• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terremoto no Japão é 7º mais forte da história

É horrível de ver.

Um tempo atrás lembro de ter lido em algum lugar sobre os japoneses estarem temendo a vinda iminente de um terremoto de grande porte que por estar atrasado poderia acontecer a qualquer momento e traria consigo destruição enorme. Me pergunto se seria esse o terremoto ou se algo maior ainda pode vir.

Não resta mais dúvida que a atenção deve se voltar para outras áreas que também aguardam grandes terremotos iminentes como Califórnia e um pouco mais de cuidado no monitoramento de Yellowstone. Com o histórico dos últimos 10 anos (China, Indonésia, Chile e Haiti...) o risco de áreas instáveis serem a bola da vez aumenta.
 
Só sei que viver na região do Círculo do Fogo é estar preparado para o pior a qualquer momento.

Nós brasileiros temos que levantar as mãos para os céus e agradecer por aqui não ocorrer tais fenômenos com tanto intensidade.
 
Torço demais pra que nenhum reator de usina nuclear venha a explodir, senão poderemos ter uma repetição mais pesada de Chernobyl.


O primeiro ministro do Japão disse que os reatores não foram atingidos, mas sempre fica aquele frio na barriga do povo japonês, que aliás, eles possuem um passado sombrio com relação a desastre nuclear. Me refiro as bombas atômicas.
 
Imagens fortes do tsunami chegando. A onda mostrada é muito grande no vídeo!


E nesse tem o vídeo da onda chegando e arrastando os carros.

 
Última edição por um moderador:
Preferia não comentar por meu estado de luto quanto a este evento. Pelo menos eu sei que podia ter sido muito pior mas mesmo assim é um desastre, espero que a Onu ajude as famílias sobreviventes.

Anyway, se conhecerem alguma japinha ajeitada sem lar eu estou fazendo a caridade de adotar.

Entre 18 e 24 aninhos.

By Raphael S
I Love Japanese People
 
Imagens fortes do tsunami chegando. A onda mostrada é muito grande no vídeo!

É verdade... Esse vídeo impressiona mais em função de ser de uma perspectiva diferente das que estão sendo divulgadas pelas TVs daqui. Mas é bom dizer que terremotos e tsunamis geralmente estão interligados, pois as placas tectônicas movimentam-se, geram o terremoto e consequentemente as águas dos oceanos viram imensas reverbações do movimento destas placas. A escala Richter vai até 10, e este terremoto está na escala 9, entrando para a história dos 10 piores já registrados (na presença/existência pífia do ser humano na Terra). E que isso não tem nada a ver com a degradação do meio ambiente, com aquecimento global e destruição das matas. Isso é um fenômeno natural, pois o interior da Terra é altamente "cheio de vida", digamos assim. O que pode ocorrer, no caso de grandes terremotos, é mudança de eixos da rotação da Terra, aumentando ou diminuindo as temperaturas no planeta.
 
O interessante no primeiro vídeo também é que podemos observar os carros andando no fundo e muito pequenos em relação ao tamanho da onda.

Encontrei outro vídeo interessante, aonde podemos observar o tsunami de forma gráfica. Nele mostra as áreas de maior impacto, dividido em cores.

 
Última edição por um moderador:
Coloca ênfase nessa primeira imagem como forte. Ainda mais depois de todo a história do Japão sobre contaminação radioativa.

Isso chegou a afetar até sua programação. Tínhamos episódio marcado de One Piece para ser exibido para hoje às 21 horas, mas foi cancelado devido a catástrofe toda. Espero que o Japão consiga se reerguer rapidamente disso. As pessoas que perderam tudo voltem a construir suas casas e voltar a sua vida normal. É muito triste tudo isso, mas como disseram hoje no programa do Fantástico, é um desastre natural e infelizmente o Japão se encontra perto das placas.
 
Bela iniciativa da TV NJK japonesa que está transmitindo até em português pro maior reduto de brasileiros lá alertas de como se comportar em tragédias dessa magnitude.
 
É. Eles estão tentando evitar o máximo possível mais tragédias. No site UOL, tem um destaque dizendo que já chegam a 1,6 mil o número de mortos.

Sem contar que foi sentido outro terremoto em Tóquio de 6,2 na escala Richter.
 
Agora é ver nos proximos dias como será o reflexo das bolsas de valores já que o Japão é uma das maiores economias do mundo e tá vivendo sua maior crise desde o fim da 2a guerra mundial.
 
Ontem a bolsa de Toquio teve queda de mais de 6%, Furia.


E aí, o que é foda é que o Japão já está ficando sem alimentos. Se não chegar ajuda internacional logo (algo que, dizem, o Japão não solicitou formalmente), a população corre o risco de passar fome.
 
As fotos mostram uma fração ínfima do desastre no Japão. Segundo as últimas notícias, parece que encontraram quase dois mil corpos em uma praia na provínvia de Miyagi. Nenhum país poderia suportar uma combinação de terremoto e tsunami ao mesmo tempo.

É muito triste o que aconteceu lá.
 
Na verdade, a força do terremoto não é o único fator, tem também a profundidade dele, certo? (não manjo muito)

Tipo, o do Haiti foi bem mais fraco, mas foi a 70km (acho) da superfície, e o ápice bem no meio da capital. Por isso morreu centenas de milhares. Tem de ver a profundidade desse tremor.

Mas sim, o Japão é o país mais bem preparado do mundo, tratando-se de catástrofes como terremotos.

A escala Richter mede apenas a energia sísmica liberada pelo terremoto, não tem a ver com a destruição (entra outros fatores juntamente, como a distância do epicentro), mas claro que quanto mais forte, a tendência é morrer mais gente, há outra escala (cujo nome me esqueci) que é baseada na destruição e no impacto na superfície.

Mas é bom dizer que terremotos e tsunamis geralmente estão interligados, pois as placas tectônicas movimentam-se, geram o terremoto e consequentemente as águas dos oceanos viram imensas reverbações do movimento destas placas. A escala Richter vai até 10, e este terremoto está na escala 9, entrando para a história dos 10 piores já registrados (na presença/existência pífia do ser humano na Terra). O que pode ocorrer, no caso de grandes terremotos, é mudança de eixos da rotação da Terra, aumentando ou diminuindo as temperaturas no planeta.

A escala Richter não tem limite não, já que se trata de energia e a energia liberada não tem limite. Onde há tsunamis há terremotos (há os causados por ventos, mas não tem nem de longe a mesma energia nem o mesmo poder de destruição). A mudança no eixo de rotação é muito pequena, esse alterou a inclinação em 30 cm, comparado com os 41.000 km da circunferência da Terra, não é nada, vai alterar em alguns milésimos de segundos a duração do dia e a temperatura não vai alterar em nada, se houver alguma alteração, provavelmente é culpa nossa mesmo!
 
Quando se fala na mudança do eixo da Terra, a mídia faz um alarde a toa. Se fosse uma mudança de centenas de kilômetros seria algo significativo, o que não foi o caso.

O pequeno deslocamento só foi ruim pros astrônomos que necessitam reposicionar seus telescópios pra localizar estrelas e planetas distantes e qualquer atividade onde se necessita de cálculos precisos em frações de milésimos de segundo
 
A escala Richter não tem limite não

Tem sim, meu bem. Como filha de geólogo, tenho certeza absoluta do que estou dizendo. E essa escala chega no máximo a 10.

Quanto ao fator do eixo de rotação, que no caso foi de 10 cm, é claro e evidente que é algo imperceptível para nós, mas não para a Terra. Afinal, as coisas nesse mundo não surgem (ou desaparecem) do dia para a noite. Leva-se milhões de anos. Até tudo isso ocorrer já seremos poeira cósmica.
 
Terremoto atrás de terremoto, tsunami atrás de tsunami e agora usinas nucleares explodindo....

A coisa ta cada vez pior =~
1800 mortos e mais de 2 mil desaparecidos...

E mtas piadas nonsenses pelo twitter para minha irritação...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo