• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Mitologia Nórdica

Concordo inteiramente. :yep:

Tolkien não se baseou em nenhuma mitologia específica nem procurou com o seu legendarium fazer uma alegoria ao que quer que fosse.
Pode ter algumas parecenças, mas a sua mitologia tem de ser objeto de estudo independente.
Há a mitologia nórdica.
Há a mitologia celta.
E há a mitologia de Tolkien.

Se na sua mitologia Tolkien "bebeu" influências ou "colheu" ideias da mitologia nórdica ou celta, pois isso é perfeitamente natural.
Diria mais: foi essa sua base em algo ancestral que tornou a sua mitologia tão credível e bela.
As raízes do seu legendarium são, se pensarmos bem, a ideia mais brilhante que algum ser humano alguma vez conseguiu criar: a confluência de mitologias numa nova mitologia autónoma.


Um ano de valinor, e tempos ouço sobre influências que Tolkien levou em suas narrativas surpreendentes.
Mas, eu procurei, eu li e reli mitologias diversas.
Nórdica, Egípcia, Grega, Celta e continuando a pesquisa sobre a mitologia Japonesa.
Mas em hipótese nenhuma tem um referência direta.
ruims disse um fato que esclarece, temos a mitoloia de Tolkien.
Não se encaixa na influência de uma ou outra, não tem direta relação, é difícil dizer de quantas Tolkien pegou alguma referência, mas com o conteúdo escolhido atentamente elaborou uma nova.
Há todo o ciclo de criação da Terra- Média (que há na mitologia nórdica também) totalmente diferente, sem ligação, Terra-média de Tolkien só possui o mesmo nome.
Há os Valar, que ao se pensar, logo fazemos relação e comparação aos deuses gregos, mas diferem também, a ponto de não poderem ser chamados de uma Cópia ou plágio.
Lendas e histórias de heróis antigos sem caráter ou personalidade semelhantes aos gregos ou romanos, ou outras lendas que se tenha relato. Talves alguma semelhança, mas não direta.
Incrivelmene, Tolkien criou filosofias, Divindades, visão de mundo, medos, traumas, inimigos, desejos, amigos e feras totalmente distintas.

Porque não dizer que temos a Mitologia Tolkeniana.
 
De fato a mitologia do Tolkien apesar de ter lá suas semelhanças com uma ou outra mitologia existente, é ímpar.

Mas como imaginar os aspectos dessa mitologia sem se deixar influenciar por aquilo que ja conhecemos dessas outras culturas?
Eu costumo imaginar por exemplo os Dúnedain como guerreiros vikings, em suas armaduras, espadas e elmos.

Basta ver aos filmes e assistir os apêndices da versão extendida pra perceber que os designers da WETA se basearam na cultura nórdica, celta e até mesmo oriental para criar os elementos visuais, ou seja as armaduras e vestimentas de homens, elfos e dos homens que vinham do oriente para compor o exército de Sauron.

Como designer, não considero isso errado, pois ora, se o mundo de Tolkien nada mais é que o nosso mundo (particularmente a Europa) há 5 mil anos atrás (estou certo?), é aceitável imaginar que nesse contexto, as raças de Tolkien tenham sido a base para os elementos culturais de povos como vikings, celtas e orientais em termos de vestes, armas e armaduras. Claro, desde que não se esqueça que Tolkien escreveu uma mitologia fantástica baseado em um universo "paralelo"..

2ylpvgp.jpg


Sou designer e só posso falar de elementos visuais hehe, por isso não me aventuro em falar sobre os deuses e tudo mais, apesar de ter a minha própria opinião sobre isso também.. =x
 
Olá,
Eu estou fazendo faculdade de Historia (licenciatura) estou no 5º semestre ja pensando na monografia.
A minha é A Mitologia nas obras de Tolkien. Comecei a ler esse topico e me clareou muito as ideias.
Todos aqui me parecem bastante conhecedores do assunto e agradeceria muito se vcs me ajudassem.
Quem puder me indicar livros eu ficaria imensamente grata.

Desde já agradeço.
Obrigada
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo