• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tipo Assim... (Aparelhos Nostálgicos)

Deriel

Administrador
(por Kledir Ramil)

Tô ficando velho! Um dia desses, às 2 da manhã, peguei o carro e fui
buscar minha filha adolescente na saída do show do Charlie Brown Jr. Ela e as amigas estavam eufóricas e eu ali, meio dormindo, meio de pijama, tentei entrar na conversa. "E aí, o show foi legal?". A resposta veio de uma mais exaltada do banco de trás: "Cara! tipo assim, foda!". E outra emendou: "Tipo foda mesmo!" Fiquei tipo assim calado o resto do percurso, cumprindo minha função de motorista. Tô precisando conversar um pouco mais com minha filha, senão daqui a pouco vamos precisar de tradução simultânea. Pra piorar ainda mais, inventaram o ICQ, essa praga da internet onde elas ficam horas e horas escrevendo abobrinhas umas pras outras, em código secreto. Tipo assim "kct! vc tmb nunk tah trank, kra. Eh d+, sl. T+ Bjoks. Jubys".


Em português: "Cacete! Você também nunca está tranqüila, cara. É demais, sei lá. Até mais, beijocas. Jubys". Jubys, que deve ser pronunciado "diúbis", é isso mesmo que você está imaginando, a assinatura. Só que o nome de batismo é Júlia, um nome bonito, cujo significado é "cheia de juventude", que eu e minha mulher escolhemos, sentados na varanda, olhando a lua... Pois Jubys é hoje essa personagem de cabelo cor de abóbora, cheia de furos na orelha que quer encher o corpo de piercings e tatuagens. Tô ficando velho!


Outro dia tentei explicar pro mesmo bando de adolescentes o que era uma máquina de escrever. Nunca viram uma. A melhor definição que consegui foi "é tipo assim um computador que vai imprimindo enquanto você digita". Acho que não entenderam nada.


Eu sou do tempo do mimeógrafo. Pra quem não sabe, é uma máquina que você coloca álcool e dá manivela pra imprimir o que está na folha matriz. Por sua vez, essa matriz precisa ser datilografada (ver "datilografia" no dicionário) na tal máquina de escrever, sem a fita (o que faz com que você só descubra os erros depois do trabalho feito), com o papel carbono invertido... Enfim, procure na internet que deve haver algum site sobre mimeógrafo, papel carbono, essas coisas. Se eu ficar explicando cada vocábulo descontinuado, não vou conseguir acompanhar meu próprio raciocínio.



Voltando às garotas, a cultura cinematográfica delas varia entre a
"obra" de Brad Pitt e a de Leonardo de Caprio. Há anos tento convencê-las a ver "Cantando na Chuva", mas sempre fica para depois. Um dia, cheguei entusiasmado em casa com a fita de um filme francês que marcou minha infância: "A guerra dos botões". Juntei toda a família para a exibição solene e a coisa não durou nem 5 minutos. O guri foi jogar bola, Jubys inventou "um trabalho de história sobre a civilização greco-romana que tem que entregar tipo assim até amanhã senão perde ponto" e até minha mulher, de quem eu esperava um mínimo de solidariedade, se lembrou que tinha um compromisso com hora marcada e se mandou. Fiquei ali, assistindo sozinho e lembrando do tempo em que eu trocava gibi na porta do Capitólio.


Uma amiga me contou que o filho de 10 anos ficou espantado quando viu um telefone de discar. Sabe telefone de discar? É tipo assim um aparelho sem teclas, geralmente preto, com um disco no meio, todo furado, onde cada furo corresponde a um algarismo. Você enfia o dedo indicador no buraco correspondente ao número que precisa registrar, gira o negócio até uma meia lua de metal e solta a roleta, que lá por dentro está presa à uma mola e faz ela voltar à sua posição inicial. Esse aparelho serve para conversar com outra pessoa como qualquer telefone comum, desde que esteja, é claro, conectado na parede.


Eu sou do tempo em que vidro de carro fechava com maçaneta. E o Fusca tinha estribo e quebra vento. Não espalha, mas eu andei de Simca Chambord, de DKW, Gordini, Aero Willis e até de Romiseta. Não dá pra explicar aqui o que era uma Romiseta, só vou dizer que era tipo assim um veículo automotivo, com 3 rodas, que a gente entrava pela frente e a direção era grudada na porta. Procure na internet, deve haver um site.


Tá bom, tá bom, confesso mais. Usei Camisa Volta ao Mundo, casaquinho de Banlon, assisti à Jovem Guarda, o Direito de Nascer... Mas é mentira essa história de que meu primeiro disco gravado foi em 78 rotações. Há pouco tempo, João, meu filho de 8 anos, pegou um LP e ficou fascinado. Botei pra tocar e mostrei a agulha rodando dentro do sulco do vinil. Expliquei que aquele atrito gerava o som que estávamos escutando... Mas aí ele já estava jogando o Pokemon Stadium no Game Boy.


Não é que ele seja desinteressado, eu é que fiquei patinando nos
detalhes. Ele até que é bastante curioso e adora ouvir as "histórias do
tempo em que eu era criança". Quando contei que a TV, naquela época, era toda em preto e branco ele "viajou" na idéia de que o mundo todo era em preto e branco e só de uns tempos para cá é que as coisas começaram a ganhar cores. Acho que de certa forma ele tem razão. Tipo assim...
 
Gente !!

Eu nem lembrava do telefone de discar !!!! Eu tive um !!! 8O

Tem coisas que, tipo assim, são muito velhas....

será que as pessoas de hoje em dia sabem o que é sacolé ? churros ?? refrigenrante com casco de vidro ? biscoito Fofy e monstrinhos Kreck ?

é por isso que os Olifantásticos estão aí ! :mrgreen:

nossa gente... eu to ficando velho demais... :oops:
 
Eu me senti velha lendo isso aí! Todo ano a lista de material escolar pedia aquele papel roxo de mimeógrafo. Telefone de discar tem até hoje lá em casa, guardado num armário qualquer... Tinha um tóque tão simpático!
Carro sem vidro elétrico tb é básico! E tv sem controle remoto... era uma briga para ver quem ia levar para mudar de canal. Tivemos uma com botões para cada canal e uma que tinha um disco que girava e trocava os canais... tv à cabo nem em sonhos.. era só meia dúzia de canais, que para pegar bem tinha que ter antena externa.
Meus LPs e K7s estão guardados até hoje... Minha arca de Noé com a capa intacta ainda vai virar peça de museu. 8)
 
Credo gente... vcs me assustam!!

Eu lembro de mta coisa da minha infancia... não os brinquedos ou o q acontecia comigo mais td a minha volta.

Ainda lembro perfeitamente telefones de discar. Pra mim nem eh uma coisa tão velha. Maquinas de escrever eu brincava com elas na minha infancia, cheguei a ver a maquina eletrica, q não fazia barulho hehehe

Sou do tempo do CP 500, do 286 e da tela verde ser maravilhosa. E acreditem... nunca vou achar a minha infancia ruim. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
"Tipo assim....." , "fala sério".... o cara que escreveu sabe muita coisa sobre a geração atual.... que deve ter feito pesquisa pra colocar tudo aquilo no texto.

Mas é interessante lembrar das coisas que ele colocou sim..... o papel que era copiado via álcool eu presenciei tb..... mó cheirão de álcool nas folhas.... eu achava legal!
 
Nénar disse:
Minha arca de Noé com a capa intacta ainda vai virar peça de museu. 8)
A minha também... mamãe não me deixou recortar :(
Todas as outras crianças recortaram e montaram e eu não. Está lá em casa junto com os discos do Balão Mágico e aqueles disquinhos de histórias que eram coloridos.
Dirhil disse:
"o papel que era copiado via álcool eu presenciei tb..... mó cheirão de álcool nas folhas.... eu achava legal!
Lembro das folhas com cheiro de álcool também. Todos os desenhos que a gente tinha que colorir eram feitos assim.
O tempo de escolinha foi muito divertido, exceto é claro, pelo japonezinho canibal. :eek:
 
Vcs se sentem velhos??? Nuss... eu devo me sentir avó então? Lembro de quando tinhamos que comprar plasticos quadriculados para encapar os cadernos e por na carteira ( primario... ha... hum.... 20 anos atras ). Micro era o TK 2000!!!! Nem lembro como ele funcionava coitado! Tenho até hj o 1o. disco do Sitio do Pica Pau Amarelo... em que a narizinho já é mãe de filhos adultos! Quanto a saber das coisas de geraçoes atuais não é dificil Dirhil, pais q acompanham os filhos sabem ue... ser mais velho não quer dizer ficar parado no tempo...
 
a minha patroa tem uma máquina de escrever. Ela diz : "não confio nessa máquina". --> "essa máquina" = computador
e na minha mesa tenho um telefone desses, só que o meu é bege.
 
O telefone de discar!!
Ainda tenho ele guardado aqui em casa...só q é um modelo cinzento!...
Às vezes eu ligo ele na tomada só pra ouvir a barulheira q ele faz quando tá chamando! :mrgreen:

A máquina de escrever infelizmente meu pai vendeu... :(
Nada do q eu fiz foi suficiente pra impedir!!
Meu tio ainda tem duas...bem antigas!Muito legal!

ehehe...e o mimeógrafo,então!?...
Vcs ñ tem idéia do tempo q eu tava sem ouvir/ler essa palavra... :mrgreen:
Tb lembro perfeitamente das folhas com cheiro de álcool!

E o papel carbono foi um grande amigo na infância!!
Era tão divertido copiar os desenhos do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico com a ajuda dele!!
Não sobrou mais nenhum...quer dizer...ainda andam por aí umas versões mais novas e sem graça,ainda q poucas!
O original pra mim é aquele q tinha um desenho de vitória-régias no rio tomando todo um lado do papel!!!
 
O pior é que a gurizada de hj nem da atenção quando falamos das nossas "velharias", já que o video game é mais importante ou entãs otem que ir ao shopping...
Esse povo novo não tem infância...
Mas se pararmos p/ pensar eles vão falar a mesma coisa daqui uns anos...
 
TELEFONE DE DISCAR!!!!!!!!!!
Eu tinha um! Eu não a casa toda! Era o unico telefone na casa toda, ficava em uma mesinha no corredor, entre o quarto do meu avo e dos meus pais, em baixo da mesinha tinha as paginas amarelas e a lista telefonica! Tinha dia q eu ficava ali brincando de discar no telefone, ou entao satado no corredor com as paginas amarelas na mão vendo as figuras do anuncio! Eu era doido pra poder ligar pra alguem! Hoje em dia odeio telefone! :tsc:
Tb tinha os telefones de plastico pra bebe, q tinham o disco pra coisas os numeros! Sera q hoje em dia os brinquedos de bebe tb tem isso? mesmo q tenham elas nao lembram depois q crecem, muito menos sabem q aquilo existiu de verdade!

Minha escola tinha mimeografo! Eu lembro q na primeira serie, minha sala era em frente a do mimeografo, e na saida ou entrada do recreio eu as vezes parada na frente da sala aberta e fciava olhando a mulher girar a manivela lá pra fazer nossos testes, provas e exercicios! O cheiro é muito nostalgico!

Eu realmente estou me sentindo velho agora! Isso me fez lembra de muitas coisas q a maioria das pessoas apenas alguns anos mais novas q eu, nunca viram e pior ainda, nem sabem oq era!

Mas uma coisa nao me faz sentir tão velho, bem o mal as coisas q o cara do texto se queixa por nao entender, ou nao saber qual é a da parada :mrgreen:, ainda não estou tao por fora, nem acho nenhum absurdo! Nossa infancia foi bem nostalgico e emglobou tudo ai falado, mas acho q a nossa adolecencia tb foi bem avançada! O problema é q a galera de hoje resolveu começar a adolecencia deles na epoca da infancia...
 
Pô, é claroque o povo sabe o que é sacolé. Por aqui sabem sim. Ainda tem um bando de gente que faz e vende por essas bandas. Afinal, pra que se livrar das coisas boas de antigamente? :wink:

A máquina do meu falecido avô tá na casa da minha tia atualmente. Mas acho que ainda é operável. Eu usava direto quando mais novo. :)
 
Telefone de discar
nossa eu adorava
ficava horas
Máquina de escrever
treinei muito numa
em casa tinha uma
escrevia de tudo nela
cartas, poesia, bilhetes
e pra copiar usava o papel carbono por baixo
fiz o antigo curso de datilografia
que hj acho que ninguém faz mais
me lembro tb do grande avanço que foi o corretivo-o liquid paper pra quem usava máquina de escrever.
 
Digo_s disse:
Tb tinha os telefones de plastico pra bebe, q tinham o disco pra coisas os numeros! Sera q hoje em dia os brinquedos de bebe tb tem isso?
Hj em dia as crianças têm celulares de brinquedo...

O telefone de disco de casa tb era o cinzento.
Meu irmão tinha um telefone de discar de brinquedo.

Eu lembro do cheiro do mimeógrafo.
Tinha máquina de escrever lá em casa.
Já usei papel carbono.
E tinha em casa daquelas Tvs com lateral e tampo de madeira e um discão pra girar e mudar de canal.
 
Gethorus disse:
Hj em dia as crianças têm celulares de brinquedo...
Putz, verdade, quelas porcarias q ao apertar as teclas elas fazem barulhinho irritantes!
Ah, mas brinquedos de bebe sempre tem de tudo, é capas de ainda existir aqueles brinquedos, principalmente de empresar menores, q sao aques caixotões de clasticos e tem varias coisas pra apertar, puxar mover, mecher e discar! :mrgreen:

A TV daqui de casa tb era daquelas com caixote de madeira, tinha 13 botões de canal, super evoluida, as mais antigas eram 8... Tinha tb 2 botões, um vermelho pra ligar e um verde q esqueci pra q servia, mas eu adorava apertar, hehehe, acho q tinha a ver com o ajuste de corer, ficar mais calro ou mais escuro, algo assim, nunca vi utilidade, entao ficava apertando, hehe! A sintonia dela era daquelas q cada canal tem uma rodinha diferente pra sintonizar, uma vez quando era pequeno eu resolvi "sintonizar" a TV, nossa, hehehe, tinha ums 3 botões pra record e 3 pra bandeirantes! :mrgreen:
Tb cheguei a ter daquelas tvs q pareciam fornos eletricos com aqueles botões de girar pra mudar o canal! hehehe! :mrgreen:
E isso me fez lembrar de um tipo de antena! VCs lembram de uma que era uma base, dos lados saiam duas astes de ferros dessas normais, mas em cima tinha uma figura esquisita de metal retorcido q eu nem sei como descrever, e tinha tb um botão q variava de A até K eu acho! Dai vc ia girando tentando sintonizar a TV, ainda tem uma dessa em jaconé, mas ta toda enferrujada, é muuuuuito velha! altamente nostalgica pra mim!
 
Putz... minha tv tinha a parada p/ sintonizar escondida... vc apertava o painei onde ficavam os botões e ele abria revelando as "rodinhas" p/ ajustar a sintonia... meu pai odiava quando eu inventava de mexer naquilo.. ehheeh
Outra tv que eu tive era uma com controle remoto toscão com fio... era muito trash... dava no mesmo vc levantar p/ trocar o canal pq o fio era pequeno.. ehehe
 
Controle Remoto com Fio? 8O 8O
Meu Deus, q bizzaro! :mrgreen:
Eu lembro de uma TV de algum parente, q nao tinha botão na tv, so contro remoto, e o controle remoto encaixava em um compartimento da tv, entao ele podia ficar tanto na tv, como vc podia tirar ele e usar como controle remoto! Eu me divertia apertando o botãzinho q soltava o controle da tv, ficava tirando e pondo! hehehe!

Isso me fez lembrar de outra velharia moderna! Uma mine TV com radio! :mrgreen: Acho q era 9 polegadas ou menos, escolhia os canais girando um braguetinho do lado como se fosse radio, e tinha as sintonias de radio tb, ai dava pra apertar um botão q mudava de tv pra radio e tal! Realmente a onda do passado era tudo mine, cada vez fazia coisas menores, hoje em dia as coisas tao é crescendo mesmo! Eu lembro q minha mae comprou aquela tv pequena pq era facil de levar pra jaconé e tinha uma paradinha pra ligar no cinzero, e dava pra ver tv no carro! So q depois descobriu-se q quando tinha emgarrafamento, q era quando ela era mais util, nao podia usar, se nao arriava a bateria! A TV depois de ser tao ultil assim! hehehe!
 
Maquina de escrever hj em dia eu apanho.... serio mesmo.
Telefone de discar eu tenho.
Quem olha pro meu carro nem imagina que ele é de maçaneta.....hehehe... e tem gente q a´te pergunta se tenho ar condicionado nele......hunf..... nenhum dos dois... hehe.
 
telefone de discar eu tenho ao lado da cama ainda... o ruim é quando vc erra e tem que discar tuuuuudo de novo... tv de botão eu tinha ...era telefunken...huauhauha
agora esse texto é muito legal... a parte do icq e das abreviações que a meninada ( e eu tb) usam é ótima!
 
Esse lance da mini tv era legal... na época era mó onda mesmo... lembro q meu tio trouxe uma p/ mim do paraguai, fiquei felizão.. ehehhe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo