• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tiririca estreia no Congresso com projeto 'bolsa alfabetização'

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estreia no Congresso. Na última terça-feira, assessores de Tiririca (PR-SP) entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista.

Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício.

O palhaço teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado. Ele aceitou fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever e foi absolvido pela Justiça Eleitoral.

No texto da proposta, Tiririca justificou que o benefício tem a
"finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação".

Em contrapartida, é exigido período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de frequência.

Os outros dois projetos de Tiririca tratam da criação de vale-livro para alunos da rede pública e de serviços de assistência social para profissionais do circo.

Segundo dados oficiais, 113 deputados não apresentaram nenhum projeto de lei neste primeiro ano da legislatura. Esse grupo, no entanto, inclui aqueles que já se afastaram para assumir um cargo no Executivo e seus suplentes na Casa.

O deputado não quis comentar suas propostas.

Desde que iniciou o mandato, Tiririca tem mantido uma atuação discreta na Câmara. Até agora, não fez nenhum discurso na tribuna nem relatou propostas de outro deputado.

Na Comissão de Educação e Cultura da Casa, única em que o humorista é titular, colegas afirmam que ele nunca pediu a palavra.

"Ele não tem perdido nenhuma reunião. É assíduo, mas tem um perfil discreto",
afirma a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da comissão.

11061764.jpeg


Deputado Tiririca (PR-SP) participa da primeira reunião da Comissão de Educação e Cultura, em março

Fonte
 
Melhor que bolsa-filhos do governo, né.

Gostei desse "bolsa" e do projeto vale-livro.
 
Pelo menos os paulistas poderão respirar um pouco mais aliviados. Um representante que está mostrando serviço já é muita coisa!!! Vamos ver no que isso vai resultar né. Torço para que não seja nenhuma das pegadinhas do Tiririca, já que a erradicação do analfabetismo é uma das propostas de governo da nossa amada Presidente Dilma Rouseff.
 
Não foi o que quis dizer, mas percebi que a assessoria usa discrição para o que na verdade é incompetência. NESSE caso, me parece incompetência.
 
Melhor que bolsa-filhos do governo, né.

Gostei desse "bolsa" e do projeto vale-livro.

O vale-livro é o unico que presta, pelo menos na teoria.
E se bobear, daqui a pouco lançam mesmo um bolsa-filho pra assistir quem tem mais de 4... Do jeito que a coisa tá caminhando...
 
A bolsa será distribuída em função de um "período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de frequência"?
Vejo muitas possibilidades de fraude nisso.

Um ponto inicial é que o indivíduo deve ser comprovadamente analfabeto antes de entrar no programa. E aí o problema é: como garantir que um indivíduo é realmente analfabeto?

Outra coisa não ficou muito clara (ou eu li muito mal): o benefício consiste num pagamento único ou será recebido indefinidamente em caráter mensal? Se for o primeiro caso, é até plausível. O segundo é inaceitável.

No mais, eu não vejo muitos méritos nesse projeto. O cara saber ler e escrever não faz dele um cidadão automaticamente melhor. Aposto como muitos indivíduos assim alfabetizados permaneceriam analfabetos funcionais - como são tantos e tantos brasileiros por aí que frequentaram escola e sabem ler e escrever. Aí vão alegar que é um primeiro passo. Ok, e cadê a continuidade da coisa então? Um programa educacional mais completo, mais amplo?

Por essas e outras que esses bolsa-escambau não passam de medidas populares, que não são capazes de tocar na raiz dos problemas, e configuram mero paliativo e angariador de votos.
 
E coincidência ou não, foi justo neste ano em que o distinto palhaço está debutando na política andaram imprimindo uns livros escolares carregados de erros como 16 -7 = 8, 2+ 2 = 5 e tal né?

Podem criar a bolsa-ajuda que for, mas se a qualidade nas nossas escolas, material didático e o salário do professor continuar a não estar a altura do mínimo de dignidade, simplesmente não muda nada.

Mas pra variar irão falar no horário politico que fizeram muito pela educação como sempre.
 
Bons projetos não são aqueles que visam tapar as deficiências de uma sociedade, recompensando monteriamente a obrigação, enquanto cidadão, do individuo.

Eu discordo completamente desses bolsas-tudo-quanto-é-coisa; Primeiro, porque como meu avô diria: Não basta dar o peixe, tem que ensinar a pescar ( e também não venham falar que esse projeto realmente alavancaria a educação no Brasil que é piada), segundo, utilize essa verba para melhorar a educação do pais, crie programas de incentivo social á educação e ao desenvolvimento social, crie mais empregos ao invés de "amamentar" toda uma nação que carece de estrutura.

Certamente, na sua concepção, ele julga ser um projeto bom para ajudar essas pessoas citadas, mas a realidade do Brasil é completamente diferente: todo mundo sabe dos casos de desvio desses bolsas-genéricos por ai e que, em suma, não são utilizados por aqueles que realmente o "poderiam" usar.

Discordo irrefutavelmente.

O Brasil não precisa de caridade, precisa de solução.
 
O vale-livro é o unico que presta, pelo menos na teoria.
E se bobear, daqui a pouco lançam mesmo um bolsa-filho pra assistir quem tem mais de 4... Do jeito que a coisa tá caminhando...

praticamente já existe o bolsa filho...
o bolsa-familia vc ganha mais dinheiro quanto mais filhos vc tem
da pra ganhar o beneficio de no maximo 3 crianças
e de no maximo 2 jovens logo vc jah ganha dinheiro por 5 filhos

daqui a pouco aumentam isso tbm...

frase oriunda do meu orkut

"O Ibama considera crime a confecção de bolsas com couro de jacaré, mas não há lei que proíba confecção de bolsas-família com o couro da classe média"
 
Cada vez mais o Brasil assina atestado de mediocridade.

Bolsa educação... Tecnicamente o fato da educação pública ser gratuita ja é uma bolsa de estudos, em vez de dar dinheiro pro aluno, porque não remuneram melhor os professores. Não investir de forma mais séria na estrutura de escolas e centros de formação.

Isso pra mim é "populismo barato", mais uma vez estamos vendo que o esquema pra ganhar voto e posar se socialmente interessado, é dar o peixe em vez de ensinar a pescar.

O problema não é o individuo chegar a uma certa idade sem estudar, mas o motivo que o levou a não dar seguimento aos estudos. "O porque", "a causa", "o núcleo duro da questão".

Mas só em terras tupiniquins é que se tem a ilusão de crescimento sem uma politica seria de educação.
 
Última edição:
O problema não está no projeto, que muitos já crucificam, mas sim da má fé com que as famílias que irão receber, agem.

Se o povo não preferisse ignorar o fato de que ao gastar o benefício com besteiras, está roubando de si mesmo, e usasse o dinheiro para o que ele é realmente destinado, com certeza funcionaria.

O problema como sempre não está no Brasil, mas sim no brasileiro, que é sem vergonha.

Dessa vez o erro não será do político, mas sim da população, que prefere ser ignorante, a investir em sua própria educação!
 
O Tiririca "coitado" tenta fazer o que pode dentro de suas habilidades e qualificações se assim posso dizer.

Ele podia criar o BOLSA VERGONHA NA CARA. Quando os políticos (super letrados do colarinho branco) de Brasília fizerem merda como desviar dinheiro, mensalões e mensalinhos e erros de publicação em livros, deveriam receber apenas 10% no último contra-cheque e serem excluídos da política para sempre.
 
Se ele não faz nada vocês falam, se ele procura fazer vocês falam...tenham santa paciência com essa perseguição! O que os Deputados e senadores que VOCÊS votaram está fazendo? vocês sabem os projetos de lei que eles estão propondo? Se sim ótimo é sinal de que vocês são eleitores que acompanham seus deputados e senadores, se não porque não procuram saber para criticar quem vocês votaram por qualquer que seja seu projeto de lei? O vale-Livro e o serviço de assistência social para profissionais do circo são excelentes projetos não ótimos apenas. Tenho certeza que muitos deputados até agora no ano não propuseram nenhum projeto de lei importante como esses. É por essas e outras que eu começo a analisar um politico eleito depois de pelo menos seis meses de mandado para saber como estão indo e sequer se passou seis meses e Tiririca vem com boas idéias. Eu aplaudo ele.

Eu concordo em absoluto com a Pim que discrição não é o mesmo que incompetência, mas concordo com o caio quado ele diz que Tiririca deveria agir um pouco mais, ele precisa aparecer, ele pode não ser estudado mas ele não é burro, não custava nada ele subir no plenario e discutir os seus projetos de lei até por estrategia política, pois sem duvida se ele subir no plenario será noticia em todos os jornais do país, e seu nome aparecerá, o que é bom para um político e seus projetos não parecem complicados, qualquer um entenderia a função deles.

E também concordo em absoluto com o Kaledwich, o brasileiro recebe seus auxilios e não os reverte para onde deveriam ser revertido por pura safadeza.
 
Peraí, vocês vírgula. Eu não votei absolutamente nele, os MEUS candidatos eu acompanho sim e não tem me dado motivo de crítica não. Agora concordo com você quando diz que são bons projetos, até são, agora tem que ver como serão aplicados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo