1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien e a Primeira Guerra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Excluído015, 6 Nov 2008.

  1. Excluído015

    Excluído015 Excluído a Pedido

    Eu estava pensando com a minha mente doentia após de ter lido um artigo sobre Tolkien e vi que ele lutou na 1ª GM, onde ele começou a fazer os rascunhos de seus livros.
    Sei lá me bateu na cabeça se ele escreveu os livros, como forma de contar, em si o que ele passou na guerra, como no Senhor dos Aneis, e outros, ele nos prendendo na tenção das batalhas,nas artimanhas de fuga e desenrolar da estória??
    Eu acho que sou meio doente metal :lol: mas eu já havia até comentado com a minha saitorë sobre isso, mas a dúvida não saiu da minha cabeça. Comentem.
     
  2. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Re: Tolkien

    A história é basicamente essa:

    Tolkien esteve presente durante a 1ª Guerra Mundial ( na época e posteriormente até a 2ª chamada apenas de A Grande Guerra :lol: ), falo assim já que ele óbviamente não lutou no fronte, nesse caso teria sido bem difícil que ele tivesse sobrevivido tão bem. Ele começou seus primeiros rascunhos naquela época, meados de 1910, começando algumas histórias que só vieram ao público no Silmarillion como Os Filhos de Húrin. A guerra o influênciou muito porém devido ao ano de publicação de O Senhor dos Anéis a grande questão sempre foi se a 2ª Guerra Mundial que estava presente em alegorias. Existem algumas situações semelhantes porém no próprio prefácio do livro Tolkien nega a presença dessas alegorias, e diz que ele mesmo odeia esse tipo de coisa, porém deixa claro que a 1ª Guerra foi sim uma influência para ele. E acredito que todos concordam que situações como essas realmente mexem com uma pessoa.
     
  3. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Re: Tolkien

    Esse tópico não é parecido com o Alegorias..?!
    Bom, ele deve ter sido influenciado sim,é dificil não deixar se influenciar no meio onde se vive, quando vai contar uma coisa.
     
  4. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Re: Tolkien

    E às vezes é até uma forma de se refugiar de todo aquele sofrimento. Criar um mundo mágico onde tenha coisas que não existam, ajudam o ser humano a relaxar e se preprar para voltar a vida real com seus problemas e suas preocupações.

    Conversa de futura psicóloga :mrgreen:
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Tolkien

    O que a Laurelin disse não deve ser deixado de lado! Pode muito bem ser verdade! Todos nós sempre fazemos isso!

    Só devemos lembrar que Tolkien começou seus escritos ainda na faculdade, em seus clubes de leitura.

    Posso estar enganado, mas acho que ele escreveu "De Tuor e a Queda de Gondolin" quando estava no hospital, após ter pego a Febre da Trincheira, o que acabou fazendo com que ele fosse dispensado da guerra mais cedo.
     
  6. ARABAEL

    ARABAEL Ema Infame e

    Re: Tolkien

    Já se comentou sobre isso aqui na Valinor, se houve influência da guerra ou não, sobre a febre das trincheiras que o deixou doente...etc e tal, já li um outro artigo sobre uma entrevista de um dos filhos de Tolkien que trata em parte sobre isso, que durante a guerra ele já comentava com seus companheiros de farda lances sobre as obras, como as criaturas orcs e anões, e os elfos...sobre um Deus que criou tudo, o poder da canção...mas tudo ainda meio confuso, comentários aleatórios sem ainda um a base estrutural feita.
     
  7. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Tolkien

    Sem contar que no Prefácio de SdA, Tolkien deixa bem claro que a Guerra do Anel nada tem a ver com a Segunda Grande Guerra e dá vários exemplos para provar isso!
     
  8. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Re: Tolkien

    Este é justamente um dos pontos que Tolkien defende em "On Fairy-Stories". Quem quiser dar uma lida, o texto foi parte do trabalho de mestrado do nosso amigo Imrahil, disponível para
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    aqui na Valinor.
     
    Última edição: 8 Nov 2008
  9. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Re: Tolkien

    Obrigada Snaga!

    Ele já escrevia antes, na época da faculdade, por que gostava disso, assim como a maioria de nós aqui no fórum.
    Pode ser que na guerra ele tenha tido mais inspiração por tudo aquilo que estava acontecendo (vide o que eu escrevi anteriormente). E não uma maneira de contar o quê estava acontecendo.
     
  10. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Re: Tolkien

    A questão de escolher fantasia para criar um mundo de refúgio para situações tristes, é plausível, mas não única. Sabemos que existem outros motivos pelos quais Tolkien começou a desenvolver esse tipo de literatura, por exemplo, o fato de ele sentir falta de uma "mitologia para a Inglaterra, para a Europa".
    Agora, se a guerra influenciou, inspirou, isso, ceio eu, é inegável. Diferente de ele "contar a guerra com olhares fantasiosos". Não foi outra ótica, outra forma de contar suas experiências de batalha, mas certamente o inspirou para seus escritos. Isso eu já falei muito aqui.
     
  11. Indu

    Indu MANDALORIAN

    Re: Tolkien

    Enfim...o que ele falou não parece ser nada de doença mental, por que se fosse eu também seria...
    Pois já pensei com meus botões, Mordor, a ameaça do Leste, não faria uma pequena comparação com a Alemanha..?
    Mas compararSauron com Hitlter, seria apelação, só estou supondo a Ameaça que o Leste provocava.
    :think:
     
  12. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Re: Tolkien

    Mordor já estava ali (a Leste) muito antes da Segunda Guerra. Os escritos sobre Mordor remontam à Segunda Era, são textos muito mais antigos que SdA ou O Hobbit, ou seja, muito anteriores ao período da 2ª Guerra Mundial.

    Definitivamente, Mordor não é comparada à ameaça alemã (que, por coincidência, também vinha do leste, é verdade).
     
  13. Café

    Café O importante é o que importa

    Re: Tolkien

    Como Snaga disse, Tolkien já tinha um "esboço" formado em sua mente da TM e de sua história antes da guerra, não creio que a sua participação na 1º ou a de seu filho na 2º tenham de alguma forma influenciado o seu trabalho, é claro que um acontecimento como as duas grandes guerras o foram possam influenciar e muito uma pessoa, mas acho que Tolkien de certa forma excluiu esta influencia de suas obras ou pelo menos ter refletido isto em outras coisas que não suas escrituras. Mas se talvez ele tivesse colocado alguma influencia destas experiências nas suas obras, ele mesmo nem deve ter notado, foi algo mais espontâneo, tão espontâneo que nós mesmos não conseguimos diferencia-los de suas obras.
     

Compartilhar