• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Acadêmia

Aiya
Olá tudo bem?

Entrei aqui faz um tempinho, mas tava corrido nunca tinha postado nada, meu primeiro post, como não sei bem em qual fórum se encaixaria esse tema, vou postar em vários, então desde já me desculpem os administradores e os outros que lerem um tópico deslocado de tema.
Estou como coordenador de um Grupo de Oração Universitário (G.O.U) do Ministério das Universidades Renovadas (M.U.R) da Renovação Carismática Católica (R.C.C) da Igreja Católica, e fazendo 2 cursos sobre chaves de leitura das obras de Tolkien, e vendo a intenção da nova editora de Tolkien de fazer com que ele seja respeitado na Acadêmia, resolvi que queria usá-lo dentro das instituições de ensino superior, só não sei como ainda, se com pregações, Campanhas (que são sequências de pregações) e/ou com mostra de apresentações de trabalhos científicos/acadêmicos. Mas enfim, ai pra embasar meu projeto, eu e uma certa lady de um certo canal no youtube que talk sobre Tolkien (entenderam a referência?) estamos tentando fazer (mais ela que eu coitada) um blog pra levantar tudo que existe em português de acadêmico sobre Tolkien no Brasil, só não sei se pode divulgar o projeto ainda, por isso que não disse tudo com todas as letras (faltaram apenas algumas). Por enquanto conta com uma pesquisa minha de cento e poucos artigos, unida a uma pesquisa de um amigo dela. Mas já gostaria de perguntar: alguém já se atreveu a tentar compilar tudo que tem de acadêmico de Tolkien no Brasil? Essa pesquisa já existe pronta em algum lugar? Se sim onde? Se não, alguém conhece algum jeito mais rápido e mais preciso de levar todo esse material? Alguém gostaria de ser da nossa equipe de pesquisa (se sim deixa aqui por favor um e-mail e/ou wahts ou sinal de fumaça ou algum outro meio de comunicação que eu ainda não me comunico telepaticamente como a Galadriel)? Caso não tenha, não saibam, e não queria fazer parte da equipe, mas escreveu algo de nível acadêmico, e está como medo de não estar vinculado a nem uma instituição de ensino superior, ou de não acharmos, por favor envie pelo e-mail ohobbitcarismatico@hotmail.com

Bom era isso desde já obg.

att; Jean Henrique.

Namárië

PS: se não for aqui só apaguem ou transfiram o tópico por favor
 
Última edição:
Olá. Se eu entendi bem, você não está procurando artigos acadêmicos escritor por Tolkien e sim sobre Tolkien, não é? Deve haver uma boa variedade de autores que se dedicaram a esse tipo de artigo, então acho bem difícil que já exista algum site onde tenha tudo compilado, exatamente pela dificuldade de encontrar tudo. Mas tem um pessoal aqui do fórum que entende muito melhor do que eu, então alguém poderia dar uma resposta mais completa.
** Posts duplicados combinados **
P.S.: Mesmo que você não saiba a área exata do fórum, só é necessário criar um tópico, pois mesmo que estiver na área errada a moderação vai transferi-lo para a área certa, ok? :joinha:
 
Olá. Se eu entendi bem, você não está procurando artigos acadêmicos escritor por Tolkien e sim sobre Tolkien, não é? Deve haver uma boa variedade de autores que se dedicaram a esse tipo de artigo, então acho bem difícil que já exista algum site onde tenha tudo compilado, exatamente pela dificuldade de encontrar tudo. Mas tem um pessoal aqui do fórum que entende muito melhor do que eu, então alguém poderia dar uma resposta mais completa.
** Posts duplicados combinados **
P.S.: Mesmo que você não saiba a área exata do fórum, só é necessário criar um tópico, pois mesmo que estiver na área errada a moderação vai transferi-lo para a área certa, ok? :joinha:
obg aguardando mais respostas
 
Na verdade, artigos sobre Tolkien se tem aos montes, dependendo da área que quiser escolher. Verbi gratia, se eu quiser ver a relação da obra de Tolkien com a Igreja Católica Romana, eu me lembro que o padre Paulo Ricardo fez um curso recentemente sobre ele, em forma de vídeo, além de outras publicações (inclusive a mídia secular) destacar a influência da religião na literatura do professor.
Sobre a influência de Tolkien na literatura ficcional e fantástica, sobre a vida e concepções políticas, sobre o seu trabalho como filológo (e sua importância nos idiomas ficcionais que se seguiriam posteriormente) tbm há vários artigos falando.
 
obg aguardando mais respostas
Fiquei meio perdido aqui tentando escolher....ONDE responder rs

Jean, então, existem várias pessoas que escreveram artigos citando Tolkien e falando de Tolkien no Brasil. Muita gente aqui da Valinor, por exemplo, já o fez em TCCs, dissertações de mestrado ou mesmo teses de doutorado. Não acredito que seja difícil de encontrar.

Eu mesmo gastei umas boas páginas da minha tese de doutorado falando de Tolkien e olha que a tese era sobre cultura celta. Então veja bem, não deve ser um trabalho dos mais complicados.

Agora, nunca soube pessoalmente de ninguém ter tentando fazer esse levantamento bibliográfico não, mas seria interessante ser feito, claro.
 
Fiquei meio perdido aqui tentando escolher....ONDE responder rs

Jean, então, existem várias pessoas que escreveram artigos citando Tolkien e falando de Tolkien no Brasil. Muita gente aqui da Valinor, por exemplo, já o fez em TCCs, dissertações de mestrado ou mesmo teses de doutorado. Não acredito que seja difícil de encontrar.

Eu mesmo gastei umas boas páginas da minha tese de doutorado falando de Tolkien e olha que a tese era sobre cultura celta. Então veja bem, não deve ser um trabalho dos mais complicados.

Agora, nunca soube pessoalmente de ninguém ter tentando fazer esse levantamento bibliográfico não, mas seria interessante ser feito, claro.
Então, ele está sendo feito, pode não ser dos mais complicados, mas é dos mais melindrosos e demorados, por exemplo, você falou de Tolkien na sua tese de doutorado provavelmente seu trabalho vem na pesquisa, mas queremos achar só os que o tema são autor/obra de Tolkien, por exemplo se eu digito no google acadêmico "J.R.R. TOLKIEN" aparece uma coisa de pesquisa, agora por exemplo tem um artigo "O Processo de Individuação em Frodo" que só aparece se eu digitar "Frodo" na pesquisa, então a possibilidade de pesquisas pra achar potencialmente tudo, é virtualmente infinita
 
Um ponto interessante é que o site Tolkien Brasil havia noticiado uma conferência entre os dias 29 e 31 com a temática de Congresso de Literatura Católica.

http://tolkienbrasil.com/noticias/eventos/j-r-r-tolkien-no-1o-congresso-de-literatura-catolica/

Especificamente aqui no fórum se não me engano a administração tinha um número de trabalhos de pessoas que escreviam na área, então pode valer a pena enviar MP diretamente para eles.
obg farei isso então
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo