• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas The Mountain Witch

Ótimo, isso possibilita que os jogadores desconfiem uns dos outros e tenham decisões difíceis
:yep:

O que é muito diferente de um RPG onde os personagens desconfiam uns dos outros...a coisa deixa de ser jogadores interpretando um conflito ou competição porque isso é legal e se torna jogadores jogando competitivamente
Mais ou menos.

Concordo que um jogo com competição meta-game que não tenha qualquer embasamento intra-game começa a fugir da esfera de RPG e a se tornar um jogo puramente, como Damas ou Xadrez, onde as ações dos jogadores são motivadas pela busca da vitória.

Mas acho que não é bem o caso desse Mountain Witch, pois ele dá um embasamento legal pra que haja competição intra-game, na forma dos Fates. Pelo que entendi, os jogadores devem se preocupar acima de tudo em realizar os Fates, que dizem respeito aos personagens. A competição deve ser consequencia disso, e não de uma premissa meta-game do tipo "vamos ver quem é o melhor nesse jogo", que é caracteristica de jogos puros, como damas ou xadrez.

E Elda, uma premissa competitiva (jogador vs jogador) não é invenção de Mountain Witch - Amber e Paranóia já fazem isso ha décadas. :D
 
Não era o Armitage que condenava o D&D por dizer (errôneamente) que promovia a competição entre os jogadores? :think:
 
Condenava. Não gosto de jogos que dizem ser uma coisa, mas na verdade são outra.

Mas a 4º edição se assumiu, então não condeno mais. :D
 
Opinando sobre esse tal jogo:


Independente de ser rpg ou não, de ser meio tabuleiro ou não eu até acho que daria para se divertir jogando uma rapidinha disso aí pra passar o tempo.

Mas eu, particulamente, não gosto de jogar com personagens muito pré-definidos em rpg de mesa, porque gosto justamente da "arte de compor personagens". Como eu disse, em rapidinhas apenas para matar o tempo onde ninguém quer pensar muito para começar a jogar, até vai, mas um jogo mais sério e duradouro não me animaria tanto não, iria prefirir compor meus propios personagens, minhas histórias e decidir eu mesmo o rumo de meu destino.

:P
 
Concordo com o Arcanjo... A criação de personagens é um elemento extremamente divertido dos RPGs, tanto a parte de inventar uma história interessante e pensar na personalidade dele quanto depois a parte de tentar representar isso nas regras (fazer uma build adequada ao seu conceito, mesmo que ela seja "ruim" ou "fraca").
Mas eu acho que, para um jogo rápido, eu faria uma partida básica "sem sistema" mesmo... ou uma one-shot improvisada de um sistema que o grupo conheça bem. Ou mesmo a brincadeira de cada um continuar a história do outro...
 
Caraca, parece muito divertido esse jogo!

RPG ou não (pra mim ainda é), vou ver se consigo joga-lo!
 
Joguei-o semana passada!

É um Indie muito muito bom, nos divertimos bastante. Jogamos uma one-shot, vou ver se consigo organizar mais partidas pra dar uma opinião melhor e fazer uma resenha boa no blog :)
 
Sendo sincero concordo com os amigos ai e também afirmo que não é RPG.

Tudo é pré-estabelecido nada é feito por vontade dos jogadores. :sacou:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo