• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Tirith Aear] O Mundo Sarumanizado, por Imrahil

É muito interessante como tolkien trata o desejo de ordem, e o desejo de impor sua própria ordem. Eu acho que esse é seu maior tema.
 
Esse texto é a primeira coisa que eu lembro quando alguém fala que o "Expurgo" é uma parte inútil e que deixa o livro anti-climático. Como ele mesmo diz, o SdA, apesar de não ser alegórico, o que Tolkien fazia questão de reprovar, ele tem aplicabilidade ao nosso mundo.

J.R.R. Tokien disse:
“Olho para o leste, oeste, norte e sul, e não vejo Sauron; mas vejo que Saruman tem muitos descendentes. Nós, hobbits, não temos armas mágicas contra eles. No entanto, meus gentis-hobbits, faço-lhes este brinde: aos hobbits. Que eles perdurem além dos Sarumans e vejam outra vez a primavera nas árvores”
 
O prefácio da edição brasileira do Roverandom realça em vários pontos do texto que o segue a preocupação de Tolkien com a "sarumanização.
Muito interessante o ensaio do Imrahil!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo