As melhores músicas dos Beatles, IMO.
TOP 10 - BEATLES
And i love her. Por sua singeleza (as 4 notas da frase introdutória da guitarra delimitam a tonalidade e a harmonia da canção) e lirismo. A bateria, quase tropical, maravilhosa.
Help! Resumo perfeito da primeira etapa dos Beatles (a época beat, que ainda que muitos considerem menos importante por tratar-se de música aparentemente simples, tem momentos de qualidade igual a qualquer outra coisa que se fez posteriormente). Os primeiros compassos introdutórios da canção esquematizam o que depois será a canção mesma, com esse crescimento harmonico até o ápice final e posterior descida até a tônica, e volta a começar. A destacar o baixo, que é o autêntico motorista do tema (a guitarra rítmica tem menos presença, e os espaços entre os acordes se recheiam no refrão com a guitarra solista), e as originais harmonias vocais.
In my life. (como me impus um limite de uma canção por disco - dentre os discos que mas me agradam - deixo duas jóias do Rubber Soul como Nowhere man e Girl, infelizmente) Cheia de nostalgia, foi várias vezes aclamada como a melhor canção dos Beatles, talvez por suas forçadas harmonias vocais, talvez pela continuidade que dá que o refrão segue à estrofe sem solução de continuidade fundindo-se numa só longa frase, talvez pela barroca parte intermediaria simulando um clavicórdio, ou talvez pela subida de oitava do final.
For no one. (igual a antes, deixo fora a revolucionária e futurista Tomorrow never knows, e a barroca e estilosa Eleanor rigby) De melodia precisa e composição harmônica e acadêmica, é uma peça que reflete perfeitamente o talento de Mccartney para compor canções atemporais; o suave balanço entre as estrofes faz que pareça uma valsa, ainda que esta em ritmo de 4*4 e o interlúdio de corne-inglês, ainda que alheio em princípio ao tema, encaixa perfeitamente neste, dando novamente à canção um gosto clássico.
01. A day in the life. Celebrada como outro dos ápices musicais dos Beatles, me produz sensações encontradas: sempre senti que os caóticos crescimentos orquestrais e a parte intermediaria de mcartney estragavam, ou, ao menos, não embelezavam nem contribuíam nada, a uma das melodias mas surpreendentes de Lennon,que, apoiada no imaginativo baixo (mistura de sublinhado e de contraste) e balanciando-se com a percusão dos maracás, sobre assuave guitarra rítmica que se funde com o piano, mas contundente, para ascender ao infinito, de onde não deveria baixar nunca (mas, infelizmente, o faz).
Your mother should know. (me permito uma licença pessoal, para deixar de fora as enormes I am the Walrus, Strawbery fields forever e The fool on te hill) Ainda que passa por ser uma canção menor do estranho disco do que faz parte, a quantidade de mudanças de conforme que contém a melodia, todos eles muito próximos entre si e entre a tonalidade dominante, assim como o fato de que estruturalmente simplesmente há uma longa frase melódica que se repete sinuosamente ao longo de todo o tema (sem refrão, e com um singelo middle eight de teclado com fundo de orgão que se repete um par de vezes), numa espécie de melodia infinita que se desvanece ao final com um longo fade (ainda que alguns críticos o interpretaram como manifestação do esgotamento criativo dos Beatles, ao ser incapazes de criar um refrão ou uma parte intermediaria de entidade própria, parece mas justo valorizá-lo como um trabalho de sólida construção melódica, cuja força radica em não precisar dos anteriores para dar vigor à obra)
Rocky raccoon. (do irregular White Album. Segunda licença que me permito, ao não ser das mas representativas do mesmo: While my guitar gently weeps, Piggies, Revolution, Helter skelter...) menosprezada pela critica, que a considera uma brincadeira, uma canção para encher o disco, tem no entanto o valor adicionado da originalidade (uma sorte de balada folk do oeste), assim como as acerelações no tempo e posteriores freios sustentados no piano, tocado ao estilo do oeste (saloon piano) com esses acordes golpeados ritmicamente e as notas trêmulas.
Golden slumbers. (na ultima grande obra dos Beatles, a prefiro frente a outras maravilhas como Come together, Something, Here comes the sun, a divertida Polythene pam, ou a surpreendente Because - minha outra favorita-) De todas as grandes baladas que Mccartney escreveu nos Beatles (Hey Jude, Let it be, The long and winding road, The fool on the hill...) esta é sem dúvida a mas perfeita. O baixo destaca entre o grandioso fundo orquestral, que aparece e desaparece ao longo da canção alternando momentos de enormidade com outros, e que contínua em Carry that weight (que retoma a melodia maravilhosa da complexa You never give me your money), para terminar de forma excessiva em the end. Monumental.
Across the universe. (menciono a maravilhosa I, me, mine; que fechou a trajetória de uma das mas grandes bandas da história: foi a ultima canção que gravaram os Beatles) Balada cósmica de Lennon, com a super-produção do genial Phil Spector (com coros e fundos de guitarra wah wah), contém uma de suas linhas melodicas mais fortes, de aqui que a canção não nessecita mais que a introdução da guitarra, os acordes descendentes, e um pequeno refrão. Surpreendentemente, alguns críticos valorizaram negativamente precisamente isto ,o fato de que Lennon não escrevesse um refrão e/ou uma parte intermediaria de entidade que servisse de contraste à melodia das estrofes.
Yesterday. Por que me parece absurdo deixá-la fora de uma seleção dos Beatles, ainda que seja tópica, se tenha escutado até a saciedade, e não seja representativa do estilo de música da banda. A mudança, provavelmente é a que melhor representa o passo a maturidade na composição, arranjo e produção dos Beatles (o transito de sua primeira etapa, culminado com o disco Help!, à seguinte, a partir do Rubber soul), é aqui que conseguiram, se não a admiração, ao menos o respeito dos críticos e compositores de outros estilos de música aparente mas sérios (clássicos, vamos), é de uma singeleza tremendamente bela, com esse quarteto de corda, parece tão frágil que vai romper em qualquer momento.... e, foda-se, é que é a canção mais popular da história.
Qual são seus TOP10 deles???