• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terremoto no Japão é 7º mais forte da história

Quando se fala na mudança do eixo da Terra, a mídia faz um alarde a toa. Se fosse uma mudança de centenas de kilômetros seria algo significativo, o que não foi o caso.

O pequeno deslocamento só foi ruim pros astrônomos que necessitam reposicionar seus telescópios pra localizar estrelas e planetas distantes e qualquer atividade onde se necessita de cálculos precisos em frações de milésimos de segundo


Essas pequenas mudanças no eixo geralmente não influencia em nada, as vezes uma pequena mudança não muito perceptível na circulação geral dos ventos, mas sempre em âmbito local.

Alterações físicas, mecânicas e climáticas só se fosse algo como 2, 3 ou mais graus no eixo. Aliás seria até bom, seria interessante a América do Sul ir para o hemisfério norte e a América do Norte para o hemisfério sul :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
A escala Richter não tem limite não, já que se trata de energia e a energia liberada não tem limite. Onde há tsunamis há terremotos (há os causados por ventos, mas não tem nem de longe a mesma energia nem o mesmo poder de destruição). A mudança no eixo de rotação é muito pequena, esse alterou a inclinação em 30 cm, comparado com os 41.000 km da circunferência da Terra, não é nada, vai alterar em alguns milésimos de segundos a duração do dia e a temperatura não vai alterar em nada, se houver alguma alteração, provavelmente é culpa nossa mesmo!

Dado o fato de a escala ser negativa, um tremor pode ser até negativo na escala Richter, tipo o provocado pela queda dum copo no chão.
 
Escutei na CBN onde foi dito que este agora é o quarto mais forte que já ocorreu na história e atingiu o maior grau na escala Richter que foi de nove graus.
 
Alterações físicas, mecânicas e climáticas só se fosse algo como 2, 3 ou mais graus no eixo. Aliás seria até bom, seria interessante a América do Sul ir para o hemisfério norte e a América do Norte para o hemisfério sul :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Bom mesmo seria se o eixo ficasse aprumado em 0° com todos os dias e noites em todos os lugares do mundo tendo exatamente a mesma duração o ano inteiro, o que ajudaria muito a termos chuvas mais regulares e constantes, mas por outro lado pra quem gosta muito de verão e inverno seria chato já que nessa posição simplesmente não haveria estações do ano e nem a migração de animais. Seria uma primavera ou outono eternos.
 
Última edição:
Bolsa de Tóquio cai mais de 10%:
O índice Nikkei 225, da bolsa de Tóquio, recuou 10,55% nesta terça-feira, para 8.605,15 pontos, diante do aumento dos temores de catástrofe nuclear no Japão. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, alertou para o aumento da radiação na usina nuclear Fukushima 1 , após um incêndio no reator 4. Anteriormente, explosões já haviam atingido os reatores 1, 2 e 3.

As ações da Tokyo Electric Power (Tepco), que opera a usina nuclear Fukushima 1, perderam quase 25% de seu valor nesta sessão. Os papéis da Toyota caíram 7,40% e os da Sharp, 8,53%.

Acompanhando o movimento de desvalorização no Japão, as demais bolsas da Ásia também fecharam o pregão desta terça-feira em queda. Em Hong Kong, o índice Hang Seng baixou 2,86%, para 22.678,20 pontos, enquanto em Xangai, o Shanghai Composite caiu 1,41%, para 2.896,26 pontos.

O Taiwan Taiex, da bolsa de Taipé, cedeu 3,35%, aos 8.234,78 pontos e, em Seul, o índice Kospi teve retração de 2,40%, aos 1.923,92 pontos.

O SP/ASX 200 caiu 2,11%, para 4.528,70 ponto, com as ações da BHP Billiton em queda de 2,54% e as da Rio Tinto desvalorizadas em 2,20%.
Fonte

A Economia Japonesa, que já estava estagnada, está se partindo no meio. Quase 20% de queda desde o terremoto. E bolsas do mundo todo vão junto, a Bovespa está muito bem até, perto das européias e asiáticas.

___

E o número de mortos está chegando em 3500. Creio que ultrapassará a casa dos 10mil mortos.
 
Tem sim, meu bem. Como filha de geólogo, tenho certeza absoluta do que estou dizendo. E essa escala chega no máximo a 10.

Quanto ao fator do eixo de rotação, que no caso foi de 10 cm, é claro e evidente que é algo imperceptível para nós, mas não para a Terra. Afinal, as coisas nesse mundo não surgem (ou desaparecem) do dia para a noite. Leva-se milhões de anos. Até tudo isso ocorrer já seremos poeira cósmica.

Se puder olhe no livro Decifrando a Terra usado para o ensino de Geofísica, lá fala bem claramente que não há limite nem superior nem inferior (pode ser também negativo), só por nunca ter atingido 10 na escala não quer dizer que haja esse iimite.

Imperceptível para nós e ainda mais para a Terra, aquele de 2004 foi tão forte quanto esse e também alterou o eixo de rotação em alguns centímetros, o que foi que alterou na Terra?
 
Apesar do numeros de mortos e desaparecidos estarem crescendo, ainda assim não estão tão elevados se fosse um país totalmente despreparado como a India.

Um tsunami na bacia do Ganges mataria facilmente alguns milhões.
 
Depois de ver os vídeos mostrando os reatores iguais a um aquário com água entrando em todos aqueles circuitos eletrônicos sensíveis a terremoto o descontrole estava bem na esquina.

Se a tradição de esconder as coisas das empresas japonesas estiver se repetindo então os funcionários da usina já podem estar tão contaminados quanto os de Chernobyl.

Há uns anos atrás começou o revival da venda da idéia da energia nuclear e nota-se que a idéia estava sendo vendida com base na melhoria do controle de produção e de prevenção enquanto o controle de acidentes permanecia desatualizado (provavelmente parado nos anos 50 e 60). Os americanos já acenaram que vao mexer no programa nuclear. Só devia usar essa energia quem não tem mesmo outra opção.

"Fujam agora"--Crise nuclear japonesa deflagra pânico online
Companhias multinacionais informaram estar considerando planos para tirar seu pessoal de Tóquio.


http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE72KFAO20110315
 
Última edição:
Milhões não, né Furia? Mas centenas de milhares, como o Tsunami de 2004, sem dúvida.
 
Milhões não, né Furia? Mas centenas de milhares, como o Tsunami de 2004, sem dúvida.

Bacia do Ganges que abrange Índia e Bangladesh é uma das regiões de maior concentração de pessoas do mundo. Ali moram centenas de milhões e um Tsunami ali seria altamente catastrófico como jamais visto
 
Terremoto alterou equilíbrio da Terra e reduziu duração do dia

A costa do Japão pode ter se movido cerca de quatro metros para leste após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na última sexta-feira, afirmaram especialistas.

Dados da rede japanesa Geonet --recolhidos de cerca de 1.200 estações de monitoramento por satélite-- sugerem que houve um deslocamento em grande escala após o terremoto.

Roger Musson, da agência geológica britânica (BGS, na sigla em inglês), disse à BBC que o movimento ocorrido após o terremoto era
"compatível com o que acontece quando há um terremoto deste porte".

O terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo. O tremor também aumentou a velocidade da rotação do planeta, diminuindo a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimo de segundo.
 
A vontade aliada a enorme capacidade e competência de reconstruir dos japoneses sempre será algo pra lá de admirável.
 
Enquanto por aqui nas nossas bandas tem nego roubando os caminhões de doações. Pra depois descobrir que pelo menos metade do caminhão era de lixo que as pessoas "doavam" para as vitimas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo