• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tim Maia Racional vol. 1 e 2 (75/76)

São dois discos raríssimos, que marcam a fase "Universo em Desencanto" de Tim Maia - quando ele entrou de cabeça nesse mundo, abandonando tudo: fama, dinheiro, amigos, bebidas, drogas...

As músicas que tive a oportunidade de ouvir mostram o quão competente ele era, já que elgumas delas são trechos literais dos livros de mesmo nome e, conseguiu dar aquele swingue e musicalidade que somente ele tinha, sem contar que sua voz estava mais perfeita do que nunca - tinha abandonado bebidas e drogas...

A gravadora era a Seroma, que nada mais é do que a união das iniciais do nome de Tim, e foram gravados em 1975 e 76.

Set List - Tim Maia Racional vol. 1

1 - Imunização racional (Que beleza) - (Tim Maia)
2 - O grão mestre varonil - (Tim Maia)
3 - Bom senso - (Tim Maia)
4 - Energia racional - (Tim Maia)
5 - Leia o livro Universo em Desencanto - (Tim Maia)
6 - Contacto com o mundo racional - (Tim Maia)
7 - Universo em desencanto - (Tim Maia)
8 - You don't know what I know - (Tim Maia)
9 - Rational culture - (Tim Maia)

Tim Maia Racional vol. 2

1 - Quer queira quer não queira - (Fábio - Tim Maia)
2 - Paz interior - (Édson Trindade)
3 - O caminho do bem - (Beto - Sergio - Paulo)
4 - Energia racional - (Tim Maia)
5 - Que legal - (Tim Maia)
6 - Cultura racional - (Beto Cajueiro)
7 - O dever de fazer propaganda deste conhecimento - (Robson Jorge)
8 - Quiné Bissau, Moçambique e Angola racional - (Tim Maia)
9 - Imunização racional (Que beleza) - (Tim Maia)
 
Eu estava pra criar um tópico sobre essa pérola maravilhosa desse gigante do Soul tupiniquim e que soube como poucos dar um tempero brasileiro a esse gênero, deixando tão ou mais gostoso de ser apreciado que o Soul original.

Pra mim disparado e com sobras o melhor trabalho do Tim e Racional é presença obrigatória numa lista minha de cinco álbuns preferidos seja ela só de brasileiros ou misturando com internacionais.

Que beleza!!

 
Eu vi dois caras da Cultura Racional mês passado no metrô.
Estava reconhecendo o desenho da camiseta, mas não havia associado ainda ao que era.
 
Não vou entrar no mérito filosófico-religioso de analisar a Cultura Racional. Da parte do Time Maia, existia o problema que ele levava muitas de suas crenças ora na ingenuidade total, ora muito ao pé-da-letra ou na confiança incondicional, dando uma importância muito maior do que a coisa verdadeiramente era. Por isso quando se apaixonava ou se decepcionava tudo pra ele era enorme. Quem teve a oportunidade de ver documentários sobre a vida dele, começa a entender melhor.

Pra mim o que me importa é que enquanto o Tim Maia entrou nisso, foi o momento de melhor criatividade musical, ainda mais num gênero que poucos brasileiros tiveram a ousadia que ele teve de se aventurar e mergulhar sem medo de ser feliz.
 
Pelo menos essa bobajada fez algo útil, pois foi um raríssimo período que o Tim deu uma pausa muito boa nos seus vícios e com mais lucidez criativa fez seu melhor álbum.
 
Provavelmente, o disco mais cultuado do Tim. Pessoalmente, sou muitíssimo mais esse aqui, por exemplo.
Este, junto com NUVENS e TIM MAIA "73" também!
 
Última edição:
O Tim tem muita coisa boa, mas o que ele produziu na década de 70, foi o período onde consigo elencar com sobras todos os meus álbuns e canções preferidas dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo