• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Mitologia Nórdica

Se a tua dúvida é sobre onde aparece Garm, a fonte é o "Völuspá", o primeiro poema da Edda Poética, no qual uma profetisa conta a Odin o mito da criação e como será o Ragnarök.

Garm também é o nome do cão falante em Farmer Giles of Ham, do Tolkien.
 
Não consegui acessar esta página a qual vcs estão discutindo que chegou a outros pontos,....., mas estou me interessando muito pelas histórias do elfos, e no que alguns colegas acima citaram é que Tolkien descreve de uma forma diferente da mitologia. Qual é a maior diferença?
 
Pessoal, gostaria só de registrar minhas opiniões sobre alguns assuntos, mesmo porque ainda estou lendo as Cartas de Tolkien e não conheço tanto de mitologia quanto os doutos colegas.
Enfim, de início, acho que não é apenas o foto de os dois terem matado um dragão que nos faz relacionar os dois personagens, mas também o modo como mataram o dragão, o fato de os dois terem espadas especiais, no caso de Turin, Mormegil e, no caso de Sigfried, a Notung, e, por fim, ainda temos que os dois são amaldiçoados por deuses por atos de seus pais. Morgoth amaldiçoa a linhagem de Turin por causa de Hurin e Odin(Wotan, se preferirem), por sua vez, amaldiçoa Sigfried por causa de Sigmund.
Fala-se também em Sigurd, mas, como sabemos, o personagem Sigfried é a versão alemã do Sigurd, então não há muito a se discvutir sobre isso, apesar de que sua história, por ser mais simples, pelo menos na forma como a li, omite alguns desses aspectos importantes para a comparação.

Em segundo lugar, não acredito que Huan tenha sido baseado em Fenrir, mesmo porque os dois tinham personalidades totalmente diferentes. O simples fato de serem lobos especiais, que falam inclusive, não me traz uma idéia de semelhança. Um era bom, o cão dos Valar e o outro era filho de Loki e era mau.

No mais, adorei esse tópico. Muito bom mesmo. Espero que postem mais nele. No momento, li com pressa e por isso não deu pra discutir muito, mas volto pra chatear vocês mais! hehehe...

Abraço!
 
Eu acho que Tolkien, pego um pocuo de cada coisa e bateu no liquidificador... tipo, os anões, lembra mitologia nordica... tem um pouco da época medieval... esse negocio de deuses... lembra um pouco de conto de fadas por causa dos elfos... etc...
 
Parece que o link tá quebrado, então não deu pra saber o que o autor disse, mas aqui vai o que eu conheço, afinal eu já vi um dicionário de mitologia nórdica (e um de greco-romana, mas isso não importa) e tô lendo o Edda em prosa (eu tenho os 2 Edda).

I. Na minha opinião, os elfos seriam os Light Alfs, os anões seriam os Svart Alfs (esses eu não tenho dúvidas) e os orcs (não tenho nada melhor pra comparar) seriam os Dark Alfs.

II. O sol e a lua podem não ser como na mitologia grega (que os romanos adotaram, apenas mudando os nomes), mas eu lembro que a carruagem do sol é levada pela garota chamada Sol e a da lua é levada pelo garoto chamado Mani, na nórdica.

III. Quanto a Huan e Fenrir, não existe relação alguma, pois o primeiro é o cão de uma divindade e o segndo É uma divindade (um Vanir). E Fenrir não é do mal, pois os Aesir e os Vanir são apenas adversários.

IV. A Middle Earth (Terra-Média) tem - pelo menos no nome - origem de Midgard (que seria o mundo central). Aman, ou Valinor, de Asgard. E Angband (essa eu não tenho tanta certeza) de Helheim ou Niflheim.

V. Eis outro ponto interessante: Tanto os Valar quanto Morgoth e os Maiar são Ainur. E na mitologia nórdica, tanto os aesir quanto os vanir são deuses, divindades. Seria uma relação do tipo Valar-Aesir; Morgoth-Vanir, embora os Vanir não possam ser acusados como sendo realmente maus.

VI. Existe realmente uma relação dos Ainur com os deuses, mas não gregos. Os deuses gregos mais conhecidos (geração dos olímpicos) têm origem em Zeus (exceto Afrodite), que tem origem Cronus (geração dos titãs), que tem origem em Gaia (Reia; Geia;... = terra), que é a 1ª geração, que inclui Urano (o céu) e Ponto (punto;... = o mar, as águas em si, que quando o sêmem de Urano caiu sobre ele gerou Afrodite).
Manwë seria Odin, Mandos seria Hel, e assim por diante.


Acho que abordei tudo já dito até agora e que eu entendo.
 
lí na wiki,os balrogs são derivados dos demônios de fogo BALLrungs

wikipédia disse:
Origem do nome:
Os Balrogs foram idealizados por Tolkien (Conforme sua autobiografia de 1967) devido a uma viagem que o escritor inglês fez a Oslo, capital norueguesa, onde teve contato com tradições nórdicas que faziam referência a BALLRûgs, homens gigantes cobertos de fogo.

Acho que tem um pouco disso também.
 
Não acreditem em tudo que vocês lêem na Wikipédia. Se vocês pesquisassem bem, veriam que em nenhum outro lugar há menção dessa possível "origem" do nome, nem mesmo pelos principais estudiosos de Tolkien (como Tom Shippey) - e seria muito improvável que tais estudiosos não soubessem disso.

Outro detalhe é que essa informação do artigo em português sobre Balrogs na Wikipédia não se encontra na versão em inglês do mesmo artigo. Curioso, não?

E ainda há o fato de que Tolkien já usava a palavra "Balrog" no conto "A Queda de Gondolin", escrito por volta de 1917-18, muito antes de ter viajado para Oslo.

Fora o fato de que, acima de tudo, Tolkien não escreveu nenhuma autobiografia.

Essa informação no artigo da Wikipédia é claramente falsa e provavelmente criada unicamente para dar uma justificativa para o nome de acordo com o gosto da pessoa que inseriu essa informação lá.

Prestem mais atenção antes de sairem citando algo.
 
Última edição:
E wargs sãod erivados de Vargs,demonios em forma de lobos.

Isso poderia ser explicado possivelmente, pelo fato de que no norte da Terra média a cultura era bem diferente de muitos outros lugares. É provável que a palavra mais usada naquela região tenha se difundido para o resto, ademais, n'O Hobbit e no SdA, o que vale é a visão da história que os Hobbits tinham, então é provável que esse nome tenha sido usado pelos hobbits.
Mas aí haveria o problema de histórias como O Silmarillion, que são anteriores aos Hobbits, quanto a isso não tenho argumento. Claro, isso é tudo especulação minha, mas bem plausível de ser a verdade.

Não acreditem em tudo que vocês lêem na Wikipédia. Se vocês pesquisassem bem, veriam que em nenhum outro lugar há menção dessa possível "origem" do nome, nem mesmo pelos principais estudiosos de Tolkien (como Tom Shippey) - e seria muito improvável que tais estudiosos não soubessem disso.

Outro detalhe é que essa informação do artigo em português sobre Balrogs na Wikipédia não se encontra na versão em inglês do mesmo artigo. Curioso, não?

E ainda há o fato de que Tolkien já usava a palavra "Balrog" no conto "A Queda de Gondolin", escrito por volta de 1917-18, muito antes de ter viajado para Oslo.

Fora o fato de que, acima de tudo, Tolkien não escreveu nenhuma autobiografia.

Essa informação no artigo da Wikipédia é claramente falsa e provavelmente criada unicamente para dar uma justificativa para o nome de acordo com o gosto da pessoa que inseriu essa informação lá.

Prestem mais atenção antes de sairem citando algo.

Realmente, confiar no texto de uma enciclopédia em que todos tem livre acesso, sobre um tema afamado como Tolkien é bem arriscado. Além disso a sequencia dos eventos tira a credibilidade da informação, que provavelmente é pura especulação, como o que eu fiz um pouco acima.
 
Isso poderia ser explicado possivelmente, pelo fato de que no norte da Terra média a cultura era bem diferente de muitos outros lugares. É provável que a palavra mais usada naquela região tenha se difundido para o resto, ademais, n'O Hobbit e no SdA, o que vale é a visão da história que os Hobbits tinham, então é provável que esse nome tenha sido usado pelos hobbits.
Mas aí haveria o problema de histórias como O Silmarillion, que são anteriores aos Hobbits, quanto a isso não tenho argumento. Claro, isso é tudo especulação minha, mas bem plausível de ser a verdade.



Realmente, confiar no texto de uma enciclopédia em que todos tem livre acesso, sobre um tema afamado como Tolkien é bem arriscado. Além disso a sequencia dos eventos tira a credibilidade da informação, que provavelmente é pura especulação, como o que eu fiz um pouco acima.

Verdade
 
Cara, além da mitologia nórdica ser a mais legal e instigante de todas, foi a que mais influenciou Tolkien, talvez seja por isso que eu goste tanto da obra dele.
Quanto ao texto, realmente, tem uns erros bisonhos, e logo se vê que se o cara que escreveu ele leu algum livro, se reteve ao hobbit e ao SdA, não conhecendo tanto o legendarium, mas mesmo assim, tem várias partes certas, e dá pra traçar um paralelo entre as duas mitologias com o artigo.


é mesmo... a nórdica e acelta!!!
 
Acredito que ele tenha se baseado nela, entretanto no prefácio ele diz que não se baseou em nada...

"[...]Quanto a qualquer significado oculto ou "mensagem", intenção do autor estes não existem. O livro não é nem alegórico e nem se refere a fatos contemporâneos. Conforme a história se desenvolvia, foi criando raízes (no passado) e lançou ramos inesperados: mas seu tema principal foi definido no início pela inevitável escolha do Anel como elo entre este livro e O Hobbit. [...] Suas fontes são coisas que já estavam presentes na mente muito antes, ou em alguns casos já escritas, e pouco ou nada foi modificado pela guerra que começou em 1939 ou suas seqüelas. [...]" - Página XII/XIII do prefácio de O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel.

Ali ele afirma ter nada a ver com nada (muito menos com a SGM). Entretanto eu ganhei de aniversário um livro chamado Mitologia Nórdica de A.S. Franchini / Carmen Seganfredo, e no topo deste em parte diferenciada do restante da capa está escrito exatamente A mitologia na qual J.R.R. Tolkien se baseou para escrever "O Senhor dos Anéis", e este livro inclui a versão romanceada da ópera O Ael de Nibelungos de Richard Wagner.

Então eu continuo sem entender nada! :D
 
Última edição:
O que você não entendeu, influências mitológicas não tem nada a ver com alegorias de fatos reais. Podemos pegar na mitologia base em cosmologia, contos etc para criarmos um mundo.

Agora usar o livro como veículo de exposições de idéias com um fim de alertar, criticar, expor filosofias etc, e disfarçar isso em uma história de fantasia, é alegoria. Isso tem a ver com Lewis, não com Tolkien.
 
Agora usar o livro como veículo de exposições de idéias com um fim de alertar, criticar, expor filosofias etc, e disfarçar isso em uma história de fantasia, é alegoria. Isso tem a ver com Lewis, não com Tolkien.

Concordo inteiramente. :yep:

Tolkien não se baseou em nenhuma mitologia específica nem procurou com o seu legendarium fazer uma alegoria ao que quer que fosse.
Pode ter algumas parecenças, mas a sua mitologia tem de ser objeto de estudo independente.
Há a mitologia nórdica.
Há a mitologia celta.
E há a mitologia de Tolkien.

Se na sua mitologia Tolkien "bebeu" influências ou "colheu" ideias da mitologia nórdica ou celta, pois isso é perfeitamente natural.
Diria mais: foi essa sua base em algo ancestral que tornou a sua mitologia tão credível e bela.
As raízes do seu legendarium são, se pensarmos bem, a ideia mais brilhante que algum ser humano alguma vez conseguiu criar: a confluência de mitologias numa nova mitologia autónoma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo