• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tirar mancha?

imported_Shiryu

Yippie-ki-yay...
Resolvi reler um livro meu aqui e tá com bastante marca de mofo em cima e do lado. Queria saber se tem como tirar, pois li pra passar escova com uma solução de vinagre, mas se não funcionar o livro vai ficar fedendo a vinagre... Tenso que tá até na edição especial do SdA por eu ter deixado no box.

Ah, se tiverem alguma dica pra retirar mancha de papel de bala (wtf? É... Foda a época de vício em bala de coca, O Hobbit tá tudo vermelho do lado), eu agradeceria.
 
Eu não entendo muito de reparação em livros, mas acho que vinagre é provavelmente uma má idéia.
 
até pq é úmido né? não sei, se fosse pra usar algo úmido aí eu já tacava uma quiboa :dente:

eu vi em um site falarem sobre amido de milho, mas sinceramente nunca tentei nada para tirar bolor, então não sei se funfa. mas amido de milho pelo menos é seco, não vai zoar o papel mais ainda né?
 
pela lógica vinage é ácido e líquido, duas coisas q não combinam com conservação, principalmente de papel. a ñ ser q haja alguma reação química química aí q desconheço & me faça falar besteira. no meu caso procuraria a opinião de algum arquivologista ou químico antes, eles devem saber + a respeito.
 
É, eu vi o negócio do amido, mas sei lá, não vejo meio sentido. O vinagre eu sei que usam pra tirar bolor de madeira. Acho que vou fazer um teste com algum livro mais vagabundo aqui.
 
Shiryu disse:
É, eu vi o negócio do amido, mas sei lá, não vejo meio sentido. O vinagre eu sei que usam pra tirar bolor de madeira. Acho que vou fazer um teste com algum livro mais vagabundo aqui.

Não esqueça de postar sobre os resultados obtidos depois, hein?

Uma coisa que acho que tem que ser levada em consideração é o próprio papel. Aquelas edições com aquele "papel-jornal" são bem mais complicadas do que as outras, né? Dependendo da mancha acho que nem vale a pena tirar.
 
Não faça isso, alguns fungos e outros tipos de microorganismos se alimentam de amido (polissacarídeos) - péssima idéia! Essa idéia do amido eu vejo pela net como sendo solução para remoção de umidade e não de fungos, e ainda assim eu acho péssima. E o vinagre é pior ainda, pois a acidez torna o papel mais quebradiço depois de seco, como nos livros mais antigos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo