• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien acreditava na real existencia de Hobbits?

Chuck Norris

Usuário
Infelizmente não estou com nenhum dos meus livros de SDA e os relacionados à eles para poder citar precisamente em qual deles li declaração a seguir, mas o fato é que tenho certeza de que li isso em algum. Talvez aqueles de vocês que estejam com os livros possam localizar o trecho que vou citar com mais facilidade que eu:

Lembro-me que antes de começar a estória, em uma breve introdução, Tolkien cita o fato de que atualmente os Hobbits não são tão numerosos quanto antigamente pelas ações do homem e etc (ou algo assim, se nao me engano). Quando li, me deu a entender que ele se referia a nosso mundo. Mas caso não fosse - se ele estivesse se referindo à TM - não seria mais apropriado ele dizer isso na própria estória? Isso me levou a pensar: Será que Tolkien acreditava que existiam Hobbits aqui na Terra? Ou mais: Será que ele acreditava na existencia dá TM?

Isso tudo é pouco provável, mas não ficou perfeitamente esclarecido para mim.
 
Você tem que levar em consideração que dentro da obra como um todo, Tolkien não é autor, mas "tradutor". Isso tornaria tudo da obra real, até os Hobbits. =]
 
Ele dizia que el mesmo era um hobbit, soh que um poko grande...Mas levano em conta aquilo que o Panda falo, ele eh mesmo o tradutor do livro vermelho, e isso tornaria a estoria real
 
Ele não acreditava nisso tudo aí. As Cartas, por exemplo, mostram ele criando e desenvolvendo as histórias de O Hobbit e SdA, de acordo com suas própias palavras. Ou seja, ele mesmo inventou, melhorou, mudou, editou e finalizou toda sua obra publicada em vida.

Acontece que ele queria ligar a TM ao nosso mundo. Por isso, disse ser apenas o tradutor do Livro Vermelho, para dizer ao leitor que sua histórias era, na verdade, o passado da própia Terra. Mas, ao meu ver, a intenção dele nunca foi fazer o leitor acreditar de verdade nas histórias, foi só fingir que ia contar uma fábula, ou uma história do passado. Ele mesmo com certeza não acreditava nisso. Basta ler as Cartas para vê-lo criar as obras.
 
Ele não acreditava nisso tudo aí. As Cartas, por exemplo, mostram ele criando e desenvolvendo as histórias de O Hobbit e SdA, de acordo com suas própias palavras. Ou seja, ele mesmo inventou, melhorou, mudou, editou e finalizou toda sua obra publicada em vida.

Acontece que ele queria ligar a TM ao nosso mundo. Por isso, disse ser apenas o tradutor do Livro Vermelho, para dizer ao leitor que sua histórias era, na verdade, o passado da própia Terra. Mas, ao meu ver, a intenção dele nunca foi fazer o leitor acreditar de verdade nas histórias, foi só fingir que ia contar uma fábula, ou uma história do passado. Ele mesmo com certeza não acreditava nisso. Basta ler as Cartas para vê-lo criar as obras.


Óbvio que o Tolkien não acreditava que a Terra-Média existisse, mas ele sempre brincou com o fato que foi ele que traduziu o Livro Vermelho....e por exemplo quando lhe é perguntado sobre os Magos Azuis, ele responde algo do tipo "Não se ouviu mais falar neles, ou eles foram mortos por Saruman, ou eles criaram cultos de magia...e etc" o intuito do meu exemplo não é mostrar o destino dos Magos Azuis mas de mostrar como o Tolkien responde...ele não diz, "Não pensei no que aconteceu a eles" ou "Eles morreram por Saruman" ele te dá algumas possibilidades baseada em informações que foram "traduzidas", eu acho que no final ele se divertia a valer se colocando no papel de tradutor do Livro Vermelho...


Se não, porque ele nunca explicou Bombadil?? Pelo simples fato que ele não "sabe"...não está escrito no livro, como ele vai saber??

É essa a minha opinião...:lol:
 
é que nem naquielas historinhas de contos de fada, que falam " Era uma vez, num reino muito distante", como se as historia fosse em nosso mundo. :)

Tolkien disse que os hobbits ainda exitem de brincadeira, apenas querendo ligar nosso mundo ao dele^^
 
Pois eh, mas tem gente que acredita que ele realmente seja o tradutor. Procurem um topico com nome 'e voce acredita ser verdade?' ou algo assim...
 
Eu creio q, para Tolkien, hobbits são pessoas reais, apenas de estatura menor e com gostos mais específicos sobre quase tudo na vida.
E em defesa da minha "tese", apresento o trecho de duas das suas mais importantes entrevistas:

"Hobbits não são pequenos; nem nenhum dos povos de Tolkien. Ele diz com ternura: 'Eu não gosto de criaturas pequenas. Hobbits tem de três a quatro pés de altura. Você pode ver pessoas desta estatura andando por aí. Se há alguma coisa que eu detestava era essas coisas do Drayton; horrível. Toda essa coisa de se esconder em campina, Shakespeare usou isso porque estava na moda, mas não mexia com a imaginação dele.'
...
"Gerrolt: Eu pensei que metaforicamente Midgard poderia ser a Terra Média ou poderia ter alguma conexão?
Tolkien: Oh sim, elas são a mesma coisa. A maioria das pessoas comete este engano de pensar na Terra Média como é um tipo particular de Terra de outro planeta ou do tipo de ficção científica, mas é apenas um antigo nome para este mundo onde nós vivemos cercados pelo mar.
Gerrolt: Parecia para min que a Terra Méédia era de certo como este mesmo mundo, mas em uma era diferente.
Tolkien: Nãão... mas em uma fase diferente de imaginaççãão, sim."
 
Li vários artigos do Tolkien, e vi até a filmagem de uma entrevista com ele, que tenho em DVD, e me parece uma pessoa perfeitamente sã e racional. Então acho difícil que ele acreditasse em Hobbits.
 
Li vários artigos do Tolkien, e vi até a filmagem de uma entrevista com ele, que tenho em DVD, e me parece uma pessoa perfeitamente sã e racional. Então acho difícil que ele acreditasse em Hobbits.

Ele não seria irracional se acreditasse em Hobbits e em uma terra paralela à nossa, como no caso, a TM.
Não é porque os católicos acreditam em Deus que os ateus os chamam de irracionais. Pelo menos eu não chamo. Cada um tem sua crença, e isso não é sinal de irracionalidade ou insanidade mental, embora algumas delas sejam muito pouco prováveis.
 
Gente, o décimo está certo. É irracional considerar verdadeira uma ficção que você mesmo inventou.

Tolkien não acreitava nos hobbits em si. Mas ele apreciava o 'espírito hobbit', o 'Hobbit Way of Life' que é essa maneira simples de viver. =]
 
Gente, o décimo está certo. É irracional considerar verdadeira uma ficção que você mesmo inventou.

Tolkien não acreitava nos hobbits em si. Mas ele apreciava o 'espírito hobbit', o 'Hobbit Way of Life' que é essa maneira simples de viver. =]

Não estou dizendo que é o fato, até porque já estou convencido de que ele realmente não acreditava. Mas não seria irracional da parte dele acreditar em uma coisa que criou. Ele poderia ter criado justamente porque acreditava.
 
Não, porque se você acredita em algo, essa coisa já existe. Ninguém simplesmente acredita em alguma coisa antes mesmo dessa coisa existir. E se você cria alguma coisa, sabe que não é real, pois foi você mesmo que criou.
 
O Professor criou o Hobbit para seus filho, como uma historia de ninar. criando os hobbits, assim como elfos, wargs, orcs, trolls, aguias, beorn, TOM BOMBADIL, era apenas uma forma de ilustrar suas historias.
Não acho que ele acrditava que realmente existiam, mas admirava toda e qualquer fantasia. assim como a mitologia nordica, onde existe grande semelhança com o SDA.
 
O Professor criou o Hobbit para seus filho, como uma historia de ninar. criando os hobbits, assim como elfos, wargs, orcs, trolls, aguias, beorn, TOM BOMBADIL, era apenas uma forma de ilustrar suas historias.
Não acho que ele acrditava que realmente existiam, mas admirava toda e qualquer fantasia. assim como a mitologia nordica, onde existe grande semelhança com o SDA.
o SDA que tem grande semelhança com a mitologia nórdica... tolkien nao criou os elfos nem os trolls... os orcs eu já não sei...
 
op's...foi mal, foi a forma errada de me expressar...sei que ele não criou elfos e nem trolls.
eu apenas quis dizer que ele criou personagems, e customizou os que ja conhecia, para ilustrar suas estorias.
se não me engano, ainda existe um tópico que fale sobre essa semelhança. citam até Atalantë...uma mera semelhança com atlantida?
não sei...rs
 
Não seria surpreendente o fato de existir a raça dos Hobbits, de verdade mesmo, no nosso Mundo Primário e por uma coincidência Tolkien criar e descrever essa mesma raça em seus livros, sem saber? Estranho né. Palpáveis, reais, os hobbits claro que não existem (Dizendo o óbvio para explicar a opinião).

Mas Tolkien acreditava na existência dos hobbits, sim, no seu Mundo Secundário. Se a intenção é transmitir ao leitor que, com todos os detalhes que você está colocando, aquilo é ou pode ser real dentro do livro ou, melhor, em uma realidade alternativa, você cumpre seu papel. A descrição, no caso, foi bem feita: os hobbits não possuem apetrechos que outros seres possuem em mitlogias, como asas, chifres e semelhantes. Alternativamente, a idéia da existência de hobbits é possível - que o diga a reportagem do Reinaldo "Imrahil" sobre os homenzinhos da Ilha de Flores.

Edit.: Aliás, até no tempo de vida de um hobbit condizente com o tamanho de sua raça, Tolkien acertou. Já que estudos mostram que um ser humano menor poderia viver mais de 100 anos tranqüilo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo