• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Thingol

Gildor, é realmente muito nobre e honrada a resposta de Beren. Mas tão nobre quanto isso é reconhecer seu erro e se arrepender dele como fez Thingol. Ele concedeu a mão de sua filha a Beren e passou a considerar o valor e coragem dos homens, inclusive criando Túrin como seu filho.
Nobre também é quem reconhece seus erros e procura consertá-los, não é?

E eu reafirmo que considero a resposta de Thingol um NÃO, já que ele realmente amava sua filha mais que tudo. Pedir o que ele pediu a Beren era como pedir algo impossível.
 
Maglor disse:
Nobre também é quem reconhece seus erros e procura consertá-los, não é?
É sim, você tem razão. É o que salva Thingol de ser um pulha completo, mas eu ainda não gosto dele. :twisted:



Maglor disse:
E eu reafirmo que considero a resposta de Thingol um NÃO, já que ele realmente amava sua filha mais que tudo. Pedir o que ele pediu a Beren era como pedir algo impossível.

Nisso eu também concordo... com certeza ele não estava falando sério ao pedir a Silmarill, só queria tirar aquele humano do caminho. Ou vocês realmente acham que ele imaginou que Beren ia aceitar o desafio e seguir em frente?
 
Bem, eu continuo achando que mesmo Thingol dizendo um NÃO a Beren, acho que esse foi um ato comum, pois imagina que de repente sua filha aparecesse em sua casa com um kara pedindo a sua filha em casamento, e você considerasse sua filha "cara" demais para se casar com aquele kara, ou que ele fosse um sujeito que você considerasse que não fosse dógno de sua filha??? O que faria, é claro que você seria contra e sua resposta seria NÃO.

Agora, acho realmente que Thingol teve atitudes de seres humanos, o que não é bom para um elfo, mas acho ainda que não devemos dizer que ele é uma má pessoa por isso, pois imagina só, toda a humanidade será má, pois todos nós serse humanos, somo no fundo, no fundo, pessoas que agem com egoísmo, arrogância...
 
Saradoc disse:
Agora, acho realmente que Thingol teve atitudes de seres humanos, o que não é bom para um elfo, mas acho ainda que não devemos dizer que ele é uma má pessoa por isso, pois imagina só, toda a humanidade será má, pois todos nós serse humanos, somo no fundo, no fundo, pessoas que agem com egoísmo, arrogância...

Da mesma maneira que Thingol, muitos usuários de fórum (e seres humanos em geral) que se destacam por sua arrogância e prepotência. Eu tenho que gostar de pessoas assim? Claro que não. Prefiro gostar de pessoas que de destaquem por características humanas mais interessantes. E Thingol, pra mim, só deixou essa imagem, a de arrogância.

Além de ser arrogante e pai de Lúthien, o que mais Thingol fez? Eu concordo 100% com o que um personagem do Silma falou: se não fosse pela presença dos Noldor em Beleriand, Thingol não teria reino élfico nenhum pra se vangloriar. E nunca fez nada pra ajudar na batalha pelo território da Terra Média, sempre adotou a postura "eu sou o senhor desses terras, porque cheguei primeiro". Thingol nunca foi ativo na guerra, Doriath só se manteve a salvo graças a Melian e os elfos bons de arco que patrulhavam as fronteiras.

Tá, pode ser que ele tenha melhorado de sua arrogância em relação aos humanos, depois do respeito que ele passou a ter pelo Beren. Mas não consigo ver nele um personagem que eu possa me orgulhar ou admirar, na linha do Fingolfin ou Finrod. Ou mesmo Fëanor, que apesar de mala, era muito mais corajoso que esse metido desse Thingol. :twisted:
 
Gildor disse:
Da mesma maneira que Thingol, muitos usuários de fórum (e seres humanos em geral) que se destacam por sua arrogância e prepotência. Eu tenho que gostar de pessoas assim? Claro que não. Prefiro gostar de pessoas que de destaquem por características humanas mais interessantes. E Thingol, pra mim, só deixou essa imagem, a de arrogância.

Além de ser arrogante e pai de Lúthien, o que mais Thingol fez? Eu concordo 100% com o que um personagem do Silma falou: se não fosse pela presença dos Noldor em Beleriand, Thingol não teria reino élfico nenhum pra se vangloriar. E nunca fez nada pra ajudar na batalha pelo território da Terra Média, sempre adotou a postura "eu sou o senhor desses terras, porque cheguei primeiro". Thingol nunca foi ativo na guerra, Doriath só se manteve a salvo graças a Melian e os elfos bons de arco que patrulhavam as fronteiras.

Tá, pode ser que ele tenha melhorado de sua arrogância em relação aos humanos, depois do respeito que ele passou a ter pelo Beren. Mas não consigo ver nele um personagem que eu possa me orgulhar ou admirar, na linha do Fingolfin ou Finrod. Ou mesmo Fëanor, que apesar de mala, era muito mais corajoso que esse metido desse Thingol. :twisted:

Será que você levou todos os fatores em consideração mesmo Gildor?

Você não esqueceu de um pequenino gigantesco detalhe não? Um certo fratricídio?

Eu acho que Thingol teve uma postura adequada sim. Veja só, você queria que ele acolhesse de bom coração os assassinos frios de seu povo. Não sei se você se lembra mas Thingol era ninguém mais, ninguém menos do que Elwë, supremo rei dos Teleri, um dos três embaixadores a ir com Oromë para Valinor.

Se Fëanor e Fingolfin não tivessem cometido esses atos de atrocidade é muito provável que teriam sido acolhidos com prazer, já que eram filhos de Finwë, que era amigo de Elwë. Note que Thingol acolheu Galadriel por que ela não tinha participado do fratrícidio, aliás, ao contrário, lutou em defesa dos seus parentes de aqualonde.

Sim, Thingol ficou em Doriath, e se preocupava apenas em defender seu povo, os sindar, mas e Turgon, também não fez o mesmo com seus noldor de Gondolin.

Sinceramente, acho seu julgamento meio precipitado. :wink:
 
Glaurung disse:
Eu acho que Thingol teve uma postura adequada sim. Veja só, você queria que ele acolhesse de bom coração os assassinos frios de seu povo. Não sei se você se lembra mas Thingol era ninguém mais, ninguém menos do que Elwë, supremo rei dos Teleri, um dos três embaixadores a ir com Oromë para Valinor.

Se Fëanor e Fingolfin não tivessem cometido esses atos de atrocidade é muito provável que teriam sido acolhidos com prazer, já que eram filhos de Finwë, que era amigo de Elwë. Note que Thingol acolheu Galadriel por que ela não tinha participado do fratrícidio, aliás, ao contrário, lutou em defesa dos seus parentes de aqualonde.

Sim, Thingol ficou em Doriath, e se preocupava apenas em defender seu povo, os sindar, mas e Turgon, também não fez o mesmo com seus noldor de Gondolin.

Ninguém tá falando em "acolher de coração". Mas uma vez que Morgoth foi morar em Angband e queria espalhar seus domínios sobre a Terra Média, a guerra passou a ser de todos os elfos contra ele. Quer dizer, deveria ser.

Não importa se os Noldor (mais especificamente os filhos de Fëanor) tinham motivos mais "pessoais" para querer deter Morgoth. Se a TM estava ameaçada, Thingol poderia ter assumido uma postura mais ativa. Já parou pra pensar no que aconteceria se não fosse a resistência dos Noldor? Não acho justo comparar ele com Turgon. Afinal, o povo de Gondolin guerreou ativamente contra Morgoth.

Em resumo: pra mim, Thingol é o equivalente élfico a Tuor. "Um dos grandes embaixadores dos elfos"? Parabéns pra ele, mas prefiro admirar elfos mais novos que souberam exercitar mais sua bravura e sapiência. 8)
 
Doriath teria ido pro espaço muito antes, se nao fosse a resistencia dos Noldor..
Quanto ao fracticidio, deve-se lembrar que o responsavel foi Feanor, no unico grande erro de sua vida...

Thingol era um semi-inutil, Melian era melhor que ele como governante, ela sabia que eles deviam se unir ( noldor e Sindar ), mas ele nao assumia a ideia de precisar de ajuda..

Fingolfin, por exemplo, foi um grande rei, ao perceber que falhara na nirnaeth , foi morrer buscando honrar o seu povo...
 
Bechara disse:
Fingolfin, por exemplo, foi um grande rei, ao perceber que falhara na nirnaeth , foi morrer buscando honrar o seu povo...

Foi é? Não teria sido melhor para todos se Fingolfin esfriasse sua ira e ficasse com o seu povo, ao invés de tomar essa atitude impensada e egoísta de querer resolver sozinho o que não poderia ser resolvido?

Uma pai de família tem a filha estuprada. A melhor coisa é ele ir feito um retardado limpar a honra da família, possivelmente indo pra cadeia por homíciio, ou esfriar a cabeça e lidar com isso de outra forma "menos honrada" mas mais certa (justiça)?
 
sinto muito, mas o que vc sugere é covardia...
e naquele tempo, nao havia policia para delatar um crime, neh?:roll:
ele podia ir lah e contar pros Valar, pedindo ajuda.... a é, esqueci que, por ajudar seu irmao e tentar protege-lo, ele fora banido de valinor..
 
Bechara disse:
Fingolfin, por exemplo, foi um grande rei, ao perceber que falhara na nirnaeth , foi morrer buscando honrar o seu povo...


Só um detalhe: Fingolfin não morreu depois das Nirnaeth... Nas Nirnaeth ele já estava morto... Ele morreu depois da Dagor Bragollach...
 
Bechara disse:
sinto muito, mas o que vc sugere é covardia...
e naquele tempo, nao havia policia para delatar um crime, neh?:roll:
ele podia ir lah e contar pros Valar, pedindo ajuda.... a é, esqueci que, por ajudar seu irmao e tentar protege-lo, ele fora banido de valinor..

É covardia eu proteger meu povo, guiand-o e liderando, engolindo meu orgulho infantil?

Quer dizer que se ferrarem com a Valinor e o Fórum eu devo ir pra cima custe o que custar ao invés de reconstruir? :wink:

Covardia é deixar de fazer algo certo por causa de medo. Isso é covardia.
(1 Medo, pusilanimidade. 2 Acanhamento, timidez. 3 Ação que denota medo ou perversidade. 4 Ânimo traiçoeiro)
 
Gildor disse:
Saradoc disse:
Agora, acho realmente que Thingol teve atitudes de seres humanos, o que não é bom para um elfo, mas acho ainda que não devemos dizer que ele é uma má pessoa por isso, pois imagina só, toda a humanidade será má, pois todos nós serse humanos, somo no fundo, no fundo, pessoas que agem com egoísmo, arrogância...

Da mesma maneira que Thingol, muitos usuários de fórum (e seres humanos em geral) que se destacam por sua arrogância e prepotência. Eu tenho que gostar de pessoas assim? Claro que não. Prefiro gostar de pessoas que de destaquem por características humanas mais interessantes. E Thingol, pra mim, só deixou essa imagem, a de arrogância.

Além de ser arrogante e pai de Lúthien, o que mais Thingol fez? Eu concordo 100% com o que um personagem do Silma falou: se não fosse pela presença dos Noldor em Beleriand, Thingol não teria reino élfico nenhum pra se vangloriar. E nunca fez nada pra ajudar na batalha pelo território da Terra Média, sempre adotou a postura "eu sou o senhor desses terras, porque cheguei primeiro". Thingol nunca foi ativo na guerra, Doriath só se manteve a salvo graças a Melian e os elfos bons de arco que patrulhavam as fronteiras.

Tá, pode ser que ele tenha melhorado de sua arrogância em relação aos humanos, depois do respeito que ele passou a ter pelo Beren. Mas não consigo ver nele um personagem que eu possa me orgulhar ou admirar, na linha do Fingolfin ou Finrod. Ou mesmo Fëanor, que apesar de mala, era muito mais corajoso que esse metido desse Thingol. :twisted:

Não acho que guerrear seja sinônimo de valor, muito pelo contrário, acho que por ter conseguido reinar sem o uso da violência, seria mais um motivo para admirar Thingol, pois se ele consegui reinar sem guerrear contra ninguém, mostra que Thingol tenha pelo menos certo valor, pois se ele fosse um elfo sem nenhum valor pessoal, quem aceitaria ser governado por tal elfo??

Quanto ao seu exemplo de membros do fórum, espero que isso sinceramente não tenha sido uma indireta, pois eu disse que todos os humanos agem da mesma forma que Thingol agiu, e se vissem numa situação indéntica a de Thingol, com certeze teriam a meama atitude que ele, ou talvez até pior, poderiam até mandar matar Beren.

Não falei, nam quiz expressar que você era obrigado a gostar de Thingol, mas apenas que todos os humanos, inclusive você e EU, somos egoístas, e prepotentes,

Muita gente não gosta de Thingol, por tal, atitude com Beren, mas foi apenas essa etitude digamos que ruim que ele teve, como já disse, no meu modo de vista foi uma atitude comun...acho que Ar-Pharazon, Feanor, e seus filhos, acho sim que são exemplos de pessoas consumidas pela arrogância, e também pela prepotência, mas Thingol não se encaixa entre esses.
 
Saradoc disse:
Não acho que guerrear seja sinônimo de valor, muito pelo contrário, acho que por ter conseguido reinar sem o uso da violência, seria mais um motivo para admirar Thingol, pois se ele consegui reinar sem guerrear contra ninguém, mostra que Thingol tenha pelo menos certo valor, pois se ele fosse um elfo sem nenhum valor pessoal, quem aceitaria ser governado por tal elfo??

Claro que guerrear não é necessariamente sinônimo de valor. De todos os elfos, o melhor pra mim é Finrod, e não era um grande general de guerra. Mas ao mesmo tempo, não se arregou quando precisou partir com Beren pra ajudar em sua missão. Não ficou cheio de pose em seu palácio. Mas Finrod não vem ao caso aqui.

"Reinar sem o uso da violência"? Thingol chegou primeiro, foi o único mérito dele! Quando Beleriand ainda estava inabitada, ele chegou com Melian e disse: "vou ficar aqui em Doriath". Só isso que ele fez. Morgoth começou a bagunçar as coisas por lá, e a sorte do reino de Elwë é que os Noldor estavam espalhados pelo norte da Terra Média, e continham todo o avanço do inimigo. E enquanto isso, o "embaixador dos elfos" estava protegido pelo cinturão de Melian, curtindo seus palácios, enquanto os Noldor sangravam pra combater o Inimigo.

Quanto ao "todos somos prepotentes"... fale por você, não queira generalizar esse desvio de comportamento no restante da raça humana e ainda aliviar a barra do Thingol. Porque Turgon não mandou matar Tuor quando ele quis casar com Idril, e posso apostar que se Finrod tivesse uma filha que se apaixonasse por Beren, o rei nunca o mandaria pra uma missão suicida só pra se ver livre da situação.
 
Gildor disse:
Saradoc disse:
Não acho que guerrear seja sinônimo de valor, muito pelo contrário, acho que por ter conseguido reinar sem o uso da violência, seria mais um motivo para admirar Thingol, pois se ele consegui reinar sem guerrear contra ninguém, mostra que Thingol tenha pelo menos certo valor, pois se ele fosse um elfo sem nenhum valor pessoal, quem aceitaria ser governado por tal elfo??

Claro que guerrear não é necessariamente sinônimo de valor. De todos os elfos, o melhor pra mim é Finrod, e não era um grande general de guerra. Mas ao mesmo tempo, não se arregou quando precisou partir com Beren pra ajudar em sua missão. Não ficou cheio de pose em seu palácio. Mas Finrod não vem ao caso aqui.

"Reinar sem o uso da violência"? Thingol chegou primeiro, foi o único mérito dele! Quando Beleriand ainda estava inabitada, ele chegou com Melian e disse: "vou ficar aqui em Doriath". Só isso que ele fez. Morgoth começou a bagunçar as coisas por lá, e a sorte do reino de Elwë é que os Noldor estavam espalhados pelo norte da Terra Média, e continham todo o avanço do inimigo. E enquanto isso, o "embaixador dos elfos" estava protegido pelo cinturão de Melian, curtindo seus palácios, enquanto os Noldor sangravam pra combater o Inimigo.

Quanto ao "todos somos prepotentes"... fale por você, não queira generalizar esse desvio de comportamento no restante da raça humana e ainda aliviar a barra do Thingol. Porque Turgon não mandou matar Tuor quando ele quis casar com Idril, e posso apostar que se Finrod tivesse uma filha que se apaixonasse por Beren, o rei nunca o mandaria pra uma missão suicida só pra se ver livre da situação.

Se ela era protegido pelo cinturão de Melian isso não interessa, isso acho tambpem que demostra as qualidades individuais desse elfo, pois imagina, ele conseguiu conquistar o coração de uma maiar.

Os Noldor, combateram Morgoth, pois estavam pagando preço pela sua arrogância, Thingol nada tinha a ver com os elfos exilados, NADA, porque ele haveria de sair de seus palácios paar guerrear, os mesmos noldor com certeza não escolheram guerrerar, se podessem estavam também "curtindo seus reinos e palácios".

Quanto ao comportamento dos seres humanos, quero dizer que por menos explícito que seja, toda a humanidade desfruta do egoísmo, arogância...sem qualquer excessão, pois i ser humano que não possuir esses defeitos, seria um ser perefito, e isso sabemos que é impossível.
 
Saradoc disse:
Se ela era protegido pelo cinturão de Melian isso não interessa, isso acho tambpem que demostra as qualidades individuais desse elfo, pois imagina, ele conseguiu conquistar o coração de uma maiar.
Ué, agora a virtude de Thingol é de conquistador? Tá bom, eu aceito esse argumento. E só. Foi a única coisa relevante que ele fez, conquistar uma Maia. Do mesmo jeito que o joão-ninguém do Tuor, só se destaca como "o humano que casou com a princesa élfica".

Saradoc disse:
Os Noldor, combateram Morgoth, pois estavam pagando preço pela sua arrogância, Thingol nada tinha a ver com os elfos exilados, NADA, porque elel haveria de sair de seus palácios paar guerrear, os mesmos noldor com certeza não escolheram guerrerar, se podessem estavam também "curtindo seus reinos e palácios".

Eu não digo que os Noldor eram santinhos, mas Morgoth estava querendo dominar a Terra Média inteira. E o que impedia esse domínio de ser total de imediato era justamente a resistência de luta dos Noldor. Assim, Thingol podia não ter nada a ver com os Noldor, mas tinha tudo a ver com Beleriand. A guerra era pela Terra Média, e Thingol preferiu ignorar isso. Ou você acha que, se Morgoth derrotasse os Noldor, o cinturão de Melian seria suficiente pra proteger Doriath? Claro que não, e ia ser bem feito pra esse Thingol.

Saradoc disse:
Quanto ao comportamento dos seres humanos, quero dizer que por menos explícito que seja, toda a humanidade desfruta do egoísmo, arogância...sem qualquer excessão, pois i ser humano que não possuir esses defeitos, seria um ser perefito, e isso sabemos que é impossível.
Mais uma vez: não queira encaixar na raça humana defeitos que você assume pra si. Conheço vários exemplares de humanos que não são arrogantes nem egoístas, mesmo sendo imperfeitos.
 
Thingol teve seus atos de prudêcia:

Proteger seu reino o máximo possivel.
Ver o valor dos homens (embora um pouco tarde)

e de imprudêcia:

Não ajudar na batalhas das lagrimas incontaveis (me esqueci o nome)
Ser arrogante com os anões, vendo que estava sozinho e correndo risco de vida.
 
Pra mim a unica grande mancada de Thingol foi nao ter malícia suficiente para saber lidar com os anoes na situação de sua morte, a medida que eu fui lendo aquele trecho já sabia no que ia acontecer, qualquer criança saberia...e ele nao soube. Talvez a silmaril tenha tido algum influencia nisso, foi uma tremenda falta de sabedoria.
 
Elu pisou na m**** nesse dia!
Não gostei de como morreu, mas de certa forma teve o que mereceu.. e se fosse sábio, deveria prever que os anões, extremamente gananciosos e vendo o brilho da silmaril ficariam doidos pra colocá-la em seus salões, mesmo que significasse guerra contra todos os elfos (noldor, teleri...).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo