• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"The pictures they didn't want us to see"

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Dificil chamar de arte, mas está em um museu de qualquer maneira.

Após o ataque a Hiroshima, o governo americano recrutou civis e militares para tirarem fotos do ocorrido para efeito de estudo das consequencias de uma bomba daquelas em um meio urbano. Afinal, era uma arma nova e cabia fazer o estudo científico.
Depois reclamam do médico anjo da morte de Hitler.
Vergonhoso.

Como ocorre em muita dessas histórias de documentos secretos expostos, uma pessoa encontrou essas fotos jogadas em uma caixa no lixo nos anos 80. Mais de 700 no total, com 60 delas estão agora em uma exposição no museu do International Center of Photography nos EUA de 20 de maior a 28 de agosto de 2011.

Site oficial:
International Center of Photography

Um site com alguma das fotos (algumas são BEM fortes):
Hiroshima, the pictures they didn't want us to see


PS: Considerando a comunidade nipônica no Brasil (que é a maior do mundo), é um tipo de exposição que poderia ser trazido pra cá.
Se é que já não foi em algum período que eu não saiba.
 
Última edição:
É um tipo de exposição que pra quem é japonês, tem mais de 60 anos e viveu lá aquele triste episódio é e sempre será muito doloroso ver quanto seria pra um judeu ver dos campos de extermínio nazistas.

mas é um relato nu e cru de um fato que não pode ser desprezado e jamais esquecido.
 
Eu sempre me questionei, porque a unica nação que ja usou a bomba é também a que se acha no direito de decidir quem mais pode ter essa mostruosidade e quem nao pode.
De todas, elas com certeza é a que nunca mais deveria ter permissao pra mexer com energia nuclear.
 
Fotos fortes! Não consegui ver até o final. Muito triste ver essas cenas.

Eu sempre me questionei, porque a unica nação que ja usou a bomba é também a que se acha no direito de decidir quem mais pode ter essa mostruosidade e quem nao pode.
De todas, elas com certeza é a que nunca mais deveria ter permissao pra mexer com energia nuclear.
Digamos que ela não decide sozinha, mas tem um peso gigantesco nas decisões.
 
Fotos fortes! Não consegui ver até o final. Muito triste ver essas cenas.

É por essas e outras que eu não consegui até hoje ver até o fim "A lista de Schilnder". Não que o filme seja ruim, é porque é muito deprimente e tenso ver isso e olha que foi um filme filmado em branco e preto pras cenas não ficarem muito impactantes. Se fosse a cores seria ainda mais tenso.

Se fizessem um sobre essas tragédias nucleares no Japão também não seria diferente.

Aliás no cinema os EUA dramatizaram muito a favor da dor deles com Pearl Habour, mas fazem questão de passar por cima sobre as bombas no Japão que mataram muito mais.
 
Última edição:
Mais do que quantidade, em um era um ataque a uma instalação militar com aviso prévio (apesar dos americanos mostrarem diferente nos filmes).
Em contraponto a um ataque na surdina contra dois alvos CIVIS.
 
Eu tenho sérias duvidas sobre a autonomia dos avioes japoneses e se eles seriam capazes de causar uma devastação comparavel a de Pearl Harbor, mesmo sendo ataques kamikazes. Sou inclinada a acreditar nas teorias conspiratorias de estopim para o uso da bomba e nao num ataque real, pelo menos nao naquelas proporções. Mas como sempre a historia é escrita pelos vencedores, entao a duvida é razoavel
 
Pelos vencedores e pelos mais poderosos, não?

Esses filmes só ajudam a ´tentar´ diminuir a culpa dos Estados Unidos pelas bombas. Não podemos tomá-los como verdade, já que a imagem é passada apenas por um lado. O mesmo aconteceu na Guerra Fria e Rússia sendo vista como vilã nos filmes.
 
Se você assistir Pearl Harbor perceberá que o filme cria todo um drama sobre o ataque ao porto militar norte-americano. Mas que termina bem antes das duas explosões. Eles sabiam que mostrar as duas grandes explosões nas cidades japonesas mudaria automaticamente o foco do filme e os colocaria no lugar de vilões ao invés do que querem passar, que são as vítimas.
 
Se você assistir Pearl Harbor perceberá que o filme cria todo um drama sobre o ataque ao porto militar norte-americano. Mas que termina bem antes das duas explosões. Eles sabiam que mostrar as duas grandes explosões nas cidades japonesas mudaria automaticamente o foco do filme e os colocaria no lugar de vilões ao invés do que querem passar, que são as vítimas.
Filme feito pelos americanos, não poderíamos esperar algo muito diferente, não? :mrgreen:

E só aproveitando, Strelok, o limite máximo de avatar no fórum é de 128 x 128 pixels. Se der para arrumar, ficaria grato. :wink:
 
Tomara que tenhamos um dia um bom filme-documentário sobre a tragédia atômica no Japão, porque se depender de Holywood eles jamais vão investir um centavo em algo que vai contra o orgulho nacional deles.
 
Tomara que tenhamos um dia um bom filme-documentário sobre a tragédia atômica no Japão, porque se depender de Holywood eles jamais vão investir um centavo em algo que vai contra o orgulho nacional deles.
Acredito que um documentário esteja mais fácil para ser produzido, caso já não tenhamos algum por ai sem muita divulgação.

Difícil um filme tratar desse assunto e ser uma mega produção. Principalmente se for feito nos Estados Unidos.
 
As fotos são tristes, mas devem ser guardadas e vistas, para nos lembrar do poder de destruição de uma bomba atômica e nos fazer pensar se realmente queremos desenvolver tecnologia nuclear para esse uso.

Deveriam mostrar essas fotos para aqueles que defendem o desenvolvimento de um programa de armamento nuclear em qualquer país, para mostrá-los o quão destrutivo (e estúpido) é um investimento desses.
 
Tomara que tenhamos um dia um bom filme-documentário sobre a tragédia atômica no Japão, porque se depender de Holywood eles jamais vão investir um centavo em algo que vai contra o orgulho nacional deles.
Existem 2 filmes que eu particularmente gosto.
Um deles é uma animação dos anos 80 (Hadashi no Gen) e o outro é um filme muito bom dos anos 50 (Genbaku no Ko).
O primeiro conta a história ficticia de um garoto que sobrevive nas periferias de Hiroshima, mas presencia a morte de muitos entes queridos.
E o segundo conta a história de uma professora de primário de Hiroshima que está fora da cidade durante a bomba e retorna relembrando a escola, todas as crianças mortas e procurando alunos que porventura tenham conseguido se salvar.
 
Os dois são produções japonesas. Interessante, não?

Eu preciso muito ver Hadashi no Gen. Estou realmente com vontade de assistir esse filme. Teve um tempo que me concentrei mais nas animações de filmes japoneses ao invés das séries. Talvez nessas pequenas férias que terei depois das provas dê para conferir alguns que acabei deixando para assistir.
 
Existem 2 filmes que eu particularmente gosto.
Um deles é uma animação dos anos 80 (Hadashi no Gen) e o outro é um filme muito bom dos anos 50 (Genbaku no Ko).
O primeiro conta a história ficticia de um garoto que sobrevive nas periferias de Hiroshima, mas presencia a morte de muitos entes queridos.
E o segundo conta a história de uma professora de primário de Hiroshima que está fora da cidade durante a bomba e retorna relembrando a escola, todas as crianças mortas e procurando alunos que porventura tenham conseguido se salvar.

Que bom saber!

Da parte dos japoneses eu não duvidava que existisse algum filme. Pena que em nivel internacional são muito pouco conhecidos e divulgados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo