1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tolkien criou seu próprio mundo, seria ele um pouco Megalomaníaco?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por angeloalvarenga, 1 Fev 2008.

  1. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Tolkien criou seu próprio mundo, com direito a idiomas, sua própria Gênese, seus seres angelicais, seus castigos divinos etc.. Muitas coisas em sua obra tinham por características serem as mais BELAS, AS MAIORES, AS MAIS FANTÁSTICAS; esse tipo de adjetivo pode ser visto em vários trechos da sua obra.

    Será que Tolkien pensava que poderia ter feito um trabalho melhor do que Deus? E isso o inspirou?

    Teria ele um lado Megalomaniaco?

    Dicionário Michaelis

    Megalomania
    me.ga.lo.ma.ni.a
    sf (mégalo+mania) 1 Delírio de grandeza. 2 Mania pelas coisas grandes ou grandiosas, ou de fazer coisas grandes ou grandiosas.
     
  2. Elfo de Lothlórien

    Elfo de Lothlórien Seek and find what lingers deep inside

    Na minha opinião, de modo algum. Ele criou seu próprio mundo porque suas histórias exigiam isso dele. Falar simplesmente da guerra do Bem contra o Mal qualquer um faz. Agora, fazer como ele fez, de forma majestosa, isso pouquíssimos conseguem. Ele elevou a fantasia a outros patamares. Ele não tratou os elfos, orcs, etc. de forma a ser uma simples alegoria, e sim transformou-os em seres que fascinam a quem lê seus livros. De megalomaníaco nem um pouco, na minha opinião.
     
  3. Bagrong

    Bagrong RaG

    Ele inventou um passado, uma história.

    Creio que ele é só detalhista, alguém que gosta de histórias. Delírio de grandeza é um pouco exagerado.
     
  4. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    De forma alguma, todos sabemos que Tolkien era muito religioso, acho que ele jamais seria de questionar o poder divino ou insulta-LO dessa forma, pensando ter feito um trabalho melhor do que Deus.

    O Mestre não tem nada de Me.ga.lo.ma.ni.a.co, ele criou um mundo dele, inteira e exclusivamente dele. Ele criou as línguas, não somente algumas palavras, mas sim, toda uma gramática muito complexa. Ele criou o GENESES da TM, baseando-se um pouco na Biblia, mas ele inventou tudo isso. Ele não apenas criou Orcs, Ents, Elfos, Hobbits, Homens e etc., o Mestre deu toda uma EXISTÊNCIA á eles, fazendo-os existirem em seus livros, deu-lhes uma história longa e bem contada. Tolkien, criou um mundo que em todos os aspectos é perfeitamente perfeito.

    Fazer coisas grandiosas? Isso não era mania dele, era um DOM DIVINO.
    Como disse o Elfo, "falar de Guerra do Bem contra o Mal, qualquer um faz.Agora, fazer como ele fez, de forma majestosa, isso pouquíssimos conseguem." FALOU TUDO.

    Abraços!:cerva:
     
  5. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    Ele só era nerd ^^
     
  6. Meowth

    Meowth Usuário

    Queria ser um ner igual ele!
     
  7. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Seria megalomaníaco se ele criasse o próprio mundo e se fizesse senhor deste próprio mundo (no estilo "Tolkien = Eru"), o que não foi o caso. Então, extremamente criativo e talentoso, sim. Megalomaníaco, não.
     
  8. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    E eu colocaria alem de criativo e talentoso...extremamente detalhista e organizado.
    Megalomaníaco eu não creio.
     
  9. Creio que Tolkien sabia exatamente o que estava fazendo, e era uma obra extensa e grandiosa sim. Ele sabia que era singular, que até então nenhum escritor havia falado sobre tudo numa obra só.
    Havia obras falando sobre o céu, e só sobre o céu! Sobre deuses, e só sobre deuses! Sobre os homens, e só sobre os homens! Sobre o bem e o mal e só sobre esses dois caminhos! Mas fazer uma obra englobando tudo, colocando um pouco de cada mitologia existente num só lugar, dar uma pitadinha pessoal sem parecer arrogante... Ah...! Isso só ele fez, agora, se isso se chama ser megalomaníaco, quem sabe, talvez ele assim fosse...
    Mas creio que não seja o caso, ele o fez, porque gostava do que fez, ele só foi fiel a si próprio, a seus impulsos... Quando uma pessoa consegue ser fiel a si mesmo, tudo o que faz é grandioso: Shakespeare, Tolkien, Sócrates, Platão, Lincoln, Martir Luther King... Meu Deus são tantos... Quero fazer parte desta lista, vocês ainda ouvirão falar de mim...!
     
  10. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

  11. BarbaraPan

    BarbaraPan Usuário

    Um gênio extremamente criativo e detalhista sim, megalomaníaco não.
    Em hipótese alguma Tolkien se colocaria ao lado ou muito menos acima de Deus, sendo católico como ele era, ele só se dedicou muito a um projeto no qual acreditava, e mais do que isso, dedicou a vida toda a algo que gostava e que tinha prazer em fazer, certamente uma das razões pela qual o trabalho ficou tão perfeito.
     
  12. miharu

    miharu Wild~

    Megalomaníaco? Não.
    Ele era criativo, perfeccionista, detalhista.
     
  13. Jackson Duarte

    Jackson Duarte Usuário

    [2]

    ===========
    Ele criou esse mundo por ser fanático por histórias épicas, mas Megalomaníaco
    acho que não.
     
  14. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    E vocês se dizem fãs de Tolkien? Que negócio é esse de "acho"? :fire:

    Ele não era megalomaníaco. Obcecado talvez. Estão brincando de House e vendo patologias por ordem alfabética, é?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  15. angeloalvarenga

    angeloalvarenga Seria eu um

    Não é porque ele é o Tolkien que ele tem que ser perfeito! Sempre pode haver uma dúvida...

    Mesmo fãs temos que ter cuidado!
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Se pegarmos a segunda definição de Magalomania acredito que há grandes semelhanças com o Professor, não que isso seja necessariamente ruim, muitos gênios da humanidade tinham um lado excêntrico, que mal há nisso?

    Muito interessante o site que indicou!
     
  16. Drakus Vorthën

    Drakus Vorthën Usuário

    Pensar assim é subestimar a inteligência e religiosidade de nosso mestre. Ele não era megalomaníaco, era um Gênio com G maiúsculo, com uma percepção da mentalidade humana como poucos tem. Alguns seres que ele criou foram baseados em sentimentos humanos( mas não só neles), como ódio (orcs), amor (elfos), ambição (anões), etc... Megalomaníaco é o Paulo Coelho, que se acha um Gandalf!
     
  17. Breno C

    Breno C Quack

    Pensando bem... ele não criou muita coisa. Ele adaptou muita coisa. Usou de estruturas já conhecidas, mas fez isso de um a forma que só ele pode fazer (ou seja, muito bem). E que eu saiba isso não faz dele um megalomaniaco, e sim uma grande pessoa. O mais legal e que ele parece gostar que a obra faça mais sucesso do que ele...
     
  18. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Tenho certeza que Tolkien não era um Megalomaníaco. Ele pode ter adaptado muita coisa, mas ele também criou muita coisa...Inventar um idioma inteiro não é para qualquer um!! Mas ele fez isso porque queria deixar suas histórias mais emocionantes. E toda aquela grandeza de suas obras não é porque ele pensava que pode fazer um mundo melhor do que Deus e sim porque ele queria que parecesse fantástico com muita fantasia e para que pudessemos entrar na história confundindo-a até mesmo com a própria realidade!!

    Ps: Não consegui me expressar muito bem, pois estava com pressa, mas espero que tenham entendido :D
     
  19. Anaidy Anárion

    Anaidy Anárion Usuário

    Megalomaníaco, não creio. Ele era mesmo um gênio.
     
  20. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Megalomania está mais para "exagero". Ele não exagerou nas criações: na qualidade, foi à perfeição; quanto à quantidade, acho que a maioria de nós gostaria que ele tivesse feito mais! :D
     

Compartilhar