1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Thingol eh Gandalf ???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Turambar_theOld, 6 Jan 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Turambar_theOld

Turambar_theOld Usuário

Da primeira vez que li o Silmarillion achei que Thingol poderia ser Gandalf pela cor Cinza e por muitas outras coisas, como personalidade e coisa e tal .......... mas dai li que ele morreu , e achei que seria improvavel ...... mas dai li sobre Glorfindel que voltou e ate apareceu em SDA , e pensei novamente na possibilidade de Thingol ter voltado como Gandalf, para cumprir a uma missão ao qual era o mais recomendado !!!!

Bom agora eu naum tenho nem uma prova de que sim nem de que naum ....... alquem pode me dar alguma ...... ou talvez apenas uma boa opinião ????

2. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Thingol não era Gandalf! Thingol era elfo e Gandalf era maia. Quando os elfos ainda nem existiam, lá estava Gandalf (pelo menos em espírito). E o primeiro Glorfindel não tem nadas a ver com o segundo. Eram dois elfos diferentes com o mesmo nome...

3. Turambar_theOld

Turambar_theOld Usuário

Um naum duvido de vc !!!!!!!!.... eh que jah ouvi dizerem que os glorfindeis eram a mesma pessoa por isso achei esta possibilidade ...... mas que Thilgol e Gandalf são parecidos eles são em personalidade, em afeto, talvez ate mesmo em sabedoria,etc.... eles são paresidos :| :| :| !!!

4. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Hm, se não me engano o Silmarillion diz que Olórin(que é o Gandalf) circulava em espírito por Doriath sussurrando seus conselhos sábios aos elfos. Será que não é por isso que você confundiu?

Thingol era um elfo muito antigo, um dos três ambaixadores dos elfos que foi até Valinor e viu a esplendor das Árvores. Era líder do povo Teleri, mas por ter se apaixonado pela Maia Melian ficou na TM e fundou o Reino de Doriath, onde era Rei. O seu povo era o dos elfos Sindar.

O Gandalf é da mesma ordem de Melian, um ainu que veio para Arda e é um dos Maiar. Gandalf morreu na luta com o balrog, mas esse foi um caso isolado, uma exceção. Ele foi enviado à TM para ajudar os Povos Livres na luta contra Sauron, e para isso ele foi "vestido" num corpo mortal.
    Thingol também morreu, e como elfo que se preza, atendeu ao chamado de Námo e seguiu para Mandos. Alguns elfos podem retornar, como foi o caso de Glorfindel. Mas isso depende das atitudes desse elfo enquanto vivo, e digamos que ele não teve um comportamento exemplar. :wink:

Edit: Realmente o Glorfindel é o exemplo mais famoso de um elfo que retorna. Na Valinor há um texto específico sobre isso! Dá uma olhada que você não se arrepende!

5. bombadil

bombadil FATHERLESS

Não... pra vc eles até podem ser parecidos, mas não possuem nenhuma ligação não. Elwë foi um dos primeiros elfos a acordarem em Cuiviénen e era um elfo, claro. Gandalf, mais conhecido no Silmarillion como Olórin, é um Maia.

E os Glorfinéis, sim, são a mesma pessoa. Um raro caso de reincarnação... hehehehe

6. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Vivendo e aprendendo... dessa eu não sabia!

7. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Thingol e Gandalf, parecidos?? :o?:
    Só se for na capa cinza. :wink:

Gandalf, um Maia, era sábio, bondoso, ponderado. Preocupado com os problemas da Terra-média quando foi mandado para cá.

Thingol, um Elfo Teleri, era arrogante, prepotente e egocêntrico. Fechava-se em seu reino protegido e não se importava com os problemas dos outros como fazia Gandalf.

Olórin não andava em espírito por Doriath, ele circulava por entre os elfos, invisível ou na forma de um deles, mas em Valinor. Especialmente em Lórien. E eles não sabiam de onde vinham a inspiração e conselhos de sabedoria.
    Não agradava a Olórin a idéia de deixar Aman. :wink:

Glorfindel é o caso mais famoso de reincarnação élfica. Outro conhecido elfo reincarnado é Finrod, filho de Finarfin. 8-)

8. Olwë

Olwë Usuário

Já esclareceram tudo aqui... Mas eu aproveito para ressaltar uma coisa que sempre me pareceu interessante (embora inútil...): Tolkien usava muito as palavras "cinzento", "íngreme" e "aos tropeços". Vocês já repararam?
    Só por curiosidade doentia... será que alguém já contou quantas vezes essas palavras aparecem em O Senhor dos Anéis? :eek:

9. Fëaruin Alcarintur ¥

Põe curiosidade doentia nisso hein :eek:

E no Silmarillion traduzido pela Martins Fontes, alguém já contou quantas vezes aparece a palavra Ora no início de alguma frase?

10. Ocean Soul

Ocean Soul Usuário

Realmente, hehe, mas acho que deve aparecer umas 256 vezes...
    Eu tava perto desse numero quando perdi a conta...

malz pelo flood
    O Glorfidel de Valfenda pode até ter uma relação com o de Gondolin, mas Gandalf e Thingol com certeza não foram a mesma pessoa por causa de suas origens.
    Thingol um Elfo, e Gandalf Maia.
    Quem tem uma relação com o Gandalf é a Melian (esposa de Thingol) pois ela também é uma Maia.

11. Kementari

Kementari É só marca do fogão!

q viagem....caramba....o thingol ser o gandalf??? quantos dias vc ficou sem dormir? :mrgreen: eu nunca reparei nenhuma semelhança na personalidade deles, pra falar a verdade. mas enfim, thingol eh um elfo e gandalf eh um maia...tudo ao seu lugar.... :P

12. Swanhild

Swanhild Usuário

O Tolkien repete palavra pra caramba. Na Tolkien Sarcasm Page tem ate uma llista de perguntas, e uma delas e precisamente "quantas vezes a expressao passed away ocorre no livro". Mas no caso do cinzento, eu acho que deve ter um motivo pra ele ter usado, falado, tanto nessa cor.

13. Turambar_theOld

Turambar_theOld Usuário

Bom vcs esclareceram minha duvida BRIGADO ....... soh pra flodar um pouko :

Gandalf eh um Maia e Thingol eh um elfo...... Dãaahhhhhh ( hihihi)

Ou Finrod reencarnou ? quando ? Onde ? :o?: :o?: :o?:

14. Goba

Goba luszt

Realmente, onde está Finrod encarnado?!?!?!??!?!

malz pelo flood como muitos já disseram, mas insito na pergunta!!!! :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:

"Nice hobbit."
    -Gollum, no FILME de SdA: AdT

15. Tilion

Tilion Administrador

Bem, há uma razão para o vocábulo ser usado: ora (now, em inglês), é uma partícula continuativa comum no início de parágrafos em narrativas épicas.

E como esse tom "épico" era almejado por Tolkien, nada mais óbvio que usar as mesmas construções.

Se o Silmarillion fosse em verso (como era a intenção original do Professor) seria interessante ver como ele faria uma invocação das "Musas"... talvez substituídas por Eru ou Aulë. :)

16. Tilion

Tilion Administrador

Bom, tomando Gandalf (antes de sua "morte") como exemplo, me ocorreu algo assim:

A obra de Tolkien está impregnada da eterna disputa bem (branco) X mal (preto). O cinzento seria um "meio termo" óbvio entre esses dois opostos, algo ou alguém capaz de entrar em contato e lidar com os dois lados ("bem" e "mal").

Gandalf exemplifica isso ao servir de conselheiro aos povos livres (o "bem", o "branco") e lidar com o balrog e Saruman - que já não era "o Branco" - (ambos representantes do "mal", do "preto").

Se a teoria soar rasa (como realmente me soa), levem em consideração que ela surgiu de repente, e nem tive tempo de elaborá-la... e nem pretendo fazê-lo. :lol:

Deixo isso a cargo de quem se interessar. :wink:

17. Fëaruin Alcarintur ¥

Eu não sei quando Finrod reincarnou, mas em um dos livros, não sei se no Contos, ou no próprio Silmarillion, é dito que "agora Finrod caminha com Finarfin, seu pai, sob as árvores de Valinor".

PS: Glorfindel de Gondolin e Valfenda são o mesmo.

18. Turambar_theOld

Turambar_theOld Usuário

LEMBRANDO-SE que a cor do Saruman quando Gandalf foi procurar seu conselho pelo menos no livro , naum era branca , havia deichado de ser branca , eram muitas cores, e quando Gandalf falou Saruman, o Branco ...... ( Gandalf jah havia reparado que a cor mudada )....Saruman falou : Saruman , o Branco .. naom Saruman o de muitas cores !!!( ou algo assim !!!)

19. Fëaruin Alcarintur ¥

Ele diz algo como: "Sou Saruman, o Branco, Saruman, de Muitas Cores..."

Mas creio, na verdade, não ser uma referência a sua "cor temática". É mais como um sentido figurativo. Talvez com um sentido de "Sou Saruman, o Que Pode Tudo". :wink:

Posso ter viajado, mas whatever... :wink:

:beer:

20. Mithquendu

Mithquendu Usuário

O Thingol = Gandalf? Putz... O Gandalf num tem nada a ver com um elfo, ele era um maia, um istari

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar