• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e Arthur!

Eu acho que , como li na primeira resposta, e outras, os temas [reis, rainhas, bem x mal, magia, etc] são os mesmos, mas com outros enfoques, outros roteiros. Porque a história do Rei arthur tem início, meio e fim definidos e ponto. Já a obra de Tolkien, parece qeu sempre há um novo ponto a se descobrir e uma nova história pra ser ler. Mas, que existem semelhanças, não se pode negar.
 
Eu acho que , como li na primeira resposta, e outras, os temas [reis, rainhas, bem x mal, magia, etc] são os mesmos, mas com outros enfoques, outros roteiros. Porque a história do Rei arthur tem início, meio e fim definidos e ponto. Já a obra de Tolkien, parece qeu sempre há um novo ponto a se descobrir e uma nova história pra ser ler. Mas, que existem semelhanças, não se pode negar.
Concordo com vc e ainda acrescento que Tolkien só parou pq morreu, senão teríamos como nos deleitar ainda com mil e um desdobramentos de suas histórias, vejam Os Contos Inacabados (que eu não consegui ler por serem inacabados... rs).
 
Não acho que o mito do rei Arthur tenha influenciado Tolkien, pelo menos de maneira direta. Não acho as historias parecidas, se vc for comparar pelas historias de grande rei e rainha e bla bla bla tem muitas outras historias assim tb, não só a de Arthur.
É bem como ja disseram ai em cima, td mundo sabe q Tolkien queria fazer uma nova mitologia para um povo sem uma pseudo-mitologia. A espera pelo High King era comum na era pré-cristã, ainda mais nas partes célticas. Ele deve ter usado tudo o que pode tanto dos seus ascendentes celtas qto dos saxões. Arthur em especifico, eu duvido.
 
Quando se estuda a mitologia celta, a gente percebe várias coisas, que são errôneas e caíram no gosto do público e acabam ficando como verdades absolutas.

Merlim não se parece com Gandalf. Eles só tem essa aparência similar, porque ambos representam antigos druídas, ou homens que eram a representação de um deus na terra e usavam poderes mágicos (xamânicos) para terem conhecimento e sabedoria sobre a vida dos deuses e dos homens!

Na verdade Merlin ou Mirddin, foi um antigo deus do sol e seu nome foi encontrado em Stonehenge, o local onde devia ser o deus supremo! Não foi uma pessoa! Mas Taliesin, sim, foi um homem (e existiu!) e um bardo que teve contato com esse personagem Artur (um guerreiro provavelmente!) e acabou por causa dos normandos mudando de nome e entrando nesta história do Rei Arthur.

Arthur, também era um antigo deus do panteão celta. Esse nome era comum em toda Grã-Bretanha, pois era de um novo deus do sol, aparecido a pouco tempo (uns dois séculos, o que o faz ser um deus jovem!), talvez um guerreiro com características similares de um grande líder, acabou usando essa luz que vinha da dinvidade, seus companheiros nunca existiram, mas deuses do panteão celta sim, todos tem as mesmas atitudes e nomes correlacionados aos companheiros de Artur.

Tudo parece semelhante pois ambas as histórias bebem da mesma fonte: A mitologia Celta! E naquele momento (700 a 1.300 D.C.) houve uma grande campanha da igreja para acabar com esses mitos, fazendo com que muitos padres usassem essas lendas correlacionando com homens, tentando assim trazer uma luz de pouco poder aos personagens...

Mas eles eram divinos, tanto que resistiram até os nossos dias!
 
Última edição:
nun diria bem q Gandalf ou qualquer personagem fosse inspiridos pelos personagens de arthur, pois, como já mencionei em outro tópico, aqueles q lerem "O Senhor dos Senhor dos anéis", saberão q a principal inspiração de Tolkien foram os Edas Nórdicos, e q a maioria dos personagens vieram de lá, sendo misturados à mitologia nódica e outras, além, eh claro, da própria imaginação de Tolkien
 
Acho que a analogia entre Merlin e Gandalf é bem interessante! Mas acho que fica apenas nisso! Não vejo quase nenhuma semelhança entre a lenda de Arthur e as obras de Tolkien!

PS: Se não me falha a memória a personagem Viviane é do Romance as Brumas de Avalon.
 
muito mais, embora nao tenha lido todos eles (nao encontrei o 2 ou o 3, nao lembro), e realmente, a narração foi muito melhor, criando mais interação com o leitor.

na realidade, usei como base tbm a linguagem do livro para o meu próprio... (viro uma coisa de loko, com uma linguagem meio mistura de Brumas, SdA e outros livros, sabe?)
 
Com certeza as brumas de avalon é bem melhor que Rei arthur.
Fora a história, a narração prende mais o leitor.
 
muito mais, embora nao tenha lido todos eles (nao encontrei o 2 ou o 3, nao lembro), e realmente, a narração foi muito melhor, criando mais interação com o leitor.

na realidade, usei como base tbm a linguagem do livro para o meu próprio... (viro uma coisa de loko, com uma linguagem meio mistura de Brumas, SdA e outros livros, sabe?)

Vc escreveu um livro?? Legal cara!!:cool:

É sobre o que? Qual o título?
 
Quem casa com Arthur é a Guinevere... mas a maga (saruman é um mago, mas usa chapinha:lol:) que engana Merlin e usa a magia para aprisioná-lo é a Viviane. Mas como Tolkien dizia q o mito sob arthur não é grande coisa?? muitas coisas Tolkien se inspirou nos mitos arturianos... como uma Terra Encantada (Valinor e Avalon) e um reino em perigo (Gondor e Pendragon).


Tolkien não gostava da lenda do rei Arthur como uma mitologia para a criação da Inglaterra, ele achava muito francesa (go figure):) Por isso que ele criou toda a mitologia da criação da Terra Média, como uma mitologia completamente inglesa, mas influência deve ter, sim.
 
Oi amigos da valinor! tnho certeza que muitos já falaram sobre isto e pensaram tbm... mesmo dentro do Fórum. mas quis catalogaer tudo num tópico só.
Tolkien e Arthur.
Podemos ver que há muitas semelhanças nos dois contos (SdA e Arthur) como Merlin e Gandalf, Aragorn e Arthur Smaug e Dragão Vermelho e até mesmo Viviane e Saruman (:lol:). comentem o que vcs conhecem^^.

Epa!Melin e Gandalf nada a ver tem,Merlin feitiços usa,já gandalf sobrenaturais poderes têm.

Gandalf Se asselemlha mais a Odin do q a Merlin.
 
digamos q, se olharmos pelo fato da aparencia dos dois (nao como merlin, mas como druida), gandalf e merlin tem muito em comum. pois nao podemos esquecer q merlin nao era uma pessoa, mas um titulo dado ao druida mestre.
e, se procurarmos um pouco, podemos ver q a forma fisica deles eram sempre semelhantes, e tbm a maneira da vida. quietos e sabios, mas muitas vezes extrovertidos. e, além disso, zangados.
compreende?
quanto À magia e feitiços, compreendo a diferença. mas a magia na mitologia nordica eh diferente. geralmente, por ser druida, eles faziam feitiços, para invocar as formas da natureza. (nao me deixem errar, podem corrigir a vontade caso esteja errado, pois nao sou estudioso disso, e apenas digo o q sei, com base na leitura de alguns livros)
 
Última edição:
digamos q, se olharmospelo fato da aparencia dos dois (nao como merlim, mas como druida), gandalf e merlin tem muito em comum. pois nao podemos esquecer q merlin nao era uma pessoa, mas um titulo dado ao druida mestre.
e, se procurarmos um pouco, podemos ver q a forma fisica deles eram sempre semelhantes, e tbm a maneira da vida. quietos e sabios, mas muitas vezes extrovertidos. e, além disso, zangados.
compreende?
quanto À magia e feitiços, compreendo a diferença. mas a magia na mitologia nordica eh diferente. geralmente, por ser druida, eles faziam feitiços, para invocar as formas da natureza. (nao me deixem errar, podem corrigir a vontade caso esteja errado, pois nao sou estudioso disso, e apenas digo o q sei, com base na leitura de alguns livros)

Exato,quanto à aparencia sim,mas quanto a persolidade,Ganadlf se assemenlhja a Odin,tanto q o propio Tolkien disse (nas cartas de J.R.R.Tolkien) que Gandalf é odinico.
 
Não, há semelhanças, mas caho que não passa disso, o mundo criado por Tolkien é bem diferente, é algo único... se formos pegar fatos isolados assim como foi mostrado nesse tópico, pode até dar margens para discussões, mas se formos vê-los no contexto de ambas as estórias, é bem diferente...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo