1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tirar mancha?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Shiryu, 7 Set 2010.

  1. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    Resolvi reler um livro meu aqui e tá com bastante marca de mofo em cima e do lado. Queria saber se tem como tirar, pois li pra passar escova com uma solução de vinagre, mas se não funcionar o livro vai ficar fedendo a vinagre... Tenso que tá até na edição especial do SdA por eu ter deixado no box.

    Ah, se tiverem alguma dica pra retirar mancha de papel de bala (wtf? É... Foda a época de vício em bala de coca, O Hobbit tá tudo vermelho do lado), eu agradeceria.
     
  2. Tataran

    Tataran Usuário

    Eu não entendo muito de reparação em livros, mas acho que vinagre é provavelmente uma má idéia.
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    até pq é úmido né? não sei, se fosse pra usar algo úmido aí eu já tacava uma quiboa :dente:

    eu vi em um site falarem sobre amido de milho, mas sinceramente nunca tentei nada para tirar bolor, então não sei se funfa. mas amido de milho pelo menos é seco, não vai zoar o papel mais ainda né?
     
  4. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    pela lógica vinage é ácido e líquido, duas coisas q não combinam com conservação, principalmente de papel. a ñ ser q haja alguma reação química química aí q desconheço & me faça falar besteira. no meu caso procuraria a opinião de algum arquivologista ou químico antes, eles devem saber + a respeito.
     
  5. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Bicarbonato de sódio é usado para remover diversas manchas, quem sabe funfa. (estou falando isso sem base alguma, OK?)
     
  6. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Joga no Google... :rofl: (uma pesquisa sobre manchas no papel e não jogar o Google no livro, saca? :sacou: )
     
  7. imported_Shiryu

    imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

    É, eu vi o negócio do amido, mas sei lá, não vejo meio sentido. O vinagre eu sei que usam pra tirar bolor de madeira. Acho que vou fazer um teste com algum livro mais vagabundo aqui.
     
  8. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Não esqueça de postar sobre os resultados obtidos depois, hein?

    Uma coisa que acho que tem que ser levada em consideração é o próprio papel. Aquelas edições com aquele "papel-jornal" são bem mais complicadas do que as outras, né? Dependendo da mancha acho que nem vale a pena tirar.
     
  9. Cérbero

    Cérbero Usuário

    Não faça isso, alguns fungos e outros tipos de microorganismos se alimentam de amido (polissacarídeos) - péssima idéia! Essa idéia do amido eu vejo pela net como sendo solução para remoção de umidade e não de fungos, e ainda assim eu acho péssima. E o vinagre é pior ainda, pois a acidez torna o papel mais quebradiço depois de seco, como nos livros mais antigos.
     

Compartilhar