• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TJ-RS reconhece união estável paralela ao casamento

Edrahil

Usuário
O Rio Grande do Sul é conhecido, no meio jurídico, como berço do direito alternativo, ou seja, uma visão diferente do direito e a sua aplicabilidade.

Isso significa que costuma sair dos tribunais de lá decisões inovadoras, que pode vir a iniciar mudança na forma de julgar algumas matérias. Esse é mais um exemplo:

A 8ª Câmara Cível do TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul reconheceu no dia 20 de julho o relacionamento paralelo mantido ao longo de 16 anos por um homem casado há mais de 30 anos. No entendimento do desembargador José Ataídes Siqueira Trindade, relator no caso, o tempo de duração dos dois relacionamentos é “a prova cabal de que uma pessoa pode ter duas famílias, sendo possível manter uma união estável paralela ao casamento”.

O desembargador decidiu que, com relação ao patrimônio adquirido durante a vigência da união estável, a companheira terá direito a 25% da pensão do INSS e os outros 25% ficam com a esposa. O relator do recurso contra o reconhecimento dos dois relacionamentos foi acompanhado em seu voto por todos os demais desembargadores que compõem a 8ª Câmara Cível do TJ-RS. A decisão em primeira instância é da 1ª Vara de Família e Sucessões de Porto Alegre.

De acordo com informações do TJ-RS, o homem, já falecido, tinha dois filhos com a esposa, de quem nunca se separou de fato, e duas filhas com uma funcionária de uma lanchonete de sua propriedade, que morava no mesmo prédio do estabelecimento. Embora reconhecendo como excepcional a situação, o desembargador Siqueira Trindade apontou vários elementos que comprovam as vidas paralelas e sustentou sua decisão na Constituição Federal de 1988 e no Código Civil de 1926, que regia as duas relações até a promulgação da Lei n° 10.406/02, que instituiu o Novo Código Civil.

O magistrado citou em sua decisão que eram mantidos dois endereços, mesmo para fins de correspondência oficial. Fotografias retratam convívio social e familiar com a companheira e a esposa. A autora da ação se responsabilizou por internação hospitalar do companheiro. A esposa e os filhos do casamento pagaram as despesas com funeral. Ambas recebem do INSS pensão por morte. As testemunhas do processo confirmam as duas teses.

“O presente feito é a prova cabal de que uma pessoa pode manter duas famílias concomitantemente, e com as duas evidenciar affectio maritalis, parecendo até que algumas pessoas têm capacidade de se dividir entre tais famílias como se fosse duas pessoas, e não uma só”, considerou relator. “Está-se diante de uma entidade familiar concomitante ao casamento.”

O magistrado reproduziu trecho de voto do desembargador Rui Portanova em outra apelação, que menciona: “Reconhecida união dúplice ou paralela, por óbvio, não se pode mais conceber a divisão clássica de patrimônio pela metade entre duas. Na união dúplice do homem, por exemplo, não foram dois que construíram o patrimônio. Foram três: o homem, a esposa e a companheira”.

Código antigo
Conforme o desembargador Siqueira Trindade, o relacionamento —que perdurou de 1980 a 1996, quando o homem veio a falecer— teve parte de sua vigência e seu término sob o abrigo da Constituição Federal de 1988, que elevou a união estável à condição de entidade familiar.

Além disso, começou e findou sob o comando do Código Civil de 1916, não sendo atingido pela Lei n° 10.406/02, que instituiu o Novo Código Civil, não se podendo falar em reconhecimento do concubinato previsto em seu artigo 1.727. “O que leva a examinar o presente feito com base no instituto da união estável reconhecido pela Constituição Federal de 1988”, decidiu o desembargador.

Votando no mesmo sentido, o desembargador Rui Portanova destacou que a decisão “não passa por cima da lei, pois a primeira função do juiz é olhar a realidade dos fatos”. Também o desembargador Claudir Fidélis Faccenda afirmou que os juízes, como interpretadores da lei, têm sempre que se conduzir pelo mundo dos fatos. “No caso, efetivamente houve o estabelecimento de duas famílias”, afirmou.

Terça-feira, 25 de julho de 2006
http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/29975.shtml

Alguns defenderão a idéia, dizendo que a família gerada pela segunda união não pode ficar desamparada, e por isso a decisão estaria correta.

Já outra parte diria que ao se reconhecer tal situação, estaria se maculando o instituto do casamento, previsto em lei, que se trata de um contrato, e que nesse caso, estaria sendo descumprido por uma das partes.

Qual seria a sua opinião?
 
Bom, isso é verdade, uma pessoa pode realmente manter 2 famílias ao mesmo tempo, o grande problema vai ser a bagunça na hora de pegar a herança de um ente desses...
 
Bom, eu sempre fui fã do direito de família, então vou dar pitaco aqui.

Eu acho perfeitamente cabível a declaração do status de união estável paralela ao casamento, pois uma coisa não impede que a outra aconteça e a parte da "concubina", que sempre recebeu amparo e se acostumou a um status quo devido ao suporte do companheiro não pode ficar a ver navios com a morte do fubangueiro em questão.

Agora, com relação à esposa a coisa é diferente. Acho que, num caso diferente do concreto que tu apresentou, onde não aconteça a morte do cara que não consegue manter o tico dentro das calças, mas sim o término da relação "paralela", caberia à esposa o direito de uma ação indenizatória de danos morais e talvez até materiais, pois ela descobriu que o cônjuge dilapidava o patrimônio do casal em detrimento de outra...
 
ShidoSan disse:
Bom, isso é verdade, uma pessoa pode realmente manter 2 famílias ao mesmo tempo, o grande problema vai ser a bagunça na hora de pegar a herança de um ente desses...
A partir do momento que se reconhece a validade das duas uniões, fica fácil.

Sky, fala a verdade, tu tá defendendo o teu. Já está pensando e duas casas, não é? Uma com o Gabriel e outra com a patroa.
 
Isso sim é TJ.
5ªCamara Criminal é um oásis de bom senso dentro dessa palhaçada que é o Brasil.
 
Edrahil disse:
Sky, fala a verdade, tu tá defendendo o teu. Já está pensando e duas casas, não é? Uma com o Gabriel e outra com a patroa.

:rofl:

Olha que eu achei que a segunda casa seria com o Panda!!:obiggraz:

Bah.. que situação essa, tchê!! Só aí no RS que acontece esse tipo de coisa.
 
*ALMIË* disse:
:rofl:

Olha que eu achei que a segunda casa seria com o Panda!!:obiggraz:

Bah.. que situação essa, tchê!! Só aí no RS que acontece esse tipo de coisa.

Eu vou dar um tiro no próximo que vier com esse tipo de piadinha...








...:mrgreen:
 
*ALMIË* disse:
Tri estranho:think:
É que para ele não existe gaúcho gay. E como ele ainda não se definiu sexualmente, e sendo gaúcho, não quer ser confundido.

Pelo menos é o que acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo