lhe trazem notícias de tudo o que acontece no mundo. Também guarda certa semelhança com o Javé hebreu, pois Vótan também é um deus de pactos e leis, e exibe uma irascibilidade semelhante.

Bem, nesse ai eu vi o Grande Manwë, já que ele tinha ligação com o vento e com as "águias" (corvos?).

Depois dessa "eu tenho que ler esse livro!" ^_^.

Ps: Não é que vasculhando eu consegui até encontrar citações do próprio TOLKIEN nesse livro?? olha que interessante:

As palavras de Tom desnudam os corações e os pensamentos das árvores, os quais eram no mais das vezes escuros e estranhos, e repletos de ódio pelas coisas que andam livres sobre a terra, roendo, mordendo, despedaçando, queimando, cortando: destruidores e usurpadores... Mas nenhum era mais perigosa do que o Grande Salgueiro:

Acho que é igual (ou quase igual) a frase dita por Barbárvore em "As Duas Torres". Legal reconhecer no filme testos tirados direto do livro.


Ah!! Já ia esquecendo de deixar o nome do livro. "A astrologia do Destino" de Liz Greene (não me perguntem o que este livro estava fazendo na minha casa ^_^). Da editora Cultrix/Pensamentos
 
Seja bem, vindo, Draugmor, espero que você goste da comunidade.

Esse teu post tem um monte de coisa misturada. Há vários tópicos aqui no Fórum sobre Nibelungos e mitologia nórdica, mas eu vou responder esse teu post mesmo assim, pois já vi muita gente com dúvidas a respeito.

---

O Anel dos Nibelungos é um ciclo de quatro óperas, compostas no século XIX, de autoria de um compositor germânico chamado Richard Wagner.

A história contada neste ciclo -- de que você pôs vários acontecimentos no seu post, Draugmor -- é baseada em duas versões de uma história do legendário germânico, uma versão alemã e uma versão escandinava. A principal fonte para a versão alemã da história é a Canção dos Nibelungos, um épico medieval alemão. Para a versão escandinava as fontes mais importantes são a Edda Poética, a Edda Prosaica e a Volsunga Saga, todos textos medievais compostos na Islândia. As Eddas tratam da mitologia escandinava de modo mais geral, enquanto que a Volsunga Saga trata exclusivamente da lenda de Sigurd (Siegfried).

As diferenças entre o que é contado na Canção dos Nibelungos e na Volsunga Saga são grandes, e o Wagner mesclou coisas das duas histórias pra compor o seu ciclo de óperas. Tem também umas coisas que ele inventou ou alterou. Alguns exemplos do seu post:

- a morte do dragão Fáfnir por Sigurd vem da Volsunga Saga (pra quem gostou da história de Túrin e do diálogo entre Bilbo e Smaug, vale bem a pena dar uma olhada);

- Alberich vem da Canção dos Nibelungos;

- a história da origem incestuosa de Sigurd é invenção; em nenhum dos textos que eu mencionei ele tem origem incestuosa, mas na Volsunga Saga um meio irmão dele tem.

Um lugar de onde você pode conseguir esses textos em Inglês é este aqui:

http://digital.library.upenn.edu/books/
 
AI!!! Brigadin!!!!
Bem, mas em portugues não tem não né?? :osigh:

Well, pelo que vc falow (sobre Turin), então essa obra pode ter influenciado bastante Tolkien, ou eu estou equivocado??
 
Martins Fontes!! Nós te amamos!! :beer:
Bem, fui procurar no cade os livros. Infelizmente só encontrei um, e adivinha qual a editora?? Martins Fontes!!
o livro e "A Canção dos Nibelungos". O livro tem 358 paginas.
Já tenho diversão pros proximos meses :obiggraz:
 
Smith de Wootton Major disse:
Sem fugir do tema do post...

Exite um épico muito belo chamado BEOWULF a maioria de vocês deve conhecer mas vale a pena quem não conhece dar uma olhada.... inclusive por que existe umas coisas meio engraçadas na história (pra começar o autor é cristão e fica fazendo chacota dos dinamarqueses por serem politeístas, hehe ele manda os "pagãos" queimar no inferno umas 300 vezes!!). quem quiser ler (está na lingua inglesa):

http://www.lone-star.net/literature/beowulf/ por David Breeden
ou
http://www.alcyone.com/max/lit/beowulf/ por Frances B. Grummere
ou
http://www.legends.dm.net/beowulf/ LINKS

também é interessante se ler a história da Deusa Danu que fala da mitologia irlandesa é bem legal (cara, eu gosto muito desse tipo de coisa entende?) tem até uma banda chamada Tuatha de Danan (de Divinópolis perto de Belo Horizonte) que canta sobre isso e sobre gauleses e tal (Vercingetorix por exemplo)....

Tipo... ateh mais... :roll:

vai ser provavelmente ser lançado em 2003 uma tradução de tolkien da historia de bowulf....
quem quiser saber eu pus um texto que saiu no estadão esses dias sobre isso....ta lá no topico Beowulf , aqui no obras mesmo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo