• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Toddynho cáustico

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
[h=1]
300614_2529527843275_1405845503_2949885_1159793107_n.jpg
[/h][h=1]Achocolatado é recolhido depois de causar mal-estar em consumidores[/h]
O achocolatado Toddynho, fabricado pela Pepsico Ltda, pode ter causado lesões em pelo menos quatro consumidores da Região Metropolitana nesta quinta-feira. As queixas chegaram à Vigilância Sanitária Estadual e foram relatadas por moradores de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre.

Na zona sul da Capital, uma menina de 10 anos foi levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) depois que sentiu uma forte ardência na boca e na garganta ao beber o produto, comprado pela avó dela, que é dona de um minimercado no bairro Guarujá. A garota foi medicada e retornou para casa nesta tarde.

Diante das reclamações, fiscais da vigilância sanitária começaram o recolhimento do achocolatado em caixinha nas três cidades. E como precaução, a medida seria ampliada para todo o Rio Grande do Sul.

Segundo a responsável pelo setor de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, Susete Lobo Saar de Almeida, uma análise laboratorial prévia do produto constatou alterações no pH da bebida. Esse índice, que aponta o quanto uma substância é ácida ou alcalina, estaria em torno de 13 — em uma escala que vai de zero a 14 — indicando grande alcalinidade no produto.

— É algo semelhante à soda cáustica, mas ainda não podemos dizer o que é exatamente. Pode ser, inclusive, algum produto de limpeza — disse Susete.

A Vigilância Sanitária Estadual verificou a alteração no pH em unidades de 200 ml, de dois lotes com data de validade 19 de fevereiro de 2012, mas vai recolher todo o produto por cautela.

As coordenadorias regionais de saúde e os órgãos de fiscalização também foram informados do problema. Testes mais detalhados serão feitos em mais amostras do achocolatado para identificar se o mal-estar relatado pelos consumidores está associado apenas ao pH alterado.

Informações sobre casos de intoxicação devem ser comunicados à Vigilância Sanitária pelo fone 150.

Contraponto

Veja nota divulgada pela PEPSICO:

A PEPSICO, detentora da marca TODDYNHO®, esclarece que tomou conhecimento de alteração na qualidade de cerca de 80 unidades de 200ml de TODDYNHO® Original, comercializadas na região metropolitana de Porto Alegre.

A empresa imediatamente tomou as ações cabíveis para retirar estas unidades de circulação e conta com uma equipe de profissionais mobilizada para dar informações aos consumidores, pelo telefone 0800 703 2222.

Os produtos são do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.

A PepsiCo mantém profundo respeito com seus consumidores nos seus mais de 50 anos de atuação no Brasil. A empresa pauta suas ações pela ética e transparência e segue rigoroso controle de qualidade para produção de todas as suas marcas.

A Pepsico permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.

Fonte: ZERO HORA
 
já saiu notícia mais atualizada

Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos de limpeza em vez de achocolatado.

"A máquina produziu um pequeno lote que não tinha Toddynho. Era uma solução que nós usamos para lavar a máquina: água e uma concentração de detergentes de 2%", diz Vladmir Maganhoto, diretor da unidade de negócios Toddynho da PepsiCo.

"Pode conter soda cáustica", completou ele. Até agora, mais de 20 pessoas ingeriram o líquido em caixinhas de Toddynho em 11 cidades do Rio Grande Sul.

Maganhoto só deu entrevista após saber que a Folha ouviu de um funcionário da fábrica que um dispositivo defeituoso provocou o erro. Antes disso, a PepsiCo só emitia notas para a imprensa.

Sobre o problema, o diretor informou apenas que "houve uma falha no processo produtivo como um todo" e que a empresa está levantando evidências para que o problema não se repita.

Na linha de montagem da fábrica --que funciona 24 horas e produz 1,1 milhão de unidades de Toddynho por dia--, o achocolatado já pronto é levado dos tanques, por tubulações, até nove máquinas que envasam o produto.

Um dispositivo detecta quando o tanque está vazio e interrompe o processo. Isso permite a lavagem automática do tanque sem que os produtos de limpeza sejam envasados. O funcionário ouvido pela Folha disse que a falha ocorreu nesta etapa.

Maganhoto confirma que houve um problema no dia 23 de agosto, mas não precisou o tipo de anormalidade.

no link tem infografico explicando o q pode ter acontecido

***

o tuco começou a tomar chocomilk, ades e afins, esse caso me deixou com bastante medo, confesso =/
 
Nossa, que medo!

Mas já que não era Toddynho na caixinha, e sim coisa da limpeza, a cor não seria diferente?
Se bem que ninguém olha isso nessas caixinhas... :think:
 
é q a caixinha é opaca, né? fica difícil de ver antes de já estar subindo pelo canudinho. mas agora por via das dúvidas vou experimentar tudo o que eu oferecer pro tuco, antes eu do que ele
 
Quantas vezes naquela sede de tomar um bem geladinho, rapidamente peguei o canudo, espetei no furinho e saí tomando? Eu nunca me preocupei em ver o conteúdo.

E já que não dá pra ver mesmo, agora somos obrigados em deixar vazar um pouco pra ver se não saí algo com cor diferente senão só servirá pra lavar privada ou pia engordurada. É brincadeira.
 
É sinistro isso. Mas se a empresa reconheceu o erro e tomar as medidas necessárias de retratar com quem tomou esse líquido será bem louvável.
 
Nossa, que medo!

Mas já que não era Toddynho na caixinha, e sim coisa da limpeza, a cor não seria diferente?
Se bem que ninguém olha isso nessas caixinhas... :think:

Isso tem cara de equipameno mal enxaguado depois da limpeza. Vai ver misturou a bebida pronta com resquícios da solução de lavagem. Tem que reforçar o treinamento da equipe de limpeza.
 
Última edição:
Gente, imagino eu que o gosto e a cor continuavam os mesmos, o que estava alterado era o PH.

Como ninguem morreu continuo tomando meu Toddynho de boas. =D
 
Isso tem cara de equipameno mal enxaguado depois da limpeza. Vai ver misturou a bebida pronta com resquícios da solução de lavagem. Tem que reforçar o treinamento da equipe de limpeza.

o processo de limpeza é automático, tá ali no texto que eu postei:

Na linha de montagem da fábrica --que funciona 24 horas e produz 1,1 milhão de unidades de Toddynho por dia--, o achocolatado já pronto é levado dos tanques, por tubulações, até nove máquinas que envasam o produto.

Um dispositivo detecta quando o tanque está vazio e interrompe o processo. Isso permite a lavagem automática do tanque sem que os produtos de limpeza sejam envasados. O funcionário ouvido pela Folha disse que a falha ocorreu nesta etapa.
 
foi levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS)
É sério que esse é o nome do hospital? :lol:

Falando sério agora, isso foi uma fatalidade. Quem iria imaginar que a PepsiCo, uma empresa de tanto tempo e confiança, ia "deixar" um acidente desse acontecer? É óbvio que as empresas grandes tomam muito cuidado na produção de seus alimentos. O que aconteceu foi mesmo um acidente, um azar. O que não pode acontecer é nós agora ficarmos mega preocupados em tomar Toddynho e outros produtos industrializados, ou vamos pirar. Você pára de tomar Toddynho, mas e o biscoito? E o pão? E o suco? Enfim...
 
o processo de limpeza é automático, tá ali no texto que eu postei:
Mas mesmo os processos automáticos tem de passar por um check-list para ver se foram bem executados. No mínimo a pessoa responsável por isso foi negligente. O que até é de se compreender pois esses processos automatizados são desenvolvidos para não terem falhas. Mas falhas inesperadas são as mais perigosas, ainda mais as que envolvem riscos químicos. Mas mesmo assim consumir produtos de empresas conhecidas é bem mais seguro, pois elas tem um nome a zelar. Já as de fundo de quintal, meu Deus. Eu trabalho com inspeção de produtos de origem animal e vigilância sanitária e vejo coisas de arrepiar em matéria de produtos clandestinos.
 
o processo de limpeza é automático, tá ali no texto que eu postei:
Pode ser justamente esse sistema que causou o problema. Uma manutenção mal feita pode ter feito o sistema falhar no momento da limpeza e ninguém percebeu. O que deveria ter acontecido é o controle de qualidade ter detectado o problema. Acredito que eles façam medidas do pH. Se foram muitas unidades com problema deveriam ter percebido. Talvez aí tenha ocorrido outro erro. Vai ver o cara responsável tava sozinho e não quis medir pra ficar no computador. :hihihi:
 
Se foram muitas unidades com problema deveriam ter percebido. Talvez aí tenha ocorrido outro erro. Vai ver o cara responsável tava sozinho e não quis medir pra ficar no computador. :hihihi:
O certo é coletar amostras aleatórias de cada lote produzido e analisar. Ao não fazer isso foi onde a empresa incorreu em falha mais grave.
 
Eu ando crica e comecei a olhar com mais cuidado a água mineral antes de beber. Tem aparecido marcas novas dominando o mercado mas a água as vezes vem com um gosto estranho e o pH as vezes é muito ácido. Se a água estiver quente periga até de dar azia. Também tem aparecido material particulado sólido dentro das garrafas de água com pedaços não identificados nadando lá dentro. Por segurança ando migrando para as marcas mais conhecidas porque depois da enxurrada de marcas novas nos últimos anos tem aparecido coisa de arrepiar os cabelos. Não vou me admirar se começar a aparecer uso de plástico tóxico em embalagens para alimentos como tem ocorrido na China em que colocaram um maluco lá para comprar o plástico mais barato.
 
Última edição:
diz que foram 80 toddynhos. o problema é que a pepsico se enrolou muito, ficava só emitindo nota dizendo que são só 80 toddynhos mas não assumiam o erro nem faziam qualquer coisa para resolver. aí AGOOOORA que uns 30 e pouco já tomaram o toddynho diabo verde que vai rolar um recall. eu odeio a postura de lá é melhor do que cá, mas na questão dos direitos do consumidor os brasileiros ainda precisam lutar muito para alcançar o ponto onde os americanos estão. lá recall é a coisa mais comum do mundo, e não serve só para carro. aqui no brasil em compensação, é nesse esquema aí do toddynho, que foi com pressão só que fizeram. tinha que ser normal aqui tb. deu merda? automaticamente manda anúncio de recall.
 
eu odeio a postura de lá é melhor do que cá, mas na questão dos direitos do consumidor os brasileiros ainda precisam lutar muito para alcançar o ponto onde os americanos estão. lá recall é a coisa mais comum do mundo, e não serve só para carro.

E lá as indústrias sabem que se deixarem furo terão de pagar indenizações pesadas. Há muita gente que critica o fato de que os americanos entrarem com ações por qualquer coisa, mas não podemos negar que eles sabem pleitear o que é seu de direito.
 
Sem querer justificar a PepsiCo, fatalidades assim acontecem bem raramente e não precisamos ter alarde quanto a toddynhos cáusticos ou coisa do tipo. Não mesmo!

Trabalhei por dois anos no único centro de intoxicados do estado do Rio de Janeiro da época e nunca atendemos casos assim. O único atendimento que foi PARECIDO, só que mais grave, foi de uma criança de 2 anos que foi tomar Decongex para aliviar sintomas da gripe, só que no conteúdo do vidrinho não estava o remédio e sim uma substância cáustica usada para limpá-lo e que depois é completamente removida para dar lugar ao remédio. Mas, não sabe-se o porquê, não foi, e corroeu toda a gargantinha e esôfago do menino. Ele sobreviveu, porque acidentes assim não costumam ser ~~gravíssimos~~, entretanto não sem sequelas. Depois disso não ouvimos falar mais sobre acidentes assim, e nem no passado, sem todo controle e tecnologia, eles eram minimamente comuns.

Sei que é difícil acreditar e aceitar que foi apenas uma fatalidade e que é quase certo que isso não se repetirá, até porque no assunto estão envolvidas crianças, justiça, fragilidade e irresponsabilidade dos outros, mas historicamente este acidente é raríssimo. Podem tomar seus toddynhos sem medo. Sério.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo