É, como muitos ja disseram a Terra-Média é a Europa. O nome Middle-earth em inglês deriva do termo Middel-erthe que era o nome pelo qual os europeus chamavam sua região a centenas de anos atrás.
Até onde eu sei, a vila dos Hobbits se localiza perto do lar de Tolkien em Oxford. Gondor está aproximadamente onde hoje encontramos a Itália, apesar de poder se estender até a Turquia.
Antigamente, no mundo real, quando se saía da Grã-Bretanha para o sul, chegava-se a grandes impérios. Grécia, Roma, Bizâncio. E isso acontece no SdA. Os grandes reinos (Gondor, por exemplo) fica ao sul da vila dos Hobbits. O sul é onde ficam as civilizações, a política. O norte da Europa é o lugar associado a morte. Um lugar frio de noites eternas. Então a região de "frio" eterno, é o lar do líder dos cavaleiros negros.
Já o Oeste para os europeus, é a direção do mistério, pois o Atlântico interpunha à exploração. Na Europa surgiram lendas de terras mágicas além do mar. A lenda da ilha perdida de Atlântida, uma inspiração para Tolkien, surgiu por causa disso. Tolkien se baseou nisso para explicar mais ou menos como certos humanos chegaram a Gondor. E com certeza, também se baseou nessas lendas de terras mágicas além do mar, para escrever sobre as Terras Imortais. E por fim... o leste. Para os Hobbits, assim como para os europeus ocidentais na vida real, o leste passou a significar perigos porque era ali onde os inimigos e exércitos estrangeiros viviam. Então o leste, e Mordor.
acho que é mais ou menos isso... perdoem qualquer engano e me digam se eu estiver errada.