• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tiririca estreia no Congresso com projeto 'bolsa alfabetização'

Vamos separar bem as coisas: uma é criticar de antemão qualquer proposta do Tiririca por puro preconceito. Outra é analisar suas propostas separadamente. Para não ficar só no achismo, fui me dar ao trabalho de ler os projetos de lei apresentados pelo congressista paulista. São três, até agora:

- O PL 1527/2011 é o que "dispõe sobre a organização da assistência social (...) para prever a criação de programas de amparo às pessoas e famílias que exercem atividades circenses e de diversões itinerantes". Não há nada a questionar neste caso, muito pelo contrário. Seria uma lei socialmente justa que protegeria mais uma classe de trabalhadores que não pode contar com benefícios como a aposentadoria, fundo de garantia, etc.

- O PL 1529/2011 propõe a criação do "Vale-Livro". A ideia em si é louvável (permitir ao aluno carente ter um recurso financeiro para escolher ele mesmo os livros que deseja comprar), mas a execução é que me parece falha: por que dar um valor em dinheiro a esse aluno? O que garante que sua família - em geral com preocupações muito mais prementes do que a formação de uma "pequena biblioteca" - vá usar esse recurso comprando livros? E mesmo que tivessem essa intenção, o que fazer em certas cidades do país que nem livraria têm? E o preço dos livros, que continua impraticável mesmo para pessoas de classe média? Desnecessário dizer que em lugar desse "vale" caberia ao Estado adquirir os livros, municiando convenientemente as bibliotecas públicas e escolares e, ainda, doando volumes para esses alunos.

- Finalmente, o PL 1528/2011 é para mim o pior de todos, já que se trata de mais uma daquelas ideias simplesmente assistencialistas e populistas do tipo "bolsa-ajuda" que fica só nisso e não possibilita ao cidadão ir adiante com suas próprias pernas. O texto é meio nebuloso, pois não especifica por quanto tempo se daria esse auxílio. Outro problema é determinar quem era de fato analfabeto até frequentar o curso exigido para se fazer jus à bolsa.

E que bom que podemos comentar pelo menos os projetos do palhaço-deputado (sem ofensas) Tiririca, porque esse apresentou mais em seis meses do que a maioria dos deputados-palhaços (agora com ofensas) fez em suas sórdidas carreiras políticas.
 
Ótimo, se for mais interessante pra uma discussão mais ampla, sugiro até editar o título do tópico, pois a principio neste só estava sendo discutindo apenas esse projeto assistencialista dele e nisso eu concordo com a maioria que postou aqui.

Já os demais, pelo visto o jeito é aguardar pela aprovação e ainda torcer pra que não sofram alguma modificação de última hora pra pior e sim pra melhor, pois politicagem aqui no Brasil pra uma coisa boa sair do papel e ter o apoio da maioria tem que muitas vezes barganhar.
 
Última edição:
É exatamente isso, eu não estou "batendo" no deputado Tiririca. Eu quero ir mais fundo na questão... A forma equivocada como a educação é tratada...

Sejamos francos imediatismo é algo que so deve ser aplicado em situações emergenciais, enquanto as medidas corretas não surtem efeito.

Me digam francamente, independente de ideologia politica ou qualquer conceito pre-estabelecido.

Em que um bolsa analfabeto, vai melhorar a qualidade da educação, em que isso será diferente do antigo programa "mobral" pra educação de adultos.

Se o sistema publico de educação não tem qualidade, ou estrutura mínima, como é que um individuo fora de idade escolar vai conseguir recuperar o tempo perdido.

O Brasil esta numa lei de mercado distorcida, do existe quem corrompe por existir aqueles que se deixam corromper e nesse caso é o povo que se deixa corromper, com favores, esmolas, agrados. Eu tiro aqui por Alagoas e outros estados onde a população tornou sua vontade soberana:

Gasolina acima de R$3,00 - A população foi pra rua protestar de forma pacifica e inteligente pra fazer valer sua vontade e seus direitos, resultado uma gasolina que em 2 semanas subiu R$0,30 chegando ao patamar de R$3,20 hoje esta sendo vendida em alguns postos a R$2,74.

Porque isso não acontece pela educação, pela saúde, pela moradia. Leis sobre leis que não são seguidas é ineficiente, É tudo uma bola de neve, se um cidadão de origem humilde para de estudar, por ter de trabalhar ele cai no sub-emprego, e até concurso público pra gari exige segundo grau, diploma não faz prova por ninguém, de que adianta tem um papelzinho dizendo que não se é analfabeto se o individuo ao ler não interpreta o que leu, de que adianta ter certificado de segundo grau se pra multiplicar 0,80 x 5 a pessoa precisa de uma calculadora...

Minha indignação não é com os deputados, pois o POVO é quem os coloca lá, Collor foi eleito Senador da republica, A presidenta Dilma teve de recuar na decisão de abrir os registros históricos por pressão dos políticos de sua base aliada... A copa e as olimpíadas estão batendo a nossa porta e daqui a pouco as torneiras de dinheiro vão começar a jorrar... E o que o povo faz????

Fica "putinho" quando o Brasil é eliminado da copa do mundo, e faz uma festa "fodastica" quando seu time ganha a copa alguma coisa, ou recebem de brinde um titulo que ninguém sabia existir.

(ufa!) Resumindo, Diploma sem conteúdo e papel higiênico, servem pra mesma coisa.
 
O Tiririca "coitado" tenta fazer o que pode dentro de suas habilidades e qualificações se assim posso dizer.

Concordo com o Elessar, pois, se metade dos políticos de Brasília tentassem fazer o que “podem” e usar suas qualificações para trabalharem pelo bem do povo e do nosso País, com certeza a coisa andaria bem melhor. Mas ao invés disso, usam de suas “qualidades” e habilidades, para acharem brechas e burlar a Constituição, as Leis, e cada vez mais enriquecerem as nossas custas.
 
Me orgulho de dizer que votei nele, e pelo menos sei que ele está tentando fazer algo.

O problema do Brasil, como já disse, não são os Políticos, mas sim os brasileiros, eleitores TÃO críticos, que ao invés de irem às ruas protestar contra algo que não gostam, ficam malhando um coitado no fórum.
 
O segundo projeto, do Vale-Livro, eu não gostei, o terceiro, bem, é um projeto que visa favorecer uma classe, e representar segmentos sociais específicos é a característica de muitos parlamentares.

O primeiro e o mais discutido aqui, a bolsa para analfabetos, tem vários problemas na sua implementação (o que é bem diferente da proposição: regulamentar o cumprimento da lei, ao que eu saiba, é tarefa do Executivo, dentro das limitações impostas pela redação da própria). Mas em essência ele é bom, no que parte do ponto de vista humano. Dar ao analfabeto a possibilidade de se educar e receber uma bolsa para isso, já que o mesmo muitas vezes não frequenta um curso de alfabetização por dificuldades de horário, devido a trabalho.

Não esperem enormes ganhos econômicos com isso: a maior parte dos analfabetos no País têm, eu imagino, 35 anos ou mais. É difícil dizer que conseguiriam trabalhos muito melhores ou até uma capacidade de crítica política/social muito superior. Mas sou a favor só pela questão da dignidade.

Como evitar fraude, como provar que o cara é analfabeto, é outra história.
 
O segundo projeto, do Vale-Livro, eu não gostei, o terceiro, bem, é um projeto que visa favorecer uma classe, e representar segmentos sociais específicos é a característica de muitos parlamentares.

Só esclarecendo: o projeto sobre os artistas circenses não visa a favorecer uma classe, mas sim garantir àqueles profissionais uma segurança social mínima que já é direito de tantas outras categorias.
 
Ah, gente... sério... na boa... qualquer pessoa alfabetizada pode ensinar alguém a ler e escrever.
Se a questão da educação no Brasil fosse só ensinar a ler e escrever...

Esse projeto não tem nada a ver com nada... Saber ler e escrever não ajuda ninguém a melhorar de emprego [logo, de vida]. Fora que, como já disseram, não adianta ler uma palavra sem entender seu significado... uma grande parcela dos alfabetizados, infelizmente, são analfabetos funcionais [como alguém já citou aí pra cima].

Quer resolver o problema da educação?

Escolas decentes, em prédios apropriados; com professores bem pagos, atualizados, incentivados e competentes; e atividades em período integral [manhã e tarde].
Afora as matérias didáticas óbvias pela manhã, à tarde atividades culturais e esportivas que os alunos poderiam escolher de acordo com habilidades e gostos, como: times [futebol, volei, basquete, etc...]; treinos [natação, corrida, artes marciais]; música, teatro e dança; cursos úteis pra vida futura, como economia doméstica e culinária.

E, tendo sempre à disposição profissionais essenciais de outras áreas: assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, etc...

Locais decentes para os alunos usarem, estudarem, treinarem e pesquisarem: quadras, piscinas, bibliotecas, salas de informática com computadores NOVOS e com internet, laboratórios de química, física e biologia, etc...

Voltar a promover as festas e atividades que integram a comunidade - e que tinham na minha época, mas pelo que ouvi dizer estão deixando de existir - com a escola, fazem as pessoas conhecerem e participarem: feira do livro, festa do folclore, feira de ciências, excursões para lugares tanto importantes quanto divertidos, gincanas, campeonatos inter-escolares, etc...

"Ah, mas o governo não tem condições de dar isso tudo..."

Em primeiro lugar, tem sim... é só parar de roubar! Mas vamos supor que por algum motivo não tivesse como... É só, pelo menos, diminuir todos esses impostos absurdos, aumentar o salário mínimo a um nível decente e melhorar as condições de trabalho, para que sobre dinheiro suficiente para que os pais possam por os filhos em escolas particulares que tenham condições de oferecer um ambiente saudável e com profissionais preparados [e não professores frustrados pq não conseguiram emprego em outra área].

Dar mais poderes ao professor dentro da sala de aula para chamar a atenção e REPROVAR SIM, quem não tá afim de estudar e ainda prejudica os outros alunos!!!

Não precisamos de MAIS projetos populistas, precisamos que criem vergonha na cara E PAREM DE ROUBAR descaradamente!!!
 
Os projetos em si são bons o problema é a execução (o vale-livros é louvável, mas deveriam dar livros, já que o projeto não garante que um pai alcoolatra não vá usar o dinheiro para comprar cachaça) e pelo menos ele está trabalhando, e como ja disseram, tem muitos que nem isso fazem.

de que adianta ter certificado de segundo grau se pra multiplicar 0,80 x 5 a pessoa precisa de uma calculadora...

Na minha calculadora deu 4.
 
Ah, gente... sério... na boa... qualquer pessoa alfabetizada pode ensinar alguém a ler e escrever.
Se a questão da educação no Brasil fosse só ensinar a ler e escrever...

Esse projeto não tem nada a ver com nada... Saber ler e escrever não ajuda ninguém a melhorar de emprego [logo, de vida]. Fora que, como já disseram, não adianta ler uma palavra sem entender seu significado... uma grande parcela dos alfabetizados, infelizmente, são analfabetos funcionais [como alguém já citou aí pra cima].

Quer resolver o problema da educação?

Escolas decentes, em prédios apropriados; com professores bem pagos, atualizados, incentivados e competentes; e atividades em período integral [manhã e tarde].
Afora as matérias didáticas óbvias pela manhã, à tarde atividades culturais e esportivas que os alunos poderiam escolher de acordo com habilidades e gostos, como: times [futebol, volei, basquete, etc...]; treinos [natação, corrida, artes marciais]; música, teatro e dança; cursos úteis pra vida futura, como economia doméstica e culinária.

E, tendo sempre à disposição profissionais essenciais de outras áreas: assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, etc...

Locais decentes para os alunos usarem, estudarem, treinarem e pesquisarem: quadras, piscinas, bibliotecas, salas de informática com computadores NOVOS e com internet, laboratórios de química, física e biologia, etc...

Voltar a promover as festas e atividades que integram a comunidade - e que tinham na minha época, mas pelo que ouvi dizer estão deixando de existir - com a escola, fazem as pessoas conhecerem e participarem: feira do livro, festa do folclore, feira de ciências, excursões para lugares tanto importantes quanto divertidos, gincanas, campeonatos inter-escolares, etc...

"Ah, mas o governo não tem condições de dar isso tudo..."

Em primeiro lugar, tem sim... é só parar de roubar! Mas vamos supor que por algum motivo não tivesse como... É só, pelo menos, diminuir todos esses impostos absurdos, aumentar o salário mínimo a um nível decente e melhorar as condições de trabalho, para que sobre dinheiro suficiente para que os pais possam por os filhos em escolas particulares que tenham condições de oferecer um ambiente saudável e com profissionais preparados [e não professores frustrados pq não conseguiram emprego em outra área].

Dar mais poderes ao professor dentro da sala de aula para chamar a atenção e REPROVAR SIM, quem não tá afim de estudar e ainda prejudica os outros alunos!!!

Não precisamos de MAIS projetos populistas, precisamos que criem vergonha na cara E PAREM DE ROUBAR descaradamente!!!


Tudo isto que você falou é muito bonito, mas de que adianta toda essa infraestrutura se no final, vai um "bando de badernista" (Saudoso Away!) pixar a escola, quebrar as carteiras, ferrar com as torneiras e explodir as privadas?

A educação no Brasil, a meu ver, tinha que voltar como era na época do Regime Militar. Escreveu, não leu, pau comeu!

Algumas matérias como Moral e Cívica, fazem falta hoje em dia.

E não me venham com essa de que não havia liberdade de expressão.

Liberdade de expressão é oscambau! Dá liberdade de expressão e o que que sai da cabeça do povo? "Créu" "Eu dou pra quem quiser, que a p**** da b***** é minha!".

Ah, sinceramente, eu quero criar meus filhos longe dessa gente sem nexo.

O Problema somos nós... Eu sou parte do problema, porque também tô vendo tudo, e fico aqui parado, com essa cara de viado, que viu caxinguelê!
 
Última edição:
Tudo isto que você falou é muito bonito, mas de que adianta toda essa infraestrutura se no final, vai um "bando de badernista" (Saudoso Away!) pixar a escola, quebrar as carteiras, ferrar com as torneiras e explodir as privadas?

Você só leu a primeira parte, né?
Volta e Lê de novo!:

com professores bem pagos, atualizados, incentivados e competentes
(...)
E, tendo sempre à disposição profissionais essenciais de outras áreas: assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, etc...
(...)
com profissionais preparados [e não professores frustrados pq não conseguiram emprego em outra área].

Dar mais poderes ao professor dentro da sala de aula para chamar a atenção e REPROVAR SIM, quem não tá afim de estudar e ainda prejudica os outros alunos!!!

Assistente social e psicólogo serve justamente, pra ajudar o problema do aluno que tem desvios de comportamento... é dar sim, castigo, detenção, reprovação... mas também fazer acompanhamento para achar a raíz do problema e resolver.
Se for necessário prender os pais e / ou mudar a guarda da criança, que se faça!
O assistente social existe exatamente para resolver ou ajudar a resolver essas coisas...

Poder pro professor chamar a atenção, não é só falar "ei, para de bagunçar...".
É o direito de por pra fora da sala...
É o direito de por de castigo
É o direito de reprovar quem não tirou a nota mínima nas provas e trabalhos [pois até mesmo esse direito básico foi tirado do professor!]
É o direito de dar suspensão e pra diretoria poder expulsar em casos extremos...

Mas, sem abusos.
A matéria "cívica", deveria voltar sim, mas não de forma ditatorial... sem distorcer conceitos.

Se existe a baderna e os alunos que acham que podem fazer o que querem, é porque esta ordem e esta assistência não existem atualmente. O professor e o diretor tem, sim, que ser visto como figura de autoridade em classe... o que é muito diferente de "autoritário". Eu sempre respeitei e tive amizade com meus professores.



Agora vim dizer que "ah, o projeto é ruim, mas pelo menos tá fazendo..."
Soa exatamente como Maluf com seu "rouba, mas faz..."

Isso não é desculpa!


E, porque ao invés de dar "vale-livro", não montam logo - com essa mesma verba - bibliotecas bem estruturadas que vão favorecer a comunidade toda, ao invés de alguns poucos que terão direito ao "benefício" e aos muitos fraudulentos???

É simples: massa burra é mais fácil de manipular!!!

Eu quero ver quando um deputado, senador ou o que seja vai ter peito pra EXIGIR uma reforma completa e verdadeira do sistema educacional de forma a torná-lo realmente ÚTIL e funcional pra todos!!!
Sem bolsa, sem cota, sem palhaçada...
 
Última edição:
não é que o projeto seja ruim...
mas como os outros bolsas-alguma coisa
não funcionam no país como o Kaledwich
intão não adianta criar mais pois não darão certo pelo mesmo motivo (ainda mais se for um beneficio mensal)
serão aplicados em outras coisas que não a para a qual a verba foi criada (até pensão no brasil eu VEJO que em algumas familias não da muito certo o pai paga a pensão a mãe pega o dinheiro e compra coisas pra ela supérfluas como vestidos maquiagem e afins e a criança/adolescente se fode em escolas péssimas e etc)

nos temos é que mudar a mentalidade do brasileiro que pensa que é bom ser malandro e o "esperto" é o que se da bem as custas dos outros assim nada nunca vai fazer agente ir pra frente
 
Última edição:
Como diria nossa 'querida' Regina Duarte: EU TENHO MEDO!!!

Medo eu tenho de termos nos próximos 20 anos uma geração imensa de analfabetos funcionais que sem uma calculadora na mão não vão saber as quatro operações básicas, já que o governo andou até imprimindo um monte de livro ensinando tabuada de matemática errado.

E pensar que o Brasil hoje no quesito qualidade de educação entre os nossos vizinhos próximos já apanha feio do Chile e se bobear vai ficar na lanterninha até atrás da Bolivia.

Algumas matérias como Moral e Cívica, fazem falta hoje em dia.
!

Me lembro de ter essa disciplina tanto no 1° como no 2° grau e na 8a série eu tinha aulas de uma outra matéria extinta chamada OSPB (Organização Social da Política Brasileira) ou seja aulas de política e cidadania e estudar com profundidade os símbolos nacionais e o hino nacional. Essa matéria de estudo aí acho que só pessoal da minha geração com pelo menos 30 ou mais anos pegou.

E não estou falando de disciplina de escola particular e sim de escola pública quando ainda havia um nivel razoável de qualidade.
 
Medo eu tenho de termos nos próximos 20 anos uma geração imensa de analfabetos funcionais que sem uma calculadora na mão não vão saber as quatro operações básicas, já que o governo andou até imprimindo um monte de livro ensinando tabuada de matemática errado.

E pensar que o Brasil hoje no quesito qualidade de educação entre os nossos vizinhos próximos já apanha feio do Chile e se bobear vai ficar na lanterninha até atrás da Bolivia.



Me lembro de ter essa disciplina tanto no 1° como no 2° grau e na 8a série eu tinha aulas de uma outra matéria extinta chamada OSPB (Organização Social da Política Brasileira) ou seja aulas de política e cidadania e estudar com profundidade os símbolos nacionais e o hino nacional. Essa matéria de estudo aí acho que só pessoal da minha geração com pelo menos 30 ou mais anos pegou.

E não estou falando de disciplina de escola particular e sim de escola pública quando ainda havia um nivel razoável de qualidade.

Eu não tive esta matéria, mas conto com uma avó que foi professora da mesma, e insistia para que eu estudasse... Por mais que eu odeie a velha, não consigo odiar a matéria, e acho ela um doce de se estudar!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo