• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The Lord of the Rings Musical

Eu concordo com a Iracema, a Galadriel tá meio peruona... Cadê aquele ar élfico de nobreza e dignidade... Não são essas características de um elfo... E os atores, cá prá nós, estão meio nórdicos demais... Parecem mais uns barbaros... A Terra-Média tinha mais civilidade não tinha? Foi para isso que os Elfos estavam lá... Falta só uns machados e umas pedras de Stonehenge...

Você claramente nada sabe sobre cultura nórdica.
 
Você claramente nada sabe sobre cultura nórdica.

Puxa, não quis ofender... Mas sim eu acho que o figurino está meio exagerado sim. O filme SDA, foi bem mais realista, se pautando na Idade Média com mais clareza e realismo, por isso os Oscar ganhados... Quanto a cultura nórdica, sim, as tranças de Arwen, é uma citação muito apropriada da cultura Céltica, porém um tanto exagerada. As pinturas no rosto de Boromir, indicam a religião céltica nas regiãoes onde os países da Escócia, Dinamarca e Alemanha estão cituados hoje ( levando em conta as imagens cedidas pelo fórum). Taís pinturas eram feitas de Khol azul, e indicavam a adoração aos deuses bárbaros escandinavos (Quero dizer com isso, que tais deuses, exigiam o derramento de sangue de seus iniciados com sacrifícios humanos podendo ser o deles ou de seus filhos). Os sinais poderiam indicar uma adoração ao Deus Cavalo, muito difundido naquelas regiões, indicando sim, o barbarismo acima citado (uma grande dificuldade na vida pré Idade Média da Inglaterra, o que levou a dizimação de muitas aldeias nas regiões das Mid Lands inglesas). Ou melhor, invasão dos povos anglo-saxônicos para a futura colonização da Inglaterra. Jamais Tolkien teria admitido itais sinais de culto a deuses sanguinários, em um de seus personagens (Afinal ele era acima de tudo um católico muito cumpridor de sua religião). Apesar de ser um admirador das cultura Nórdica e Escandinava, ele não gostava e até menosprezava a maneira barbara como que eles agiram, tendo então valorizado somente os aspectos positivos destas citadas culturas... Um abraço!!!:kiss:
 
Não houve ofensa, mas achei que valia a pena fazer notar.

O filme SDA, foi bem mais realista
Como realista? Um filme realista em que temos exércitos gigantescos em que há armaduras ou cotas de malha, espadas, arcos, elmos e tudo o mais para TODOS os lutadores, quando na idade média apenas nobres tinham acesso a tal...? Não me parece um figurino realista - Impressionante, sem dúvida. Mas não realista.

e pautando na Idade Média com mais clareza e realismo, por isso os Oscar ganhados
O SdA não é parecido com a idade média - nem o filme nem o livro. O pessoal tem uma versão muito romanceada da idade média. A idade média era sangue, pobreza, pulgas e dormir com cães. Mesmo os fatos usados eram relativamente diferentes dos apresentados nos filmes, com algumas excepções. A organização social de castas não tinha rigorosamente nada a ver com o apresentado no SdA.

A cultura apresentada no SdA, repito, não é similar à da idade média.

Quanto a cultura nórdica, sim, as tranças de Arwen, é uma citação muito apropriada da cultura Céltica, porém um tanto exagerada. As pinturas no rosto de Boromir, indicam a religião céltica nas regiãoes onde os países da Escócia, Dinamarca e Alemanha estão cituados hoje ( levando em conta as imagens cedidas pelo fórum).
Considerando que a Terra Média é um universo de fantasia que não é a Idade Medieval, não vejo nenhum motivo pelo qual as modas devam corresponder ao período referido. Aliás, tendo a cultura nórdica inspirado Tolkien, acho natural que o seu trabalho reflicta mais a mesma.
Para mais, não há motivo algum pelo qual a moda do período pré-medieval não seja adequada ao SdA. E - sejamos sinceros - se tudo o que usarmos como referência são as tranças da Arwen e as «pinturas no rosto de Boromir» (que ao que me é dado a ver, pelas imagens aqui do fórum, são apenas uma espécie de escudo estilizado, e não as longas e intrincadas pinturas azuis tatuadas por todo o corpo) nunca podemos estabelecer paralelismos muito apropriados.

menosprezava a maneira barbara como que eles agiram
Veja, os nórdicos não eram «bárbaros» (a menos que como «bárbaros» usemos a definição clássica de «alguém que não fala Latim»...). De facto eram muito mais civilizados que a maioria dos outros povos da altura ou posteriores. A escrita era relativamente difundida, tinham uma organização social bastante estável... Não eram apenas loucos sanguinários que viviam em cabanas e matavam pessoas.
Aliás, os únicos sacrifícios humanos registados directamente deram-se por escravas que pediram para ser mortas. A crença nos deuses nórdicos era a antítese do dogmatismo, e embora não se tenham mostrado tão dignos face-a-face com o cristianismo, não podemos dizer que o seu sentimento não fosse recíproco.
Da mesma forma, embora as duas culturas sofressem alguma sobreposição, dadas as suas similaridades e navegações para fins de trocas comerciais, a cultura céltica e nórdica não eram a mesma, muito menos semelhantes. Tinham alguns aspectos parecidos, mas na sua maioria eram diferentes. Ora, a menos que esteja a ser insinuado que os celtas eram bárbaros (o que não é uma afirmação tão como afirmar a barbaridade nórdica, embora seja igualmente falsa), não vejo porquê abranger no título Nórdica/Escandinava os costumes celtas.

E os atores, cá prá nós, estão meio nórdicos demais... Parecem mais uns barbaros...
De novo o paralelismo Viking-Bárbaro...

A Terra-Média tinha mais civilidade não tinha?
E aqui faço mostrar que estamos a falar de figurinos, isto é, roupas. Sendo a Terra Média um cenário que não corresponde à História do mundo real, seria muito triste e cliché se as roupas dos personagens revelassem as suas personalidades em função as personalidades do povo que usa roupas semelhantes, no mundo real.

Falta só uns machados e umas pedras de Stonehenge...
O que é curioso, dado que Stonehenge é da Idade da Pedra, muitos anos antes dos escandinavos.... E na Inglaterra!!!


Enfim. Espero que não me guarde rancor, mas estou apenas a defender o meu ponto de vista. Um abraço =D
 
Para e exclusivamente ao Contador de História:
Puxa... você prestou atenção em tudo o que eu escrevi mesmo:blah:?!?
Obrigada pela aula!!!:yep:
Qualquer coisa, pode entrar em contato pelo meu e-mail, verifique meu perfil!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo