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Consoles The Elder Scroll IV: Oblivion

Tópico em 'Jogos Eletrônicos' iniciado por Erunamo, 25 Out 2007.

  1. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Chamem os cães de volta que a caçada acabou...

    Se você queria fazer um upgrade no seu PC mas ainda tava na dúvida; pra vc que não tem namorada (ou que quer perder a sua); pra vc que tá atrás de alguma diversão que ocupe as próximas 200 horas/jogo da sua vida ou simplesmente pra vc que quer experimentar o melhor RPG da sua vida...


    Que mané Neverwinter, que mané WOW! O negócio é Oblivion!


    Na real o jogo não é novidade pra ninguém, creio eu... Foi lançado com todo o alarde e pompa que merece tem mais de um ano e meio...


    Mas estranhamente não encontrei nenhum tópico falando sobre ele, então resolvi criar um, pq o jogo merece. E muito.



    Os Pergaminhos do Sábio

    A série Elder Scrolls, apesar de não ser tão conhecida/popular quanto franquias como Neverwinter Nights e Baldur’s Gate já tem um bom tempo de estrada (Oblivion na realidade é o 4 episódio, sendo que o primeiro jogo foi lançando em 92, isso sem contar os spin-offs).


    A série foi criada pela Bethesda Softworks, que assim como a própria série, tb não tem um nome tão prestigiado quanto outras grandes empresas do gênero...


    Desde sua origem a proposta da série sempre foi criar um universo amplo, imersivo e com total liberdade, deixando a critério do jogador escolher que caminhos tomar. A proposta em si é excelente, mas a execução sempre ficou aquém do esperado, um dos motivos que justificam a série nunca ter deslanchado...


    Mas finalmente na quarta edição da série os caras acertaram a mão, mantendo todos os pontos fortes, corrigindo falhas e conseguiram criar uma obra prima!



    Para o infinito e além!

    Acho que a principal qualidade do jogo (e olha que são muitas) é a tal da liberdade... E a palavra liberdade é aplica no sentido mais amplo possível... Desde a maneira como vc interage com o universo do jogo até o desenvolvimento do personagem... Então vamos por partes...


    Como em todo RPG que se preze, vc tem a main quest, que é a trama central do jogo e as side quests, que são pequenas missões... Só que em Oblivion é vc que escolhe quando e como fazê-las... Vc tanto pode seguir a Main Quest, como ficar só fazendo side quests ou não fazer quest nenhuma e ficar explorando cavernas e fazer um "hack and slash" básico... a escolha é sua, no final... E o mais bacana é que mesmo terminando a Main, o jogo não acaba... Ela na verdade é apenas uma quest maior, por assim dizer.. vc continua jogando, e com a vantagem de ser reconhecido como o “Campeão do Reino” :D


    E falando em Reino, o universo do jogo é IMENSO e totalmente “aberto” a exploração... O jogo não tem aquela mentalidade de “Ato 1, ato 2” que uma hora vc está em tal cidade (e apenas naquela cidade) e depois vc pega um navio pra outra cidade e não pode mais voltar... é tudo aberto pra exploração...


    Por sinal exploração é oq não falta... são centenas de cavernas, fortes, templos, dungeons, pequenas fazendas que estão “perdidas” pelo meio do mato e esperando algum bravo aventureiro que as explore... E isso sem contar as cidades, que são enormes e cheias de quests passadas pelos NPCs...


    Aliás os NPCs são uma história a parte... Cada personagem do jogo tem uma rotina diária de ação... Ele acorda, vai trabalhar, passa mais tarde no bar pra conversar com amigos... Do mendigo ao rei todos tem uma rotina diária de ação, é phoda...



    Crescendo forte e saudável

    Seguindo essa mesma filosofia de “liberdade total” a criação e desenvolvimento de personagens tb segue essa linha. O básico é claro que é o mesmo, vc tem atributos (força, agilidade, inteligência, etc), habilidades (sneak, proficiência com armas, escolas de magia, etc) e raças (uma gama bem variada, por sinal) com bônus em certos atributos e habilidades, etc... Mas ao contrário da maioria dos RPGs que vc ganha XP ao matar um monstro ou completar uma missão, em Oblivion vc ganha experiência usando as suas habilidades... Se eu uso muito a habilidade com manejo de espada, eu fico melhor nela... Cada habilidade tem níveis (que vão de 1 a 100) e atingindo certos valores vc “desbloqueia” certas vantagens... Um ataque em modo sneak no nível 50 garante um bônus de 6x de dano, um ataque com arma de corte no nível 25 pode desarmar o oponente, etc...


    Outro aspecto interessante é que não existem classes... Fica ao critério do jogador definir (ou pegar algum dos muito modelos pré-definidos) oq ele vai ser de acordo com as habilidades existentes... Se ele quer ser um ladrão, basta escolher as habilidades de ladrão como suas habilidades principais (major skills)... não existe aquela coisa de “mago não pode usar armadura”, “clérigo não pode usar arma de corte”... Vc é bom naquilo que vc usa e pronto... Logo eu posso ser bom em conjuração, armas de corte e sneak ao mesmo tempo... E quando vc evolui uma quantidade determinada de pontos nas habilidades principais, aí sim vc sobe de nível e ganha o direito de aumentar os atributos principais...


    Eu achei o sistema genial e bem mais realista dq “matei os ratos no porão da estalagem e ganhei 50 pontos de XP”...



    Massive Offline RPG

    É sem exagero que vos digo: Tem MORPG por aí que não tem a dimensão desse jogo... E não falo só em tamanho, mas em possibilidades...

    Vc pode entrar pra guildas (ladrões, magos e guerreiros) que contam com missões e vantagens especiais; pode dedicar-se ao comércio, possuindo participação nas vendas de um determinado negócio; pode dedicar-se a alquimia, colhendo plantas espalhadas por todo o cenário e com elas fazer uma infinidade de poções para uso próprio ou revenda; pode reparar suas armas com habilidade de ferreiro; pode encantar itens/armas/acessórios; pode criar (ou melhorar) seus próprios feitiços; pode comprar casas (e decorá-las); pode comprar seu próprio cavalo; pode lutar na arena; pode fazer peregrinação; pode contrair doenças (inclusive o vampirismo, que se não for tratado fará com que vc se torne um vampiro, com vantagens e penalidades); pode ter sua cabeça à prêmio (e ser preso)....


    Sério, é absurdo... Eu já falei um monte e isso não ta nem perto de tudo que o jogo tem pra oferecer...



    E não é só isso!!!

    Não bastasse tudo que o jogo já tem, ainda tem os mods... Normalmente eu não curto mods, pois geralmente elas se resumem a dungeonszinhos mal feitos pra vc jogar duas horas e pronto... Aqui as modificações são no próprio jogo e são mais voltadas pra enriquecer a sua aventura...


    Elas vão desde pequenas melhorias na jogabilidade e retoques nos menus à novos feitiços/armas/cavalos (inclusive um pégaso!)/itens/casas; passando por melhorias visuais nos cenários, novas skins (inclusive uma que deixa a mulherada nua, quando vc tira a roupa delas), até chegar em bizarrices como um feitiço que cria uma chuva de melancias flamejantes (Flaming Watermelon Meteor Swarm) ou adiciona o Michael Jackson como seu aliado, que não faz nada além de te perseguir (Stalker Moko Jocko)...


    E o mais legal é que esses mods não alteram os arquivos do jogo e podem ser habilitados ou desabilitados a qq momento por um menu do próprio jogo voltado a esse propósito...



    Assassinato do Porquinho

    Claro que tudo tem seu preço... Mesmo tendo sido lançado a quase dois anos, o jogo ainda é um dos mais pesados da atualidade e para rodá-lo será necessário uma máquina parruda... E sim, o jogo merece um upgrade (eu fiz o meu por causa dele).


    Mas sem desesperos tb... Com 1 giga de memória, um processador acima de 3ghz e uma Nvidia da série 7600 pra cima vc já joga com gráficos no máximo a 1024x768 (oq pra mim tá ótimo).


    Mas o jogo fica jogável com bem menos dq isso, mas é quase um sacrilégio rodá-lo dessa forma...



    Pedro de Lara, quanto vale o show???

    Enfim... o jogo é phoda... Absolutamente imperdível e phodástico top5 de todos os tempos, melhor RPG desde Baldur’s Gate 2, etc, etc...


    Muitos elementos já foram explorados em outros jogos (inclusive nos epis anteriores da série) mas como disse no começo, os caras juntaram todas as boas idéias num único pacote e criaram algo incomparável...


    Adiquiram, joguem e me agradeçam depois... :cool:



    E pra furar os olhos, algumas imagens:
     

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    Última edição: 25 Out 2007
  2. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Realmente, parece bom, mas precisa de um PC "ótemo" pra rodar um desse, e que pra mim, só presta no Very High, a armadura do cara é perfeita de tantos detalhes, ótimo jogo, pena ser em FPS.


    :rofl:
    Você nem pra disfarçar né ? :lol:
    Seu Piratero !!:lol:
     
  3. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Mais umas fotos:
     

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  4. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Sim, no very high tem que gastar mais uma grana... ;-)


    E quanto a ser FPS, eu tb achei que não funcionaria, mas putz... É perfeito! Coisa linda de deus mesmo! :obiggraz:


    Já está editado... É que é tão natural que sai no automático... :-P



    E mais umas fotos pra fechar o caixão! :mrgreen:
     

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    Última edição: 25 Out 2007
  5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    O meu PC de hoje roda ele.

    Mas ainda estou na duvida se não procuro o Morrowind pra jogar. Já ouvi muita gente dizendo que o Oblivion é mais linear.
     
  6. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Eu to usando exatos 45 mods, neste momento. O jogo nunca foi tão bacana e divertido pra mim.
     
  7. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    45 ? 8-O
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    :yep:

    Acredite, eles melhoraram 874,56% o meu nivel de satisfação com o jogo.
     
  9. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Realmente alguns jogos com Mod ficam muitissimo melhores :think:
     
  10. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Esses são os mods que eu uso. E, claro, sem contar com as dezenas de itens como armaduras, armas, etc.
     

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  11. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    TT1, eu não sei se é MOD, mas eu vi uma Screen Shot ( não lembro a onde )
    da armadura do Sauron :think:
     
  12. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Sim, eu to usando. Taí ali na lista dos mods. E ainda to usando a versão feminina dela, hehehe

    Versão Normal:
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    Última edição: 25 Out 2007
  13. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Achei, é esse aqui né ?

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    Edit:

    Acabei de ver o seu link, esse jogo é bom em, tem uma liberdade tremenda :think:
     
  14. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion [PC, Xbox360, PS3]

    Esquece Morrowind, Kamus... Sério...


    Eu tb tentei jogar Morrowind antes tb... Ele é tosco e irritante...


    Quem defende Morrowind é quem não tem máquina pra rodar Oblivion, acredite...


    Se tu tem máquina pra Oblivion, nem perca seu tempo...


    E aí se no futuro vc quiser pagar pra ver, tenta jogar Morrowind e constate... ;-)


    Eu não conheço ninguém que não tenha tido um espasmo depois de jogar Oblivion por 30 minutos...
     
  15. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Algumas dicas, que a minha experiência com o jogo (84 horas de jogo, nível 20) já dizem alguma coisa:

    Oblivion Gate:

    Eu não gosto de ficar entrando nos oblivion gate. Acho que é o pior do jogo porque praticamente não tem nada de novo. É massante, irritante e sempre a mesma coisa. Acho que só fiz uns 5 portais, o resto eu fecho com o console. Eu recomendo fazer isso também. A unica coisa de entrar nos oblivions é pra conseguir bons itens, mas sinceramente isso nem vale o esforço. Eu não senti a menor falta. Faça o de Kvacth, o do Cheidinhall e o great portal. O resto feche com o console. Pra fazer isso, abra o console, clique no portal e escreva closeobliviongate. Pronto, portal fechado e sem encheção de saco.

    Mods:

    Eu já to usando cerca de 75 mods e já posso dizer o que ajuda ou não a tornar o jogo mais divertido. Vou postar a lista aqui de todos os mods que eu uso e que não conflitam (pode instalar sem medo). Se eu tivesse saco, teria começado tudo de novo com esses mods instalados. Tudo teria sido mais divertido.


    Obrigatórios:

    100% Harvest Chance
    ArmoryLab
    Attack and Hide
    Bag of Holding
    Book Jackets: Oblivion Standard Res
    Book Placement
    Chase Camera Mod
    Color Map Mod
    Coloured Enemy Health
    Crowded Cities 15
    Crowded Roads
    Female Eye Candy - Body Replacer
    Golden Arrow Archery Shop
    Immersive Caves
    Natural Environments (darker nights)
    Reduced Detect Life
    Tamriel Travellers
    Thieves Arsenal
    Unlimited Rings
    Xero´s Fame Indicator

    Melhoram MUITO a Diversão:

    Abecean Lighthouse
    Addonays Elven Weaponry
    Amazing Jump
    Bartholm
    Black Market
    CT-YABM
    Eyja
    House Map Markers
    Oblivion Cats
    Oona´s Outfitters
    Real Lava
    Soya 4 Hair Pack
    Stealth Entrances
    The Tower of the Lich King

    + mods de armas e armaduras (sauron é essencial)
    + mods de casas (darkstar tower é essencial)



    Uso mas não recomendo:

    Solace


    E, ah, não deixem de baixar:

    - Oblivion Mod Manager (importante pra fazer o archieve invallidation)
    - Oblivion Script Extender (importante pra rodar o thieve arsenal)


    E ainda vou baixar muitos outros que eu coloco aqui conforme for baixando. A maioria relativa a stealth.
     
    Última edição: 6 Nov 2007
  16. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Show off! :blah:

    Eu também acho que o processo de fechar portais se torna sacal depois de um tempo (apesar de já ter fechado mais de 20), mas não acho que vale apelar pro console pra fechá-los tb... A solução mais "certa" ainda é:
    terminar a Main Quest, que ao final dela todos os portais terão sumido

    Os mods são adições muito bem vindas realmente. :clap: Variam de balanceamentos na jogabilidade à novos ítens e funcionalidades...

    O dos anéis é muito bom.... Sempre achei um absurdo isso de não poder colocar mais dq dois anéis... eu tenho dez dedos, pô!

    O Bag of holding é uma mão na roda tb... Ficar voltando no mesmo dungeon toda hora pra carregar o loot é um saco... Bem verdade que ele tira um pouco do "RP" da coisa em nome do "G"... Mas aí cabe a cada um julgar oq é mais importante...



    Explica melhor oq esses aí fazem! :-)
     
  17. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Xero´s Fame Indicator

    Ele mostra uma mensagem na tela quando a sua fama/ infâmia aumenta. Acredite, é uma mão na roda, principalmente pela infâmia.


    Amazing Jump

    Esse é muito bom. O seu personagem dá pulos acrobáticos. Em primeira pessoa não muda nada, mas em terceira pessoa o seu pulo fica muito mais bonito. Não muda altura, distância nem nada, mas visualmente é muito mais legal dar uma cambalhota no ar do que simplesmente pular.

    Imagens:
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    Oblivion Cats

    Esse é simples: adiciona gatos ao jogo. É bem legal e torna a cidade mais "organica".


    Soya 4 Hair Pack

    Adiciona novos cabelos ao jogo. Eu gostei da mudança.


    Stealth Entrances

    Esse é FODA. Ao invés de simplesmente entrar na cidade pelos portões, esse mod adiciona entradas "secretas" a todas as cidades, por onde o seu personagem pode entrar sem chamar tanta atenção. Esse mod somado ao Thieves Arsenal e Attack and Hide, mudam completamente a dimensão do jogo. Dá pra ser muito mais estrategista.

    Imagina só: você entra na cidade imperial por uma corda na muralha, e de lá de cima lança uma Flecha-corda até uma casa que te permite andar por cima da cidade sem ser visto. Muito foda.

    Ainda tem um mod que eu vou baixar que adiciona janelas às casas, o que permite que voce entre de modo furtivo.
     
  18. Erunamo

    Erunamo Baluarte da Nostalgia

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Caraca... Os caras ampliam MUITO as possibilidades do jogo! É praticamente um Elder Scrolls 4.5! :obiggraz:
     
  19. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Puta merda, eu vou ter MUITO o que jogar quando entrar de férias!

    Ai meu dinheiro... :ahhh:
     
  20. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: The Elder Scroll IV: Oblivion (PC, X360, PS3)

    Quando voce vir o ArmoryLab você vai chorar de emoção. To falando sério.
     

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