• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The Zero Theorem (2013)

Hugo

Hail to the Thief
Diretor: Terry Gilliam

Elenco: Christoph Waltz, Matt Damon, Tilda Swinton, Ben Whishaw, David Thewlis, Mélanie Thierry, Lucas Hedges,Peter Stormare e Snajeev Bhaskar

Sinopse: Com roteiro de Pat Rushin, o filme terá Christoph Waltz no papel de Qohen Leth, um gênio da computação atormentado por questões existenciais. A trama se passa em um mundo corporativo onde "homens câmera" servem como os olhos de uma figura sombria conhecida apenas como Management. Leth busca a solução para o seu teorema existencial enquanto vive virtualmente como um monge enclausurado, fazendo das ruínas de uma igreja a sua casa virtual. Seu isolamento e trabalho são interrompidos pelas visitas surpresas de Bainsley, um extravagante e luxurioso interesse amoroso que o tenta com sexo virtual, e Bob, um adolescente que cria uma realidade virtual que coloca Management sob controle do progresso do teorema de Leth. (Omelete)

>>> Segundo o Harry do Aint It Cool News (http://www.aintitcool.com/node/6384...m=feed&utm_term=reviews&utm_campaign=1307_RSS) é o melhor do diretor desde BRAZIL. A conferir.

Estreia: 02/09/13 (Veneza)

The-Zero-Theorem-poster.jpg

Trailer: http://www.moviezine.se/video/205177
 
Saiu hoje na Folha:

Filme de Terry Gilliam sobre mundo conectado divide o público de Veneza

Há diretores que odeiam buscar o passado. Não é o caso de Terry Gilliam. Ao apresentar seu novo filme, "The Zero Theorem", nesta segunda (2/9), na mostra competitiva do Festival de Veneza, o americano mais inglês que existe no cinema fez questão de traçar um paralelo entre a obra e seu clássico "Brazil: O Filme", de 1985.

"Quando fiz 'Brazil', eu estava tentando pintar uma imagem do mundo no qual estava vivendo. 'The Zero Theorem' é uma espiada do mundo em que vivemos agora, com todo mundo conectado", explica o diretor. "O filme questiona se ainda possuímos relações reais ou apenas virtuais."

A relativização de Gilliam é compreensível. Mesmo sendo um ex-Monty Python e responsável por pérolas inesquecíveis como "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" (1975), "As Aventuras do Barão de Münchausen" (1988) e "O Pescador de Ilusões" (1991), o cineasta não tem um sucesso que une crítica e público desde "Os Doze Macacos" (1995).

"Quando Terry me ligou oferecendo 'The Zero Theorem', ele disse: ou me atiro neste filme ou atiro em alguém", brincou o produtor Nicolas Chartier, da Voltage Pictures, uma das poucas empresas americanas investindo em filmes mais ousados como os recentes "Guerra ao Terror" e "Killer Joe".

VAIAS E APLAUSOS

Mas se depender da recepção de "The Zero Theorem" em sua primeira exibição mundial, no Festival de Veneza, Gilliam outra vez sofrerá uma decepção. O filme dividiu a plateia formada por jornalistas e membros da industria cinematográfica com vaias e aplausos.

Não chega a ser um mau sinal. O longa protagonizado por Christoph Waltz no papel de um hacker com desejos de isolamento e à procura da resposta fácil para a felicidade (um telefonema de uma estranha entidade), não é de fácil digestão, mas tem os velhos elementos que transformaram o cineasta em um ícone, do visual surrealista que beira o infantil aos personagens bizarros.

O filme se passa num futuro distópico no qual a humanidade perdeu sua capacidade de reação ou comunicação real, mas não chega a ser diferente de alguns aspectos do presente: festas em que os convidados usam fones de ouvido e tocadores próprios de MP3, artigos de imersão para sexo online e a importância do comportamento virtual em detrimento da ação real.

"Acho que o futuro nos alcançará antes de o alcançarmos", filosofa o diretor. "As pessoas estão cada vez mais isoladas e fazendo seu trabalho, como fazemos hoje em dia. Parece que o mundo é uma grande corporação e as pessoas têm medo de questionar as decisões de cima."

Qohen Leth, o personagem de Waltz tem o desejo banal de trabalhar em casa para esperar pelo "chamado da felicidade", mas só consegue isso ao aceitar um projeto especial enviado pela "Gerência", um "Big Brother" interpretado por Matt Damon.

STRIPPER VIRTUAL

Nesta jornada, ele conhece uma stripper virtual (Mélanie Thierry) que o fará questionar o próprio elemento da felicidade.

"Qohen teve uma mulher no passado e se magoou, por isso tenta se esconder. Mas surge outra em sua vida que o seduz no mundo virtual e o machuca no real", diz Gilliam.

"Isso é o amor. O amor é perigoso e não recomendo para ninguém."


Eu acho que essa divisão de público torna o filme ainda mais atraente pra mim. E é o Gilliam. E tem o Waltz.
 
Eu curti.

As criticas do Pablo em relação a temática do filme eu achei que pesaram mais do que o devido na análise final do filme.
A parte romântica da história não toma, na minha visão, conta do filme como faz parecer a crítica dele. O centro do filme é o futuro distópico proposto.
Nesse ponto ele elogia a qualidade técnica do filme, e eu achei que foi tudo bem utilizado para a construção do filme.



Mas enfim, em comparação a outros filmes da filmografia do Gilliam, de fato não é top.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo