• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

The Batman (idem, 2021)

Nota para o filme:


  • Total de votantes
    17
Acabei de assistir, e gostei. Não é melhor que os filmes da trilogia do Christopher Nolan, mas chega perto deles, no bom sentido.

É um Batman bem diferente, mais realista, mais gotico, e principalmente, mais investigativo. Ele flerta com o cafona de vez em quando, e tem fan service para crepusculetes, mas nada que afete o filme negativamente.

Não vá esperando a formula Marvel, ela não esta la. Mas se for esperando um Batman bem diferente, de qualquer um que ja esteve no cinema, vai se surpreender.

:mrgreen:

Achei muito cedo para apresentaram o Coringa no final, é inevitavel a comparação com o Heath Ledger, só espero que caso abordem ele, futuramente, abordem mais a visão Arkhan do Coringa, e tentem fugir dos estereotipos que foram criados no ultimos anos, de resto o filme é muito bom.
 
Última edição:
Só avisando que as distribuidoras resolveram "voltar ao normal". Eu estava certo que ele ia sair nos streamings simultaneamente, mas nope: só daqui a 45 dias.


Não é esse filme que vai me convencer a ir ao cinema agora, então ficarei com o similar nacional por enquanto:

FEIRA DA FRUTA.jpg
(é claro que tinha que ter um)
 
Eu vou aguardar no stream também. É para isto que estou pagando tantos. :lol:

Mas a real é que estou sem disposição de me arriscar no cinema. Muitos acabam sentando ali na poltrona durante o dia e nunca se sabe. Mas claro que não critico quem está indo assistir lá de forma protegida. É muito gostoso de ver no cinema e espero que possamos logo voltar a assistir sem medo.
 
Ir ao cinema é algo que também não pretendo fazer ainda tão cedo. Assim que o filme estiver disponível no streaming irei ver no conforto de casa.
 
Crítica: Com estrutura monótona, 'Ninfomaníaca' aposta em polêmica vazia -  Jornal O Globo


Sofrível.

Achei razoável a atuação do Robert Pattinson. Um bom Batman e um Bruce Wayne esquecível. Gostei da caracterização e conceito sobre o Charada, mas a história se perde completamente depois que ele é preso. O problema, acho eu, é que tem enredo em excesso nesse filme: Falcone e Maroni, Thomas Wayne corrupto, enchente, Selina Kyle e Falcone, puta merda, tem Pinguim ainda. Na boa, se cortasse toda a participação da Selina Kyle e focasse no Charada serial killer da deep web e seus minions, estaria ótimo, daria até para tolerar bem o plot do Thomas Wayne corrupto. Pinguim poderia ser um personagem menor, arquitetando um golpe contra Falcone e ganhando mais importância no final desse filme com build up para o próximo.

Enfim, sério, eu achei uma confusão da porra o enredo. Quando chegou a parte da enchente em Gothan eu estava quase como o bonequinho, derretendo na cadeira, torcendo para que acabasse logo. Só que foi a versão evil dos múltiplos finais d'O Senhor dos Anéis: a cada quase final do filme, um sofrimento quanto eu descobria que tinha mais filme a partir de alguma pseudo-reviravolta.

Eu sei que a polícia de Gothan é corrupta e incompetente, mas nesse filme ela atingiu níveis nunca antes imaginados. O mesmo pode ser dito sobre os minions do Charada, que não conseguiram acertar fatalmente a prefeita eleita, mesmo estando ela como um pato sentado na lagoa.
 
Assisti ontem e gostei MUITO. Achei até melhor que a trilogia do Nolan.

A parte estética é especialmente linda. Baita trabalho da direção de fotografia e direção de arte. O filme é todo feito de tons muito escuros, cenas sempre noturnas, soturnas, evocando um estilo quase noir, o que reflete no enredo e no personagem principal. Mesmo nas raras cenas diurnas, a iluminação (geralmente o céu) é traseira e só vemos as sombras dos personagens. Não é aquela coisa forçada, de filtro, tipo Zack Snyder ou novela da Globo. Me pareceu bem natural, como parte diegética do enredo mesmo.

Achei as cenas na boate esteticamente lindas.

E que bom que temos um filme mais sério e adulto de super herói, sem aquelas piadinhas insuportáveis e sem aquelas "referências" internas a cada dois minutos. Em uma outra sala de cinema vi alguns pais entrando com crianças pequenas (em torno de 6 a 9 anos), mas definitivamente não é um filme para crianças. Acho que a Marvel influenciou negativamente nesse caso.

Típico filme feito para se ter a experiência em uma sala de cinema. Se for tarde da noite então, melhor ainda.

E, senhor, esse Robert Pattinson maníaco-depressivo é estranhamente sexy e atraente. Quero.

Edit: Esqueci de mencionar a trilha sonora, que evoca de forma perfeita o tom que o filme passa. Uma das melhores que já ouvi, e certamente a melhor de filme de super herói que já ouvi.
 
Última edição:
Que filme sofrível, tem a pior abertura de todos os filmes do Batman que eu já assisti, a maioria dos filmes dele sempre tem aberturas que deixam na expectativa, mas este é tão xoxa, que o filme inteiro permanece assim.

Eu não sei, se era o pânico por ter ido ao cinema e o lugar estava cheio de adolescente sem mascara e com uns chulés terríveis, por eu ter perdido a sessão vazia, ou se o filme era muito, mais muito chato.

Não consigo ainda ver toda essa grande atuação que as pessoas vem no Edward Patisson, para mim ele como Batman/Bruce, teve a mesma atuação feita no crepúsculo, a diferença é que ele não esta chorando pelos cantos, a expressão corporal dele não melhorou em nada.
Mas não tem descrença da realidade que me faça acreditar que esse Batman raquítico consegue espancar os bandidos de Gothan.
Para mim tive a sensação de que mesmo com tantas horas colocadas nesse filme e mesmo abarcando tantos temas, ele não se aprofundaram em nada, foi tão raso que tanto personagens simplesmente foram adicionados por puro fan serviçe, com um enredo tão obvio e nada surpreendente.
Ficaria melhor aproveitado se tivesse feito uma serie, e dado espaço suficiente para cada fase da historia.
Mas tirando todos os defeitos (não vou elencar todos) esse filme tem uma trilha sonora interessante, e quanto a cena da perseguição de carro, achei o único ponto alto do filme, a filmaram tão bem e o som ambiente desta cena foi tão bem colocado, que euzinha, que tenho pavor de carro em velocidades altas, e não costumo ter ataques de pânico com filmes o jogos, me agarrasse na cadeira em agonia.
E não acredito, que ainda não me sai da cabeça, que esse Batman é um emo 🤦‍♀️ maldita imaginação.
 
Ó.... Gostei MUITO.

Mas, realmente a zona envolvendo Falcone e Maroni, nome pra lá e pra cá*, e com dois atores que ficam praticamente iguais no meio da fotografia escura do filme somado ao plot que revira o passado da família Wayne ficou um bocado bizantino e denso pra uma assistida só. A gente toda hora tem vontade de parar os diálogos pra repetir e entender melhor o babado todo.

Dá uma certa canseira mesmo mas não me derrubou não ... Eu consegui ficar mais acordado do que vendo Black Widow.

*Acho que o problema é....todo o background dos eventos passados é CONTADO pela boca dos personagens e não MOSTRADO.... Fica massivo, "jogado" como infodumps em cima do espectador.

Mas tenho certeza que depois engrena legal numa assistida com conhecimento retrospectivo.


E tem a já famosa cena extra excluída de meio de filme


Será que ficou de fora pq era caricaturalmente -Red-Dragon-Silêncio dos Inocentes e eles têm um certo receio das implicações?
 
Última edição:
Assisti ontem e gostei MUITO. Achei até melhor que a trilogia do Nolan.

A parte estética é especialmente linda. Baita trabalho da direção de fotografia e direção de arte. O filme é todo feito de tons muito escuros, cenas sempre noturnas, soturnas, evocando um estilo quase noir, o que reflete no enredo e no personagem principal. Mesmo nas raras cenas diurnas, a iluminação (geralmente o céu) é traseira e só vemos as sombras dos personagens. Não é aquela coisa forçada, de filtro, tipo Zack Snyder ou novela da Globo. Me pareceu bem natural, como parte diegética do enredo mesmo.
Busch Beer GIF by Busch


primeiro filme do Batman q realmente parece ter se inspirado alguém que leu e não só "vi a capa de uma edição do Frank Miller"
 
Gostei, prefiro os do Nolan.

Achei a temática toda muito boa e muito bem adaptada às pautas do momento.

Não achei o batmovel nada demais (podem me chamar de herege...) e engraçado que eu não achei o filme tão escuro assim. Inclusive o filme me pareceu bem sépia, mais do que preto. Mas eu devo ter me enganado nesse ponto.

Vamos aos pontos centrais - sem spoilers:

- Pattinson como batman: ok. Acho ele um bom ator e acho que fez um bom trabalho, mas achei ele ok. Ainda tenho muito viés por ter descoberto o batman graças aos filmes do Nolan e para mim Christian Bale segue sendo o batman. Aliás, finalmente vemos um batman que tira a máscara e está com tinta preta nos olhos. Acho que os filmes do Nolan escolheram deliberadamente não dar bola para a continuidade nesse detalhe. Isso acaba contribuindo ainda mais para esse look emo, romantismo byronesco do Pattinson.

- Roteiro, enredo, mistérios: muito bom, bem redondinho, nem achei o filme longo demais. Em termos de resolução dos mistérios do filme, uma coisinha só me irritou no final:

Foi o fato de que MAGICAMENTE o algoz da vida de basicamente todo mundo era o Falcone. No início, ele era "só" o mafioso mais perigoso da cidade, depois ele era pai da Selina, depois disso a gente descobre que ele foi provavelmente o mandante do assassinato dos Wayne, depois além disso ele ainda matou PESSOALMENTE a mãe da Selina. Caramba, não tinha mais uns capangas, tipo o próprio Pinguim, para diluir a culpa dessas coisas todas? pareceu conveniente demais.

Tirando esse detalhe, achei a trama ótima.

- Trilha sonora: não entendo quem elogia tanto. É ok, mas está longe, muito longe de ser comparável à trilha dos filmes do Nolan e de grande parte dos grandes filmes dos últimos tempos. Vi uns detalhes bem interessantes no nerdcast, mas não muda o fato de que não achei muito inspirada.

- Outros atores (Gordon, Selina, Alfred...): excelentes. O arco dos personagens deles também.

- Edição e direção: mais uma vez, o filme ser longo não me incomodou nem um pouco, na real eu nem senti o tempo. MAS teve uns enfoques de câmera bizarros que me tiraram da imersão, como aquela cena - que era bem interessante, aliás - em que o batman usa a capa dele para escapar de uma certa situação. Achei a cena ótima, porque mostra as limitações dele, mas a forma de filmar a cena... Foi com uma go pro?! Me tirou da suspensão de descrença. O diretor estava chamando atenção demais para si.

- No fim, fiquei surpresa de ver que esse não é um filme solo. Por algum motivo eu pensei que seria. Mas ok. Espero que sigam fazendo bons filmes. Mas que faltou a "magia" do batman do Nolan/Chris Bale, faltou.


P.S. Menção honrosa para uma cena FANTÁSTICA de linda e bem filmada que me fez ficar FELIZ de estar no cinema: a cena da luta no escuro em que a única luz vem das metralhadoras. Espero não ser spoiler isso. Essa cena é LINDA esteticamente. Ali o estilo do diretor realmente vingou: é um statement artístico.

Acho que daria um 8/10.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo