• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teste de sangue via smartphone está em fase experimental nos EUA

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Sangue smartphone

Imagem: Universidade de Washington/Reprodução


Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema capaz de determinar a propriedade de fluidos a partir de um celular. Isso, na prática, significaria em testes de sangue que enviam o resultado direto a smartphones. A alternativa poderia substituir equipamentos de laboratório usados tanto no campo da saúde quanto da alimentação.

O sistema funciona a partir dos sensores de LiDAR presentes em smartphones modernos, como o iPhone 12 Pro e o iPhone 13 Pro. LiDAR significa “detecção de alcance e luz”, em inglês, e nada mais é do que um laser infravermelho que mede a distância de um objeto até o dispositivo.

Nos celulares, o LiDAR é usado para melhorar as fotos, deixar o aplicativo de medidas mais preciso e até mesmo mapear ambientes a fim de aperfeiçoar a realidade aumentada.

E como ele funcionaria neste caso? De acordo com o estudo, que será publicado na edição de março da revista científica Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, o LiDAR seria capaz de verificar se o sangue está coagulado ou não.

Essa análise é feita a partir do movimento aleatório das partículas no fluido, conhecido como movimento browniano. Em resumo, os cientistas apontam a câmera do celular para uma pequena amostra de sangue e o LiDAR mede sua viscosidade.

O método poderia, no futuro, ajudar a monitorar pessoas com doenças sanguíneas ligadas à má coagulação do sangue, como hemofilia, por exemplo.

Essa forma de testar a coagulação sanguínea foi executada pelos cientistas em 30 pacientes durante um ensaio clínico. Você pode ter acesso a um preprint da publicação no ArXiv, site que armazena artigos de interesse público que ainda não foram publicados.

O sistema também se mostrou útil no campo alimentício. De acordo com os pesquisadores, o LiDAR é capaz de distinguir os diferentes teores de gordura do leite, identificando quando o líquido está adulterado.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo