• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PC The Book of Unwritten Tales

Siker

Artista Comercial / Projetista Gráfico
orig_13290210243.jpg

Point-and-Click é um gênero que já faz parte da história dos videogames, mas mesmo mais de 30 anos depois, mesmo com o abandono deste segmento pelas grandes empresas, ainda é possível encontrar excelentes títulos no mercado. Com o abandono do mercado pelas grandes empresas os estúdios indies tem dominado o mercado com criativos e divertidos títulos. King Art games é uma dessas empresas e divertido certamente é o melhor adjetivo para acompanhar The Book of Unwritten Tales, seu mais novo jogo.

The Book of Unwitten Tales (BoUT), ou O Livro de Contos Não Escritos em tradução livre, é um jogo tradicional de Point-and-Click, nunca desviando da fórmula que popularizou o gênero, o qual apresenta um conto pouco convencional. BoUT é uma história divertida que mistura sátira com tributos a diversas outras obras ao mesmo tempo que apresenta um enredo divertido capaz de motivar o jogador a continuar jogando. A história começa com McGruffin, um arqueólogo gremilin, apresentando um breve resumo sobre o conflito que está ocorrendo no mundo e como um recém descoberto artefato pode mudar o rumo desta batalha. Convenientemente neste momento McGruffin é raptado por um dos vilões e o jogador é prontamente apresentado para um dos personagens do jogo, a elfa Ivo. Com o avançar do jogo conhecemos o gnomo Willbur e o hilário Nathaniel com seu companheiro Critter. O jogador irá guiar cada personagem através de uma fantástica história controlando cada personagem separadamente até o momento que todos se encontram.

BoUT é apresentado como um Point-and-click tradicional. O jogo ocorre em uma série de cenas estáticas na qual controlamos um dos personagens e interagimos com o cenário. Cada enigma é composto por diversos problemas que temos que resolver ao realizar uma ação específica com um item específico. Infelizmente o jogo nunca desafia o jogador, tendo enigmas muito simples e mesmo que tenha que fazer uma série de interações a resposta é sempre óbvia. No entanto a simplicidade não chega a atrapalhar o jogo já que o foco está na diversão. Para as pessoas mais envolvidas na cultura “nerd” o jogo irá reviver cenas clássicas já conhecidas. Senhor dos Anéis, Star Wars, Discworld e muito mais pode ser encontrado neste jogo. Todas essas referências são brilhantemente trabalhadas e serão claras para os conhecedores enquanto parecerão apenas parte do enredo para os olhos destreinados, não atrapalhando assim a diversão dos que não conhecem as obras referenciadas.

A arte do jogo é excelente, se equiparando aos melhores títulos do gênero. O cenário, personagens e iluminação apresentam um incrível nível de detalhes e transmitem com perfeição o mundo fantástico no qual o jogo está ambientado. É uma pena que todo o trabalho da equipe passe desapercebido durante as animações, que estão bem abaixo do padrão estabelecido pelo resto do jogo. BoUT utiliza uma abordagem 3D para as animações, assim como para o resto do jogo, mas neste momento o nível de detalhe é muito menor o que nos faz questionar porque o pequeno estúdio alemão não utilizou uma animação em cell shade ou animação tradicional nestes momentos.

Mesmo com o alto padrão da arte visual de BoUT o seu resultado é superado pelo áudio do jogo, que claramente é o ponto forte do jogo. A trilha sonora é ótima e ambienta o jogo com qualidade, mas o diferencial do jogo está na atuação dos personagens. Todos os diálogos e observações no jogo apresentam uma narração feita de forma brilhante e capaz de transmitir o humor do jogo. A complexidade e qualidade da atuação estão entre as melhores que já vimos em um jogo, seja ele indie, triple A, novo ou velho. Um pequeno problema que tenho que apontar é que como o jogo foi feito originalmente em alemão e traduzido para o inglês mais tarde, no entanto para os mais fluentes em inglês é possível perceber um pequeno erro ou outro na parte da gramática. A frequência destes erros é baixa e em momentos de menor importância, portanto não irá atrapalhar a experiência de jogo.

Ao manter um gameplay tradicional e com altíssima qualidade The Book of Unwritten Tales é o melhor jogo de aventura dos últimos anos, além de ser um dos melhores trabalhos de homenagem que eu já vi. O jogo utiliza o humor narrativa para manter atual um dos gêneros mais antigos dos games. Com gráficos ótimos, áudio excelente e uma aventura que irá entreter o jogador por um pouco mais de dez horas BoUT certamente é uma compra recomendada pelo seu baixo preço e altíssimo valor.

Fonte
_______________________

Esse texto já fala praticamente tudo sobre o jogo, o melhor são as referências a Star Wars, Indiana Jones e Senhor dos Anéis, além das diversas piadas com esse universo da fantasia, aventura e RPG. Além da própria história, o humor também motiva a continuar jogando e resolvendo os enigmas, é perfeito para quem procura um entretenimento.

Confira mais sobre o jogo, o trailer, e a demo no Baixaki.
 
Gostei muito, a falta de sincronização dos personagens com a fala nem incomoda, todo o ambiente criado assim como o humor conseguem segurar o jogo até o fim. Já existe uma prequel focando a história em Nate e Critter.
 
Esse jogo parece ser muito bom mesmo. :think:

Há muito tempo que não jogo um point-'n'-click além de jogos em Flash, e admito que sinto falta de um Monkey Island da vida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo