• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The One Ring: uma crítica às traduções do poema de Tolkien

Qual das duas traduções do poema você achou mais legal/interessante?


  • Total de votantes
    20
picture.php
Não tenho conhecimento suficiente para avaliar a correção dos manuscrito, mas que ficou bonito ficou :D
 
Quem sou eu pra dizer o que deveria ser escrito, mas a escolha de palavras de Tolkien - que não era um grande poeta - ficou restrita à métrica que ele estava tentando colocar no poema.

Não concordo, Tolkien era um poeta fabuloso. É um poeta dificil porque além de ter de ser lido em Inglês, especializou-se em métricas antigas, a que não estamos habituados. Mas tem versos geniais.
 
A gente tá mais habituado a ler coisas a respeito do Legendarium tolkeiniano, mas se olharmos outros textos (como o Tree & Leaf), não notamos coisas tão grandiosas, mas é claro, Tolkien não deixa de ser uma boa leitura.
 
(Desculpem pela demora, mas a última semana de aulas é difícil! xD)

Eu acho que a tradução portuguesa é melhor porque não podemos esquecer que se está a dirigir para dois públicos diferentes e que têm interpretações diferentes das palavras! Obviamente vocês podem questionar-se se eu não serei parcial porque eu entendo melhor a tradução portuguesa porque está direccionada para mim, mas eu posso dizer que já li e ouvi bastante do português do Brasil para perceber muitas mudanças! Mas sim, continuo a ser parcial!

Eu acho que traduzir um poema, deixando a essência sonora, o significado e por vezes a métrica (não sei se é o caso) é um trabalho extremamente difícil e por isso, alguns erros/mudanças ao traduzir são aceitáveis!