• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Tolkien and Shakespeare" - pré-venda do livro

Tilion

Administrador
tolkien.jpg
Programado para ser lançado na primavera/verão de 2007 no hemisfério norte (outono/inverno aqui), Tolkien and Shakespeare: Essays on Shared Themes and Language ("Tolkien e Shakespeare: Ensaios sobre Temas e Linguagem Compartilhados") é um livro que se propõe em analisar as inumeras semelhanças - muitas vezes não tão facilmente perceptíveis - entre dois dos maiores escritores da língua inglesa.

Leia mais...
 
Última edição:
Putz!! É nessas horas que lamento pacas não ter dinheiro. Quando vejo um lançamento desses e sei que não vou poder comprar. :disgusti:

Ainda mais tendo os HoME na minha lista de compras. Ponto. É o que vou comprar de importado que diga respeito a Tolkien. Mais coisas? Quem sabe num futuro bem distante.
 
Gabriel disse:
Estes ensaios concentram-se nos amplos temas e motivos que eram da preocupação de ambos os autores. Eles procuram revelar a influência de Shakespeare sobre Tolkien através de ecos dos temas do dramaturgo e até mesmo das escolhas de palavras, descobrindo como Tolkien usou, revisou, atualizou, "corrigiu" e, não obstante, manteve um diálogo constante com as obras de Shakespeare.
Hum.. interessante... até onde sei, Tolkien não gostava Sheakespeare... hoje mesmo li numa Carta um comentário desfavorável dele sobre o Will....

Taí um livro que gostaria de ver traduzido logo...
 
Na verdade, a opinião de Tolkien sobre Shakespeare geralmente é mal interpretada. Não é que ele não gostasse das obras de Shakespeare por si só, muito pelo contrário: nas próprias Cartas ele comenta sobre algumas idas ao teatro para ver peças do Bardo, em particular Hamlet, a qual ele faz comentários favoráveis à representação vista.

O que acontecia é que ele não gostava do tratamento que Shakespeare dava a certos temas e artifícios mitico-literários, como os elfos em geral, em particular em Sonho de uma noite de verão.

A influência de Shakespeare sobre Tolkien é óbvia em certas partas das obras deste último, em especial de Rei Lear e Macbeth. No Tolkien Studies volume 1 há inclusive um ensaio de Michael Drout sobre a influência do personagem Lear e das falas deste na composição dos personagens e falas de Denethor e o Rei-Bruxo. Esse livro novo deve tocar nisso mais uma vez, além de ir além, claro.
 
Vou ver se arranjo dinheiro para comprar, parece ser interessante, mas antes pretendo ir na biblioteca ler Hamlet, por que dizem ser muito bom.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo