• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Toda Poesia (Paulo Leminski)

acabei de ver a estrela descendo a lenha no Rascunho, fui fuçar e descobri o motivo >>> http://rascunho.gazetadopovo.com.br/sobraram-apenas-os-oculos-e-o-bigode/

aproveitando que já estou linkando o Rascunho, tem este outro texto aqui também >>> http://rascunho.gazetadopovo.com.br/distraidos-nos-perderemos/

mas esse último vem com uma informação errada. Como comentei no twitter quando li o texto: diz lá "Leminski está sepultado no Cemitério do Água Verde, um dos bairros onde morou. Para evitar a peregrinação de bêbados e poetas, não se sabe ao certo qual é seu túmulo.". de fato, não há placas e afins que apontem onde está o túmulo (como cemitérios estrangeiros costumam fazer com seus "residentes" célebres), mas também não tem para o poty e para outras tantas figuras que estão enterradas lá. eu e o fábio estávamos curiosos para visitar o túmulo do leminski e fizemos o que qualquer pessoa que quer encontrar um lugar faz: perguntamos na recepção do cemitério (ou seja lá qual for o nome que dão). o carinha anotou a quadra em que encontraríamos, nos deu indicação de como chegar ali e foi tudo tranquilo, sem essa de "não se sabe ao certo qual é seu túmulo". até porque é um serviço que todo cemitério tem que prestar, não só para os mortos famosos. no fim, ficou parecendo que o autor quis dar ares de jim morrison no pére-lachaise.
 
Ah, sacanagem isso aí... Gosto tanto do Rascunho :osigh:

Penso que o crítico foi capcioso nessa análise. É verdade que o Leminski tem poemas que não são bons; mas, sobre isso, como diz o Rodrigo Garcia Lopes:

Ao lado de obras-primas (o concreto "Metamorfose") e peças imprescindíveis, como "um deus também é o vento", "O Velho Leon e Natália em Coyoacán", "Iceberg", "Aviso aos Náufragos", "Invernáculo" e "um homem com uma dor" (momentos que fundem imagem, música e pensamento), temos poemas descartáveis ("amar é um elo").

"Toda Poesia" é desigual? Sim, como é desigual "Poesia Completa", de Carlos Drummond de Andrade.

É provável que ele tenha visto mais o lado lúdico da poesia do Leminski, que se sobressai bastante e creio que é um dos pilares para a popularidade atestada de sua poesia. Mas isso não quer dizer que o Leminski seja apenas um "recreador de palavras". Vejo um indício dessa posição do autor do texto quando ele elenca o Razão de ser como o melhor poema do Leminski, quando outros, como o Iceberg ou o Sintonia para pressa e presságio, já não possuem essa mesma brincadeira que ele atesta.
 
“ Sua poesia se comunica com facilidade.” Como você bem disse (em post anterior) Mavericco. Talvez isso é o que incomode tanto alguns críticos. “Com a diferença de que Leminski, experimentalista nato, tinha consciência de que "errava muito", assumindo riscos” Rodrigo Garcia Lopes.:yep:
 
acabei de voltar do evento de lançamento do livro lá na cultura, foi bem legal. a banda da estrela tocou uma hora de músicas do paulo leminski (lembrando que ele também era compositor), aí depois rolou um sarau, naquele esquema bem improvisado da coisa - cada um subia no palco e declamava um poema, tocava uma canção etc. achei especialmente legal o baterista da banda musicando um poema ali na hora, mas quase tudo do que foi apresentado ali foi bem bacana. rolou até um esculacho no rascunho ( he he he ). deveriam pegar o formato do evento e fazer isso com outros poetas, porque saí de lá morrendo de vontade de reler o toda poesia (e voltei para casa com um agora que são elas :grinlove: )
 
A Sibila publicou uma resenha, ou um texto, falando do Toda Poesia. Bem: a Sibila pode ser perfeitamente rotulada como uma revista apocalíptica, pois se neguinho passar uma semana lendo os textos deles, neguinho vai pensar que a literatura contemporânea é um abismo. Tá pra nascer o poeta contemporâneo ou morto-recentemente que eles vão elogiar :hahano:

Então uma resenha negativa sobre a obra do Lemisnki advinda da Sibila assusta muito menor que uma advinda do Rascunho...
 
apenas que.

attachment.php
 

Anexos

  • M3VdHJf.jpg
    M3VdHJf.jpg
    27 KB · Visualizações: 133
Só pode ser fake mesmo.Quem faria algo assim?

attachment.php
 

Anexos

  • 67922_201526130006413_1674406051_n.png
    67922_201526130006413_1674406051_n.png
    19,7 KB · Visualizações: 89

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo