• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e as fadas

:roll: Senhor_de_Gondor vc está equivocado quanto a afirmação do mito das fadas, elas na verdade são espíritos da natureza (Fae) que podiam entrar nos corpos de humanos, o "mito" dos pequenos seres brilhantes foi difundido pela peça de teatro do autor James Matthew Barrie conhecida como Peter Pan, os contos de fada verdadeiros não tem nada de "bonitinhu" são lendas nas quais as fadas roubam crianças recem nascidas e deixam outra no local, como na história do rei artur (original) Morgana Le Fei tinha sangue de Fae, pois descendia de uma familia que tinha sido "vítima" de uma fada muitos anos atrás, como Merlin que era chamado de filho do dragão por ser bastardo.:abraco:


Outra história que não me convence. Pra mim fada não é nada disso. Continuo com a fada Bela :lol::lol::lol:
 
Muito interessante o link sobre o "Sobre Historia de Fadas"!!!

e os elfos são relativamente parecidos com as fadas, tanto pela beleza... quanto pelo estilo de vida e habitat! além de que para ambos a magia é algo sempre presente.
Mas ainda assim eu gosto de imaginar fadas pequenas com asas imensas e que brilham enquanto voam.
 
Isso que me intriga, a imagem das fadinhas pequenas e ''iluminadas'' surgiu só a partir da obra de Peter Pan? Uma coisa que eu não sabia... Pois é... Vivendo e aprendendo...
 
ué...
Eu sempre achei que elas era seres da cultura nórdica e celta, ó:
A fada é um ser mitológico, característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos.

As fadas também são conhecidas como sendo as fêmeas dos elfos. O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados "contos de fadas". Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando "asas de libélula" as costas e utilizando-se de uma "varinha de condão" para realizar encantamentos.

Dependendo da obra em que aparece, a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou diminuta. No primeiro caso, temos a fada de Cinderela. Como exemplo da segunda representação podemos citar "Sininho", do clássico infantil "Peter Pan", de J. M. Barrie.
by Wikpédia

=]
 
euheuheuheue
lembrei da fada Bela de Caça Talentos /o/
omg

Era dela que eu tava falando... mas essas histórias já estão todas mistiradas e eu acho que é como o Erion Storm eyes falou: esses seres são frutos de nossa imaginação. Porque até onde eu sei e ouvi falar, fadas usavam varinhas de condão, mas J.K Rowling incorpou o instrumento nos bruxos (que eu nunca ouvi falar que usavam varinhas). E quanto a Tolkine representar elfos por fadas, acho que é provável e louvável sim, para tirar aquela imagem infantil que elas têm.
Mas podemos levar em consideração que muitos outros seres de Tolkien são oriundos de contos infantis e ele trabalhou de forma belíssima com eles. Se ele quisesse usar fadas na história, por mais que parecessem infantis, acredito que ele as descreveriam de forma excepcional.
 
Mas podemos levar em consideração que muitos outros seres de Tolkien são oriundos de contos infantis e ele trabalhou de forma belíssima com eles. Se ele quisesse usar fadas na história, por mais que parecessem infantis, acredito que ele as descreveriam de forma excepcional.

Concordo com sua idéia, era nisso que eu acreditava, Tolkien poderia incorporar as fadas mas não obrigatoriamente num tom infantil, coisa que ele nunca levou muito a sério nas suas obras.
 
Ei li "Sobre contos de Fadas"..li não na verdade estou lendo,acho que nessa obra pode-se ter uma base sobre o que Tolkien pensava sobre fadas!!!!
É sempre bom saber mais sobre a mente brilhante Tolkien!!!!!
Uuu adoro fadas!!!!
 
pelo que estou entendendo ao ler "sobre histórias de fadas", as fadas, no contexto tolkeniano, são realmente os elfos, mas ele não se refere às fadas como as conhecemos: pequenas e angelicais, herdadas do mimo inglês pelas coisas delicadas, mas sim de algo mais humano, e que através das pessoas do belo reino (como ele as chama) tornam mágicos os pensamentos humanos para fazer de uma simples pedra o que bem quiser, por exemplo: ela pode ser vermelha, leve como o ar, com poderes, enfim... o encantamento das pessoas do belo reino (no caso os elfos) produzem efeitos na mente dos homens capaz de criar diferentes situações e qualificações para o que bem entenderem.
é muito lindo esse livro!
apesar de extremamente complexo em sua leitura, vale à pena para os fãs mais avanaçados da leitura tolkeniana.
 
pelo que estou entendendo ao ler "sobre histórias de fadas", as fadas, no contexto tolkeniano, são realmente os elfos, mas ele não se refere às fadas como as conhecemos: pequenas e angelicais, herdadas do mimo inglês pelas coisas delicadas, mas sim de algo mais humano, e que através das pessoas do belo reino (como ele as chama) tornam mágicos os pensamentos humanos para fazer de uma simples pedra o que bem quiser, por exemplo: ela pode ser vermelha, leve como o ar, com poderes, enfim... o encantamento das pessoas do belo reino (no caso os elfos) produzem efeitos na mente dos homens capaz de criar diferentes situações e qualificações para o que bem entenderem.
é muito lindo esse livro!
apesar de extremamente complexo em sua leitura, vale à pena para os fãs mais avanaçados da leitura tolkeniana.

:D concordo plenamente...
 
Que eu saiba, as fadas são sim vindas da mitologia celtica. Dizem alguns, inclusive, que elas são os que se tornaram os Tuatha Dé Dannan qdo foram para os sídhe devido a derrota para com os Milesianos. Dai as historias foram se transformando, mas existem lendas em relaçao as fadas até hj, e muita gente acredita nelas. Além disso tem tb uma leva de tipos de fadas, que incluem na categoria os Leprecauns (que cuidavam dos sapatos das fadas), os Cluricauns, o Fair Darig, o Dullaban, a Banshee, a Lianham Shee, e mais outros. Só pra constar (e sem querer parecer chata mas parecendo):

"A expressão 'O Povo-Bom' comque habitualmente são referidas, vem cumprir o propósito de as elogiar, e assim evitar que se ofendam, o que acontece com alguma facilidade, e não interferirem negativamente na vida humana, destruindo colheitas ou causando doenças e até a morte.
Um dos primeiros registros escritos sobre fadas surgiu pela mão de Giraldus Cambresis (c.1146-1223), conhecido tb como Gerald of Wales, monge galês, que escreveu, cerca de 1182, uma das suas mais famosas obras, Topographia Hibernica (Topografia da Irlanda)." VARANDAS, Angélica. Miros e Lendas Celtas - Irlanda, ed. LivroseLivros.

De qquer maneira, eu tb me divertia com a Fada Bela :lol: , e tb acho que fadas nas obras do Tolkien seriam desnecessárias . Sei lá, nao vejo nexo em elas aparecerem ali.
 
Obrigada Solas pela sua explicação. Muito boa!

Gosto muito de fadas, mas não senti nenhuma falta delas nas obras de Tolkien. Já existem muitos seres fantásticos, fantasiosos e maravilhosos em seu trabalho.

[]s
 
Embora eu goste bastante de Fadas, elas não fizeram falta na obra de Tolkien em especial no Senhor do Anéis...Como um pessoa citou aí em cima..já existe na obra muitos seres fantásticos. Creio também que os Elfos substituiram "supostamente" e muito bem as fadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo