• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a sexualidade

Eles eram amigos, simplesmente isso, uma amizade que eu entendo que muitas pessoas não entendem porque nunca possuíram algo parecido, um amor que não precisa mais do que um abraço e um olhar ou uma palavra, um amor que dispensa beijos e quelquer outro tipo de relação. Eu sei que no mundo em que vivemos hoje muito desse sentimento é confundido, pois qualquer um beija qualquer um, e sei tambébm que apenas aqueles que conheceram amizades assim é que poderão imaginar algo próximo, para os outros basta pensar que eles se amavam fraternalmente.
Outro ponto era que na obra de Tolkien, qualquer sexualidade era totalmente dispensável, era o mesmo que querer que Tolkien tivesse descrivido todas as refeições e todos os momentos que as personagens faziam suas necessidades fisiológicas, é uma obra rica de mais para possuir esse tipo de detalhe, até porque não era uma história de amor, mas sim de lealdade, companheirismo e AMIZADE!
 
Eu acho que é puramente amizade. Poxa, eu tenho amigos do sexo masculino, amo MUITO eles, amo tanto que não sei o que faria caso acontecesse algo com eles... E quem vê de fora sempre fala "Ah, isso não pode ser só amizade...tem algo mais aí heim" , mas não é nada disso. Só por troca de carinhos e afetos, isso não significa uma relação amorosa. No caso do Frodo e do Sam, é a relação de amor mais linda do livro todo (se bem que no livro quase não tem né...) e as pessoas, quando passam por momentos difíceis juntas (como eles passaram) tendem a se unir, a se consolar mutuamente, (isso quando não se desesperam e se agalfinham) e ainda mais eles, com a esperança quase instinta, po! Olhavam um para o outro e viam tipo um espelho de si mesmos, acabados, famintos, desesperados, fadados a morrer, sentiam um misto enorme de sentimentos... É a mais pura e bela amizade.
E não acho que o Tolkien falaria de homosexualismo ^^
 
Os hobbits eram como crianças. Alegres e inocentes. Não havia maldade na amizade entre Frodo e Sam, de modo que não poderia haver qualquer tipo de intenção homossexual nesta amizade.
 
Os hobbits eram como crianças. Alegres e inocentes. Não havia maldade na amizade entre Frodo e Sam, de modo que não poderia haver qualquer tipo de intenção homossexual nesta amizade.

Ditto.

Ver intenções maliciosas na amizade entre Frodo e Sam é mais do que antigo. É bom levar em consideração as caracterísitcas das obras de Tolkien, o fato dele ser cristão fervoroso (não confundam isso com ser fanático a ponto de condenar o homossexualismo) e também a questão dele ter participado da Primeira Guerra Mundial, o que provavelmente passou pra Tolkien aquele sentimento forte de amizade que costuma ser passado em momentos de extrema dificuldade.

Ou seja, quem vê segundas intenções na amizade de Frodo e Sam, bem como vê os elfos com olhares desconfiados, tá começando a caçar pêlo m casca de ovo. Uma coisa é brincar de "e se fosse assim", comparando Arda com o nosso mundo real - partindo do que Tolkin disse, e que Arda é um espelho do nosso mundo e etc. - e outra é começar a ver coisas demais nos livros. =]
 
Frodo e Sam não eram homossexuais. Nem Aragorn ao beijar Boromir.
Quem pensa dessa forma nunca conheceu uma verdadeira amizade e respeito. Tenho 3 amigos que beijo no rosto. Porque eles fariam qualquer coisa por mim. E eu por eles. E é justamente essa grandiosa amizade que Tolkien passa nos livros, da forma mais bela possível.
Volto a dizer, quem não consegue enxergar isso é porque não provou ainda da companhia da mais pura e real amizade.

Concordo plenamente com o que você disse, mas acho que isso não é só preconceito. Todo mundo sabe que os E.U.A. ditam o comportamento mundial hoje em dia, assim como todo grande império ditou ao longo da história. Também é do conhecimento de todos, que existe uma grande onda de falso puritanismo nos E.U.A., principalmente nos estados do sul e em outras cidades do interior, onde o fanatismo religioso ainda domina, embora, pelo menos na minha opinião, isso seja somente um modo desesperado de manter a boa imagem, para transmitir melhor sua influência no resto do mundo. Não sei se vocês lembram daqueles montes de fogueiras coletivas promovidas pelos pastores do interios para queimar os livros do Harry Potter, aqueles montes de falsas sinopses dos livros do HP, falando que era um livro que ensinava bruxarias e relatava rituais satânicos e etc. etc. e tal, também aquela perseguição ao Bob Esponja, dizendo que ele era gay, e que isso era uma abominação, e que influenciava as crianças, e as milões de assinaturas, ou melhor, supostas assinaturas, em abaixos assinados para forçar as emissoras de tv a parar de passar o Bob, e toda essa bosta mentirosa.
Esse preconceito quanto à homossexualidade (embora eu não acredite nesse sistema de homo, hetero, etc.), é mais um episódio dessa caça às bruxas moralistas, não é somente o desconhecimento de uma verdadeira amizade, e isso só tem dois modosde acabar.
1°: Abolição desse sistema, que por si só é seletivo e preconceituoso de "homossexualidade", "heterossexualidade", e a adoção da sexualidade fluídica.
2°: O povo, não somente o Americano, mas principalmente o do resto do mundo tomar vergonha na cara e não deixar um país tomar as decisões culturais, intelectuais, e de certo modo sociais que não seja dele prórprio, e por parte dos Americanos, que eles ponham a mão na consciência, de que todo império acaba acabando, e que esse posto vai acabar muito próximamente, e que eles se adaptem já a próxima Nova Ordem mundial.
Bem, como vocês já sabem que nem um dos dois acontecerá, pelo menos não nos próximos 20 anos, teremos de aturar esse tipo de preconceito, tanto à obra, quanto aos personagens, quanto aos admiradores de Tolkien...
 
em situações de crise duas pessoas podem criar um tipo de ligação mais forte q a amizade , mas não precisa de nenhuma maneira ter algum tipo de conotação sexual , tolkien só relatou um fato muito comum q ocorreu muito na antiguidade com vários dos grandes herois.
e também os personagens são muito mais puros do q as pessoas da realidade atual, e um certo grau de contato fisico q para nós é estranho , para eles pode ser perfeitamente normal
 
Concordo plenamente com o que você disse, mas acho que isso não é só preconceito. Todo mundo sabe que os E.U.A. ditam o comportamento mundial hoje em dia, assim como todo grande império ditou ao longo da história. Também é do conhecimento de todos, que existe uma grande onda de falso puritanismo nos E.U.A., principalmente nos estados do sul e em outras cidades do interior, onde o fanatismo religioso ainda domina, embora, pelo menos na minha opinião, isso seja somente um modo desesperado de manter a boa imagem, para transmitir melhor sua influência no resto do mundo. Não sei se vocês lembram daqueles montes de fogueiras coletivas promovidas pelos pastores do interios para queimar os livros do Harry Potter, aqueles montes de falsas sinopses dos livros do HP, falando que era um livro que ensinava bruxarias e relatava rituais satânicos e etc. etc. e tal, também aquela perseguição ao Bob Esponja, dizendo que ele era gay, e que isso era uma abominação, e que influenciava as crianças, e as milões de assinaturas, ou melhor, supostas assinaturas, em abaixos assinados para forçar as emissoras de tv a parar de passar o Bob, e toda essa bosta mentirosa.
Esse preconceito quanto à homossexualidade (embora eu não acredite nesse sistema de homo, hetero, etc.), é mais um episódio dessa caça às bruxas moralistas, não é somente o desconhecimento de uma verdadeira amizade, e isso só tem dois modosde acabar.
1°: Abolição desse sistema, que por si só é seletivo e preconceituoso de "homossexualidade", "heterossexualidade", e a adoção da sexualidade fluídica.
2°: O povo, não somente o Americano, mas principalmente o do resto do mundo tomar vergonha na cara e não deixar um país tomar as decisões culturais, intelectuais, e de certo modo sociais que não seja dele prórprio, e por parte dos Americanos, que eles ponham a mão na consciência, de que todo império acaba acabando, e que esse posto vai acabar muito próximamente, e que eles se adaptem já a próxima Nova Ordem mundial.
Bem, como vocês já sabem que nem um dos dois acontecerá, pelo menos não nos próximos 20 anos, teremos de aturar esse tipo de preconceito, tanto à obra, quanto aos personagens, quanto aos admiradores de Tolkien...


Fique calmo meu caro.

Não acredito que exista a homossexualidade na obra de Tolkien, pelo menos não ao meu ponto de vista.
devemos considerar a epoca em que foram escritos os livros, naquela época, não havia discussão sobre o assunto e a sociedade não era tão maldosa quanto a de hoje.
sabemos que bem antigamente, homens e mulheres mantinham relações ora escondidas ora não, com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto, e não eram recriminadas por isso, este caso "reinou por um tempo". Depois o assunto entrou em evidencia e passou-se a recriminar, dizendo que só era permitido (perante a "Deus") a relação homem - mulher e de lá para cá o caso foi piorando, mas é uma questão de tempo.
cada dia que passa ouvimos falar de conhecidos que assumiram a homossexualidade.
Pelo que vejo, o livro foi escrito sem essa maldade, são personagens puros que vivem na confiança um do outro. não só em momentos de crise, mas em todo o desenrolar da historia.
Bom, sei que tenho amigos dos quais me admiro e gosto de mulher e sou mto feliz por isso!!! rs
 
eu não acho que o Frodo e o Sam sejam gays
na verdade é até normal que eles sejam assim um com o outro porque eles praticamente cresceram juntos e é como se eles fossem irmãos..
se a minha irmã estivesse na situação do Frodo é obvio que eu iria ajudá-la (quem tem irmãos sabe do que eu to falando :obiggraz: )
mas mesmo se fosse uma amiga que eu considere, eu ajudaria ela da mesma forma
sei lá, meu... quem disse isso é porque não tinha o que fazer
 
Ah... essa sua frase acrescentou imensamente à discussão, Sr. Conteúdo :think:
Gostaria de saber realmente qual é então a opinião que o carinha ai tem sobre isso.

Sabe... eu li novamente todos os romances (entre homem e mulher, porque só eses que tem) escritos por Tolkien e não entendo como ainda podem dizer que Sam e Frodo eram homosexuais. Os lações das relações eram (dos casais como Lúthien e Beren) eram tão intensos e tão desvastadoramentes românticos que não dão margem de dúvidas que a sexualidade na obra é sutil e abstrata.
 
Obrigado! :joy:
Dissertemos, agora, sobre a nova duvida da molecada: Afinal, Balrogs tem asas?

Gostaria de saber realmente qual é então a opinião que o carinha ai tem sobre isso.

Sabe... eu li novamente todos os romances (entre homem e mulher, porque só eses que tem) escritos por Tolkien e não entendo como ainda podem dizer que Sam e Frodo eram homosexuais. Os lações das relações eram (dos casais como Lúthien e Beren) eram tão intensos e tão desvastadoramentes românticos que não dão margem de dúvidas que a sexualidade na obra é sutil e abstrata.


para falar a verdade, acho que ele não tem uma opiniao formada, e além disso tenta desviar o Tópico.
Mas, obstáculos a parte... :roll: concordo com o que diz sobre os romances, além disso, tolkien retrata de forma tão intensa, para que não deixe dúvidas sobre o amor entre um e outro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo