• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tezuka Osamu

Primula

Moda, mediana, média...
Primeiro que é uma vergonha... tantos tópicos de tantos mangás que vão cair no esquecimento daqui a um ano... e nenhum de Tezuka Osamu

Tenho de fazer um resumo do capítulo Tezuka Osamu... uma outra hora eu edito este primeiro post e coloco no ar.

Mas enquanto isso, dêem uma olhada no lançamento da Editora Conrad

O Nascimento do Osamushi – Osamu Tezuka
Tezuka Productions e Toshio Ban

Conrad lança biografia em quadrinhos do deus do mangá.

http://www.conradeditora.com.br/catalogo/ler.asp?id=57556
 
nossa, mto loko! (se eu tivesse grana ... >.<)

realmente ... o kra eh soda! ele simplesmente inventou o manga e fez pessoas lerem e rirem em uma epoca de trevas ...

infelizmente eu naum conheço mta coisa, soh li ribon no kishi q saiu em portugues ... uma historia simples mas mto boa!
 
Tenho mais o que ler desse cara ainda, Pri.

Mas sei que ele não é só mestre japonês. É de nível mundial mesmo.

E é interessante que comparem ele com o Disney em termos de qualidade, já que a influência de traço é clara. Vendo inclusive o storyboard da Branca de Neve, fiquei até assustado.

Mas a influência que mais me agradou foi a do Max Fleischer (até cinco minutos atrás, pensava que ele era americano :oops: :mrgreen: ), desenhista que fez as animações originais do Popeye, Betty Boop e Super-Homem.

Essas duas influências combinadas com aquele rolo de papiro japonês, onde a história se desenrola literalmente (Pri, qual o nome!? :oops: ), deram uma ótima base pra essa figura de boina e cheio de criatividade. :clap:
 
Nem que eu não compre...vou dar um jeito de ler :mrgreen:
Mas queria comprar...T_T Deve ser uma das coisas mais instrutivas que teremos chance de conhecer...
 
Ah, de tanto tópico perfeito pra ir pra segunda página, vocês deixam logo esse ir!?

:|
 
Na verdade a "origem" do mangá está no século 12, onde monges já faziam desenhos humorísticos, mas o mangá começou a ser levado a sério, como negócio, após a Segunda Grande Guerra. Em 1905, o mangá começou a ganhar forças, com a publicação da Tokyo Puck, uma Shonen Jump da época que continha charges e quadrinhos de conteúdo político. Após a Segunda Guerra, durante a reconstrução, certos artistas se voltaram para o o mercado das publicações de mangás, no qual investiram tudo como projeto de vida. Um deles era Tesuka, cujo mérito foi o de ajudar a consolidar o império da indústria do mangá.

Osamu Tesuka criou os primeiros grandes ícones de exportação do mangá, vide o Astroboy (uma espécie de Pinóquio do Futuro), o macaco Gokou (inspirado na lenda chinesa, "A Viagem para o Oeste" não se assemelha a Dragonball senão por mera propositalidade em vários aspectos) e o leãozinho Kimba, que foi descaradamente plagiado pela Disney ao lançar Rei Leão, protagonizado pelo leãozinho Simba. Nesse caso era tanta coincidência que Tesuka abriu processo contra o estúdio americano por plágio. Que acabou não indo adiante, pois em 1999, depois de um acordo na Justiça, a Disney voltou a faturar pesado com o seu leão amarelo, numa versão luxuosa em vídeo e DVD.

O legado de Tesuka diz respeito a estética, que ele consolidou, ao tratamento novo dado aos seus quadrinhos, um tino comercial incomum (ele aproveitou o momento certo e criou um produto vendável e exportável numa época em que tudo o que vinha do Japão era considerado produto vagabundo) e pavimentou o caminho para que outros pudessem levar a influência do seu legado, nos quadrinhos japoneses, os mangás, por todo o mundo.

Não, não foi Osamu que inventou o mangá. Mas ele certamente ajudou a torná-lo um fenômeno.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo