• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Time da NFL irá mudar nome e símbolo, considerados racistas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O Washington Redskins irá trocar de nome e alterar o símbolo do time, considerado racista - Gary Cameron/Reuters


O Washington Redskins irá trocar de nome e alterar o símbolo do time, considerado racista Imagem: Gary Cameron/Reuters

O Washington Redskins irá mudar de nome e símbolo. Depois de anos de pressão de torcedores e comunidade, os donos da franquia informaram que irão fazer as alterações.

A razão para troca é que o termo é considerado ofensivo contra índios americanos. Redskins significa 'pele-vermelhas', em tradução livre, expressão considerada pejorativa para tratar dos nativos.

Hoje, o clube informou que irá anunciar o novo nome e logotipo no futuro.

"Anunciamos que retiraremos o nome e o logotipo para completa revisão", diz comunicado do clube. "Dan Snyder e técnico Rivera estão trabalhando de perto para desenvolver um novo nome e símbolo que contemple nosso orgulho, tradição, riqueza, e inspire nossa torcida, patrocinadores e comunidade pelos próximos 100 anos", completa.

O processo de troca existe há bastante tempo. Torcedores, patrocinadores e a comunidade do esporte pressionavam para a mudança. A situação ganhou ainda mais força a partir da onda de manifestações contra o racismo nos EUA depois da morte de George Floyd.

O Redskins já foi protagonista em outra situação de luta contra o racismo. No mês passado, a estátua de um antigo dono do clube, considerado racista, foi retirada do RFK Stadium, onde atuou durante vários anos.

 
Redskins, Bugre, Macaca, Coxa e os limites do politicamente correto

O Washington Redskins resolveu mudar de nome e de símbolo. Houve um consenso de que usar "pele vermelha" como sinônimo de índio ou nativo americano é racismo. Correto, não?

E apenas trazer a ótima prática do politicamente correto para o Brasil, sem analisar contextos é correto? Tenho minhas dúvidas.

A Ponte deixará de ser a Macaca? Faltou combinar com os russos, como diria Garrincha. A torcida assimilou a conotação racista (era chamada de macacada) e tem orgulho disso.

Em 2013, a televisão mostrou um torcedor do Lanus imitando um macaco para ofender a torcida da Ponte. E a sua cara de surpresa ao ver um torcedor da Ponte fazendo gestos semelhantes, exaltando a Macaca querida, a Nega Véia.

A macaca da Ponte não tem a ver com o macaco com que a torcida do Grêmio ofendeu Aranha.
E o Bugre? Não sei como o Guarani, homenagem a Carlos Gomes, virou Bugre, que é como os colonizadores racistas igualaram as diversas etnias residentes no Brasil do século 16. Bugre como sinônimo de selvagem, não culto e não cristão.

Foi um insulto racista ou apenas um sinônimo de mau gosto. Muita gente usa verbos racistas como denegrir e judiar e não percebem.

O certo é que a torcida, orgulhosa, grita Bugreeee ê ê nas arquibancadas.

"Coxa, eu te amo"...grita a torcida do Coritiba. Mais um exemplo de reversão de algo ofensivo para cântico orgulhoso. Coxa vem de coxa branca, como os torcedores do Coritiba eram chamados por serem identificados com a imigração alemã.

Quem vai impedir um torcedor da Ponte ou do Guarani ou do Coritiba de se identificar com a Macaca, o Bugre ou de ser coxa?

Se fosse algo ofensivo, do tipo "você é macaca", deveria ser proibido. Mas, no caso, é "eu sou Macaca", gritado orgulhosamente.

Impor o politicamente correto para quem subverteu o racismo me parece algo colonialista.
Vamos combater o racismo. Vamos ser antirracistass com força.
Esse é o bom combate.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo