1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Textos que podem vir a interessar o artista

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Glorwendel, 24 Jan 2004.

1. Glorwendel

Glorwendel Usuário

Ao invés de criar um tópico para cada artigo interessante que encontrar, achei por bem criar um só, onde todos poderão postar e comentar textos e/ou citações interessantes que acharem por aí. :obiggraz:

Hoje no jornal O Globo o jornalista, ensaísta, etc Affonso Romano de Sant'anna escreveu algo interessante sobre a percepção do que é e de quem é artista. Pra quem não o conhece, ele também é o autor do texto "TolkienXPotter", que está disponível no site da Valinor.

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Fox

Fox Visitante

Se o texto da Gló explora um pouco o aspecto leviano e pretensioso do mundo das artes plásticas, esse texto do John Howe o faz pelo lado extremista, purista ( e também muito pretensioso) desse mundo.

Ele explora isso através de um infeliz diálogo que teve com um conhecido antigo.

Eu dei uma traduzida livre nele porque acho válido demais pra ser perdido por mera barreira de idiomas.

3. Lisavieta

Lisavieta Usuário

Aprender acerca de arte

Esse trecho aqui eu tirei do livro História da Arte do Gombrich. Achei muito legal!!! :D

4. Glaunir

Glaunir Usuário

Eu ainda sou da opinião que a arte nos dias de hoje está morta e muito bem sepultada, é preciso uma inovação dos dogmas da humanidade para que haja uma revolução nos campos da arte.

5. Valië Estë

Valië Estë Senhora dos Sonhos

Um pequeno e sincero trecho do texto A educação an-artista II, de Allan Kaprow. (Não encontrei a I, acho que perdi)
    Dedicado aos que me contrariam quando digo que a arte requer, sim, um conhecimento prévio (ou seja, ela é elitista).

Eu colando assim parece uma crítica exclusiva ao ready-made. Mas diria que isso vale pra arte contemporânea em geral. Aliás, se puderem, confiram o texto completo, pois dá uma idéia bem legal (e com críticas incisivas) sobre no quê a arte se transformou.

Compartilhar