• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Era Medieval

Grahan

Sim, eu me divérto
Sabemos que a Era Medieval ocorreu na Idade Média, nos primieros anos d.C e que as cidades medievais eram construídas num pequeno espaço fedido e não asfaltado, mas que sempre existia uma fortaleza de pedra para proteger dos males e inimigos.
É na Idade Média, ou Era Medieval que surgiram-se as lendas de dragões e magos.

Muita gente que conhece a obra de Tolkien de relance e não entende sua criação (a criação de Arda e a Terra-média), acredita que as histórias (em especial "O Senhor dos Anéis", a mais conhecida) se passam na Era Medieval.
Falei tudo isso pra perguntar: será que Tolkien queria embutir em sua obra alguma caractrística desses tempos? A que se atribui essa crença, para muitos, que a obra dele é medieval?

P.S.: Só para exemplificar: dando uma passada de raspão no "Apresentações" você percebe quanta gente liga a obra de Tolkien a uma Era Medieval...
 
As vestimentas até lembram, e talvez Arnor me lembre um pouco os godos, mas eu considero Gondor algo mais parecido com Roma, o que nos leva à era clássica.


Tenn' enomentielva!
 
Bem eu não acho que ele tinha muito interesse nesse aspecto se ficou parecido com a idade média foi mais por coincidência do que por intenção do autor na minha opinião.
 
Eu acho que Tolkien criou toda história com uma pequena base na Era Medieval, só para dar aquele toque de uma história "clássica", antiga melhor dizendo. Mas acho que não foi nada para ficar igual a Era Medieval.
 
Em Alguns pontos sim, parece que Tolkien se baseia na Era Medieval.

Vestimentas, o estilo de vida, estilo de guerras, lembram, e muito, a maravilhosa Era Medieval.

Pra ficar IGUAL a Era Medieval, tenho certeza que o Mestre tinha muita imaginação pra precisar ficar copiando as coisas, não foi. Ele tirou apenas uma base, de crenças e costumes daquela época, pra formular melhor a história dele. E, visto que, ficou muito melhor que aquela época.

Sobre Gondor se parecer mais com Roma e a Era Clássica, concordo, é simpliesmente maravilhoso a obra de Minas Tirith, a cidade branca, maravilhosa. Ele talvez possa ter tirado uma idéia de construção civil da Era Clássica para formular o reino de Gondor, mas nunca se sabe né.

Enfim, creio que o Mestre tirou sim, idéias medievais, pra fazer sua magnifica história.

Abraços!:bamf:
 
No caso, Tolkien tirou suas inspirações na Bíblia que teve mais influencia e inspirações, e na época que ele escrevera os livros não existiam concretamente a matéria de história mundial com relatos dos tempos antigos e medievais do mundo todo e da Europa principalmente, ele então, tinha uma base sobre a Era Medieval ou Era das Trevas, tanto faz, sobre isso. Só que imaginou a Europa como a Terra Média para poder fazer seus contos.
 
Eu também acho que em alguns pontos ele se relaciona com a era mediaval... Mas como já referiram, ele só tirou às bases! E depois construiu sua propria era!
 
Acredito que a Terra-Média esteja sem como localiza-la na nossa contagem do tempo. Quando pensamos em Númenor, a Atlântida de Tolkien, percebemos o quanto recuado no tempo estamos. Platão nos diz que houve sim uma ilha como Atlântida: homens altivos com grande conhecimentos em artes que os homens que viviam no continente não conheciam... Bem, estudos recentes, ou melhor especulações recentes, afirmam que se houve uma Atlântida e se houve tempo de algum habitante escapar, provavelmente deve ter ido para a atual Grécia, e ali, nascido o povo como nós conhecemos como gregos... Não seria impossível, estudos da cultura grega, abre muitas discussões quanto e quando surgiram os conhecimentos matemáticos, sua mitologia, sua estrutura de governo e de habitação tão singulares por muitas centenas de anos. Sendo um povo que influenciou e não se deixou enfluenciar...

Eu acredito que Tolkien utiliza um pouco desta abertura do tempo para iniciar a estória dos homens e elfos. Da mesma maneira que existia uma interação entre faunos, dríades e ninfas com os homens, percebemos o mesmo no mundo da Terra-Média com os elfos.
 
Tolkien, como grande escritor sem dúvida teve sua inspiração em muitos aspectos, dos mais variados e com certeza a era medieval está incluida nisso como já falaram, as roupas estilo de guerra essas coisas lembram muito os tempos medievais, no entanto há muito mais alem disso, principalmente mitologias de todos os tipos que também se incluem na era medieval, logo acho que grande parte de suas obras se baseou nas epocas medievais com toques do mestre que a fizeram única e muito complexa.
 
Como alguns disseram, teve uma influência das características que compõem a chamada idade média, por exemplo o sistema político dominante - A monarquia.
Entre outros exemplos como as cidades em forma de feudo, um forte exemplo é Rohan.

Mas não só de história fez-se criar esse mundo novo chamado Terra-Média, mas tbm muitas influências do folclore, das lendas, mitos, crenças de outros tempos e regiões.
Como dos povos da idade antiga: Egípcios, Mesopotâmios, Persas, Hebreus, Fenícios, Orientais (Principalmente Chineses), os nórdicos e os incríveis Celtas; sem falar nas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

A quantidade de fontes de inspiração são tantas, que compõem um mundo um todo novo, sem compartivos.

Medieval - vem de Idade Média.
Logo não podemos considerar a Terra-Média como uma história Medival, pois não pertenceu à Idade Média.
 
è tudo bastante parecido, mas a intenção é essa mesmo, a própria Arda como Tolkine falou é o nosso planeta a muito muito tempo atras. As coias foram feitas assim para se parecerem um pouco com a realidade.
 
Acho que a obra de Tolkien se parece mais com a Baixa Idade Media e mais baseada na cultura Anglo-Saxónica e na Nórdica.
 
Eu li certa vez que as histórias de Tolkien se passam 6 mil anos antes da nossa existência. Alguém confirma, confere?

Dessa forma, podemos ter certeza que ela não se passa em nenhuma época da Era Medieval, mas lembra muito sim, principalmente as cidades.
 
Eu li certa vez que as histórias de Tolkien se passam 6 mil anos antes da nossa existência. Alguém confirma, confere?

Dessa forma, podemos ter certeza que ela não se passa em nenhuma época da Era Medieval, mas lembra muito sim, principalmente as cidades.

Considera o nascimento de Cristo como o início da 6ª Era e o Dilúvio de Noé como o início da 5ª. Os anos da 4ª era são uma incógnita, já que o despertar dos Homens em Hildórien retira a canonicidade de Adão no legendário e, portanto, de seus descendentes, que poderiam nos dar uma data aproximada da duração desta era (as suas idades são documentadas no Gênese).

Simplificando: não temos a mínima idéia. :lol:


Tenn' enomentielva!
 
Eu prefiro acreditar que ele sim... baseou-se em partes da Idade Média porém não apenas nela. E que a parte criada seja mais relevante. No caso das vestes, que é mais marcante, acredito que haja uma influência porém se observarmos o estilo de todo o universo criado por Tolkien... elas não poderiam ser outras! Calça jeans e blusinha não caberíam!!! Mas onde então encaixar, por exemplo as casas dos hobbits??? E os Balroks??? (Dragões???) E também se considerar-mos que a Idade Média veio após estes anos ainda mais motivos apara acreditar que algumas coisas permaneceram até a Idade Média! rs
 
Aliás, vcs sabem que quando se ver/ler Sda se lembra muito da Idade-Média, Monarquia, feudalismo, vestes(como já mencionaram), armas, Europa por completa e suas lendas(quando se fala em Europa logo se lembra em Idade-Média) suas paisagens todas da Inglaterra até o Oriente-Médio, se inspirasse apenas a era clássica pouco se falaria do norte da Europa mas mais da área mediterrânea, talvez teve inspiração nas cruzadas: Gondorianos+Rohirrim x Haradrin+Orientais. Lendas de Dragões e Demônios vêem da Idáde Média também, o que mais eu poderia citar? Castelos talvez, fortificações com povoados pequenos próximos da fortaleza, constituindo um burgo ou cidade. O que mais me vier à cabeça eu postarei aqui.
 
Realmente tem muitas coisas que lembram, mas acho que Tolkien se baseou em muitas coisas... e não acho que as obras dele ocorrem na época medieval...
 
Eu não gosto do termo "lembra a Idade Média". Tolkien dizia que a Terra-Média era o nosso planeta só que em outra época.....mas não vejo como um período medieval, mas sim a um tempo que antecede à história que conhecemos.
 
Juliano disse:
Falei tudo isso pra perguntar: será que Tolkien queria embutir em sua obra alguma caractrística desses tempos? A que se atribui essa crença, para muitos, que a obra dele é medieval?

Acredito que as obras de Tolkien foram muito mais influenciadas por contos medievais, como Beowulf. E daí provêm alguns estereótipos que acabaram se consagrando, como reis, castelos, cavaleiros e etc. Essas características foram inclusas nas obras sem a menor pré-intençao de Tolkien, acho eu. Exceto aquelas que aparentassem tecnologia rudimentar ao mesmo tempo que fossem obras grandiosas na arquitetura e meios de confecção de materiais pessoais, como armas e vestimentas.

Julgo que se Tolkien quisesse mesmo vincular sua obra com o período medieval (ou as especificidades que o acompanham), não terminaria só por essas características tão simplificadas da medievalidade. Organização política, nem social, nem econômica tem muitas semelhanças com as da Europa Ocidental dos séculos V ao XV.

A crença de que se trata de uma obra baseada na medievalidade provavelmente vem do fato de que essas características superficialmente medievais que às vezes permeiam as obras tolkenianas representam estereótipos da Idade Média. Estereótipos vindos de outros livros, filmes séries desenhos, etc.

psychom4n disse:
No caso, Tolkien tirou suas inspirações na Bíblia que teve mais influencia e inspirações, e na época que ele escrevera os livros não existiam concretamente a matéria de história mundial com relatos dos tempos antigos e medievais do mundo todo e da Europa principalmente, ele então, tinha uma base sobre a Era Medieval ou Era das Trevas, tanto faz, sobre isso. Só que imaginou a Europa como a Terra Média para poder fazer seus contos.

Inspirações da Bíblia? Não necessariamente isso, mas influência cultural.
Na "época de Tolkien" existiam sim materiais sobre história do que quer que fosse, a semelhança de hoje. A época de Tolkien e um pouco antes foi o ápice da expansão da ciência da história. Não sei se foi isso que tu quis dizer, mas se foi, é um engano tremendo!

Por fim, é muito feio chamar a Idade Média de Idade das Trevas. Essa é uma conotação dos renascentistas dos séculos XVI, totalmente pejorativa e irreal. O período medieval não foi uma "noite de mil anos" e diversos pensamentos medievais ainda impregnavam esses críticos modernos.
 
Achei a questão inicial do tópico bastante interessante. Tolkien não era um homem de poucas fontes para sua obra. Ele mesmo afirmou que tomou como base a mitologia celta, por exemplo. Tolkien não teve somente uma, mas várias influências o ajudaram a criar o mundo de Arda. Dentre essas influências não podemos descartar a Idade Média, que de alguma forma está presente na obra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo