1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

The Two Towers – A febre Amarela

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Artigos Valinor, 25 Jun 2005.

  1. Artigos Valinor

    Artigos Valinor Usuário

    Com a nova expansão surgem novas culturas... os Raiders são vassalos bastante parecidos com os Orcs de Sauron das expansões de FotR, mas foram melhorados ou estão menos piores que estes últimos. Este artigo vem lançar alguma luz sobre estes vassalos que podem se tornar febre entre os jogadores.</P>


    Numa primeira impressão eles podem parecer ruins, afinal custam caro, tem formas improváveis de gerar TT, são feitos de duas subculturas diferentes que nem sempre funcionam bem juntos... mas eu ainda acho que eles tem grande potencial.</P>


     Bem, a primeira coisa que devemos observar é que o custo médio das cartas é 3 TT, porém o custo médio dos vassalos é 4 TT; Como não temos mais Hollin, eles se tornam neste aspecto um pouco melhores que os Uruks, pois estão vagueando apenas até o local 4. Um fator que os ajuda é que a força média dos vassalos é de 9, enquanto a vitalidade é de cerca de 2.5, o que os torna excelentes para combates. Além disso possui diversas habilidades de adicionar fardos, arqueiria, dano direto, esforço, controle de locais, emboscadas (ambush) e algumas outras, só para começar... </P>


    Como eu sempre tive uma quedinha por eles, vamos começar pelos vassalos arqueiros: Cada um deles é arqueiro e pode ser esforçado para esforçar qualquer companheiro, exceto o portador do Anel: Desert Lord (Único, 6TT, 11/3), Elite Archer (4TT 8/2) e Southron Bowman (3TT 6/2). Além deles existe o Southron Archer (3TT 6/2), que adiciona arqueiria extra para cada local que você controla, o que num deck amarelo é difícil, devo admitir... Também não devemos esquecer do Southron Trooper (7TT 14/4), que além de ter Ambush 1 pode avistar 7 companheiros para lutar contra o Frodo a menos que o Gentes Livres descarte alguém). Então podemos ter 5 vassalos razoáveis, sendo dois baratos, um moderado e dois muito fortes para basear o deck. Mas a alegria não acaba aqui, pois existem outras cartas que ajudam um pouco, aumentando as chances de vitória das flechas ! A primeira coisa é que ao contrário de FotR, aqui os vassalos tem grandes chances de vencer combates, especialmente se utilizarmos alguns “fortificantes” que discutirei mais á frente. Tendo isso em mente, Arrows From the South se torna uma carta interessante, pois mesmo tendo de descartá-la, se seu arqueiro vencer o combate (depois de utilizar sua habilidade de esforçar) e o oponente andar de novo, use AFtS e esforça ele de novo ! Com isso você pode matar companheiros de forma especialmente rápida e cruel... A carta Southron Bow permite que você coloque vassalos que não sejam arqueiros num deck de arqueiros. Ele funciona com Southron e Easterligs, e não precisa ver um arqueiro, apenas um amarelo para adicionar um à arqueiria ! É muito bom !!! Pelo custo de 3TT você tem potencialmente dois pontos de arqueiria, o que não é pouco...</P>


    Uma carta que funciona bem num deck de fardos mas precisa de arqueiros é Rapid Fire. Apesar de ter um custo alto (6TT), seria melhor que Southron Trooper em termos de adicionar feridas. Esforça um arqueiro para adicionar 1 ao total de arqueiria para cada fardo... Depois de uma olhada mais abaixo em como se fazer isso e verá que vale a pena pensar em colocar esta carta no deck. Outra opção é colocar alguns Easterling Lieutenant (4TT 9/2) e Easterling Guard (3TT 8/2) que podem adicionar fardos, junto com Southron Bows, ou alguns Vision From Afar. Imagine o Frodo com cinco ou seis fardos e tomando seis de arqueiria ! Pode ser caro, mas vale a pena... Imagino que deve levar pelo menos um companheiro na arqueiria, se não levar mais ! Além do que, se não puder usar, joga ela fora ! Mas acho que não cabe mais do que duas (se não uma) no deck. Outra idéia é num deck de fardos colocar uns quatro Southron Bow (que transforma o vassalo num arqueiro), com os já citados Rapid Fire... Possibilidades...</P>


    Já que estamos falando em fardos, vamos nos voltar para eles: A subcultura dos Easterlings adiciona fardos muito facilmente. Easterling Guard (4TT 9/2) e Easterling Lieutenant (3TT 8/2) só precisam ser comandados para um companheiro Unbound para adicionar um fardo. Como esta habilidade funciona no momento do comando, nem mesmo as montarias de Rohan podem prejudicá-lo. Podemos ter alguns problemas com decks de Ring Bounds e de arqueiros. Existem outras formas de colocar fardos, mas elas são um pouco mais complicadas. Temos um evento de custo 0, Gathering to the Summons, mas precisa que um Raider esteja lutando contra um Ring Bound (inclusive o Portador do Anel). Isso resolve em parte o problema de decks Ring Bound, mas parece dificultar um pouco as coisas em outros tipos de deck. Uma saída é usar Vision From Afar, que força Frodo a lutar contra um vassalo, ou que se adicione um fardo (Sem contar que muitas vezes um Easterling pode acabar com o Frodo por overhelm). Uma coisa interessante a respeito do Gathering é que você pode resolvê-lo a qualquer momento, e não só no combate em que o Raider estiver lutando. Podemos citar também New Fear, que adiciona um fardo para cada companheiro acima de 4, a menos que o jogador descarte dois companheiros. Mesmo se não adicionar os fardos, já vai ter valido a pena. Muitos outros vassalos se beneficiam de fardos ganhando habilidades poderosas. Desert Legion (6TT 13/3) é muito legal. Se houverem 4 fardos ele se torna força +5, com 5 fardos ele se torna feroz e com 6 fardos ele é dano+1 (sem contar que ele tem Ambush 1, que pode ser usado com algum evento !). Outro card muito bom é Easterling Captain (5TT 11/3), porém este é um “pumper”, pois se removendo 2TT você aumenta a força de qualquer Easterling, de acordo com o número de fardos. Temos também o Easterling Axeman (2TT 6/2), que com apenas dois fardos já se torna feroz e força +3; com três fardos, Easterling Infantry (3TT 8/3) e Easterling Trooper (4TT 9/2) se tornam ferozes e dano+1.</P>



    <HR>



    </P>


    Bem, até agora temos bons métodos de adicionar fardos, mas o problema dos Ring Bound continua (afinal Frodo, Tired Traveler vai tirando fardos...), então como poderíamos combatê-los ? Bem, acho que uma carta muito forte é Eastern Emyn Muil, condição única que faz os companheiros Ring Bound serem esforçados duas vezes, ou que seja descartada (em qualquer local) para esforçar um Ring Bound (inclusive o Frodo...). O problema é que ela tem que sair em sua mão inicial. Isso faz com que você coloque quatro cópias dela, e talvez tenha que pedir mulligan. Mas com isso você deixará todos os companheiros a uma ferida da morte (exceto o Frodo e um Faramir com Boromir, My Brother). Se você tiver dois arqueiros então, um já vai pro saco logo na arqueiria... se não lutar contra Ring Bounds, sempre haverão duas feridas no Frodo, de qualquer maneira. É limitado, mas a única forma que vejo de prejudicar um pouco este tipo de deck com Raiders. Além disso temos o local 1 Western Emyn Muil, que esforça todos os Ring Bounds e ajuda bastante.</P>


    Agora vamos falar das cartas que deixam seus vassalos mais fortes. A primeira delas é Men of Rhun, que ao custo de 2TT deixa seu vassalo força +3 (ou +4 se houverem 4 fardos). Como vimos, num deck de fardos isso não é tão problemáticos. Pelo mesmo custo temos On the March, que dá força +3 (ou +5 se houverem seis companheiros). A que na minha opinião é a piorzinha é Fearless, que ao custo de 2 dá ao um Southron força +1 para cada fardo (com limite de +5) ou +2 para um Raider. Aqui devemos nos lembrar que os Easterlings são os melhores adicionadores de fardos, e talvez hajam poucos Southrons num deck deste tipo,  mas se você quiser colocar mais do que oito eventos “pumper”, tudo bem... On the March é uma boa, pois como não existem Ullaire Enquea, as irmandades estão cada vez maiores... apesar deles custarem 2TT, como veremos adiante a habilidade de Ambush destes vassalos garantem bons resultados.</P>


    Boa parte das cartas desta cultura lidam com formas de gastar TT após a fase de sombra, podendo reduzir Gandalf a um velhinho com cajado tosco... porém temos a habilidade de Ambush, para aqueles (que como todo mundo) gasta tudo o que pode na fase Sombra (Ambush nem sempre funciona, pois o Gentes Livres pode deixar você escolher onde quer colocar o vassalo, mas isso nem sempre é saudável...). Os vassalos que tem esta habilidade são: Desert Legion (A1), Southron Commander (5TT 10/3 A1), Southron Fighter (5TT 10/3 A1), Southron Scout (1TT 3/1 A2), Southron Soldier (2TT 4/1 A2), Southron Troop (7TT 14/4 A1), Southron Veteran (5TT 10/3 A1) e Southron Wanderer (3TT 8/2 A1). Não são poucos, e a maioria é bem forte, além de possuir outras habilidades ! Ainda falando em gerar TT não podemos esquecer de Flanking Attack, que ao custo de um esforço adiciona 3TT na manobra ou no combate... muito bom, como veremos abaixo.</P>


    Mas o que fazer com o TT gerado ??? Além de prevenir que seu oponente se mova novamente (afinal vão haver muitos TT na mesa...), existem cartas que lembram muito os “blood decks” de Sauron, causando dano direto. Uma forma que todos podem usar é Southron Spear, que funciona muito bem em conjunto (mas não com ele) com Southron Wanderer, além de custar 1 e dar bônus de +2 em força. Além disso existem aqueles vassalos que removem 3TT para dar uma ferida antes do combate (lembar do Flanking Attack na manobra ?), e são eles: Desert Soldier (4TT 9/2), Desert Spearman (3TT 8/2) e Desert Warrior (2TT 6/2). Muitos falam que é como se eles fossem dano+1, mas como sua habilidade funciona antes do combate, podem matar um companheiro ou não permitir que ele use habilidades especiais de combate. Além disso, se eles perderem, mesmo assim causaram dano, e como tem uma força razoável, não é difícil vencerem os combates. Não podemos esquecer de Whirling Strike, que ao custo de 3TT (alguém lembrou de novo de Flanking Attack ?) causa uma ferida em quem estiver combatendo um Raider... pode ser que se tenha problemas com eles quando se juntarem a arqueiros...</P>


    Agora, em relação a controle de locais estes vassalos são ruins. Tem poucos vassalos que fazem isso (apesar de dificilmente não conseguir fazer), mas não tem muito porque controlarem locais. Ao menos por enquanto, então vamos deixá-los de lado por enquanto.</P>


    Espero poder ter ajudado você a explorar um pouco os misteriosos Raiders, e cuidado para que a febre amarela não pegue você !!! </P>


    Marael Greymane .´. (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )
    </P>



    <HR>
    </P>
     

Compartilhar