• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien, contra ou a favor da tecnologia?

Ele é a favor da tecnologia "sustentável". Afinal, querendo ou não, construir tocas, fortalezas ou belas cidades no seio de florestas é usar de tecnologia. Os Alvos Barcos dos teleri, por exemplo, são um belíssimo exemplo de tecnologia.
Tolkien, ao meu ver, não gostava da tecnologia que depredasse principalmente o meio ambiente, ou que fosse usada tão somente para destruição. Um belo exemplo é a espécie de pólvora que Saruman usa, ou o maquinário orc.

Valeu

:yep:


Tecnologia é um termo um tanto "muderno" para descrever a acelerada industrialização da Europa no auge da Revolução Industrial. Mecanização seria o termo correto.

Pode-se imaginar o impacto que deve ter sido a chegada de carros e máquinas movidas a óleo e vapor e a transição de um meio para outro não foi nem um pouco pacífica. O mundo respirava o progresso nos anos dourados antes da morte de Franz Ferdinand desencadear a 1ª Guerra Mundial e a corrida armamentista. Para Tokien, era triste ver todos os valores transmitidos por seus pais e avós serem esquecidos rapidamente em favor da automação humana nas fábricas em longas jornadas de 12 horas ou mais. A fantasia cedeu lugar a apreenção e o mundo tornou-se sombrio, cinzento e sem escapes que as estórias orais davam a imaginação infantil.

É.
Não lembro onde li, mas era algo relacionado com isso, assim, Tolkien ficou muito triste com toda essa tensão da guerra mundial e era contra que a tecnologia fosse usada pra esse lado.
Igual a Einstein que ficou triste-decepcionado que sua descoberta foi usada na bomba atômica, ou até mesmo Santos Dummont que viu os aviões sendo usados na guerra...todos eles não eram a favor que os avanços tecnológicos fossem usados em guerras.
 
Parece que, no caso de Tolkien, mesmo que os avanços tecnológicos não fossem usados na guerra, ele os olhava meio "torto"... Vide o caso do exorcismo do gravador.
 
Sinceramente, entendo que Tolkien não era contra a tecnologia.
Mas sim contra a Tecnologia mal usada.

Acredito que não era contra a cadeira de rodas elétrica, mas sim contra as armas de fogo. Não era contra o cortador de grama ou o desfibrilador, mas era contra as mega escavaderas ou as ferramentas usadas para destruir uma floresta inteira.

O problema não é a tecnologia, mas sim como nós a utilizamos.
 
Parece ser o mais correto a se pensar. Como explicar, contudo, o episódio do gravador? Para falar a verdade, eu nem sei se isso aconteceu mesmo... Alguém pode confirmar essa história?
 
Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.


Acredito que a maior lição de Tolkien é o pensar.
Um Anel é uma grande lição disso, você não pensava, você não vivia, simplesmente existia. Devemos pensar e ter nossas idéias e opiniões próprias, mas jamais devemos impor ela, apenas compartilhar. E infelizmente, muitas técnologias fazem isso hoje em dia (você precisa ter, você precisa ser, você precisa de).

Um Anel
 
Pelo o que já li a respeito de Tolkien vejo uma certa "revelia" à tecnologia que também está presente em suas obras. Mas esse pensamento é justificado, pois vejo também uma crítica à má utilização das tecnologias, como por exemplo nas guerras.
Pensando que Tolkien era católico é possível fazer um elo com esse estranhamento com a busca irrestrita ao saber, que muitas vezes (quase a maioria) traz uma afronta aos dogmas da igreja (maior exemplo Darwin), daí vem a crítica que pode ser vista em sua obra. Pensando além, vemos os hobbits, na sua "ignorância" (sem conhecer muito da TM e seus mistérios) um povo feliz e vivendo harmoniosamente.
É importante pensar também que nesse período de guerras, em que Tolkien viveu havia uma corrida pela tecnologia toda voltada para a própria guerra, e nessa linha de pensamento tenho que concordar que antes não tivessem desenvolvido nada e não houvessem guerras (mas essa também é uma ilusão, guerreariam por outros motivos....:roll:).
 
É, Tolkien podia estar enfastiado com toda aquela história de tecnologia para matar. Temos que fazer justiça: quem viveu neste período tem todo o direito de ser avesso à tecnologia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo