1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Tirith Aear] O Mundo Sarumanizado, por Imrahil

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gildor, 28 Ago 2002.

  1. Gildor

    Gildor Usuário

    Saruman e sua traição atuam, na mitologia de Tolkien, como uma metáfora para a trágica relação entre tecnologia e natureza. Tentaremos entender como o “sarumanismo” passou a representar tudo o que Tolkien abominava na modernidade.
    Texto completo disponível em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Sauron- o Grande

    Sauron- o Grande Usuário

    Muito bom e interessante esse texto. :mrgreen:
     
  3. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    É muito interessante como tolkien trata o desejo de ordem, e o desejo de impor sua própria ordem. Eu acho que esse é seu maior tema.
     
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Esse texto é a primeira coisa que eu lembro quando alguém fala que o "Expurgo" é uma parte inútil e que deixa o livro anti-climático. Como ele mesmo diz, o SdA, apesar de não ser alegórico, o que Tolkien fazia questão de reprovar, ele tem aplicabilidade ao nosso mundo.

     
  5. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Esse texto é bem legal.
    Sem falar que o Imrahil é de São Carlos, como eu. :mrgreen: :mrgreen:
     
  6. Olwë

    Olwë Usuário

    O prefácio da edição brasileira do Roverandom realça em vários pontos do texto que o segue a preocupação de Tolkien com a "sarumanização.
    Muito interessante o ensaio do Imrahil!
     

Compartilhar