• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terremoto exigirá ajuste do sistema GPS no mundo inteiro

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão na sexta-feira (11) moveu a ilha do país em cerca de quatro metros para o leste. Isso significa que o sistema de monitoramento por satélite, o GPS usado em carros e registros de propriedade, deve ser atualizado com a nova localização da nação, publicou a BBC.

"A rede nacional (japonesa) que define limites de propriedades foi mudada",
disse Ken Hudnut, geofísico da agência de geologia dos Estados Unidos, à rede MSNBC.
"Cartas náuticas terão que ser revisadas por conta da mudança da profundidade da água",
completou.

Tempo passando mais rápido

De acordo com a matéria, o tremor, provavelmente, também diminuiu a duração dos dias em cerca de 1,8 milionésimos de segundo, já que aumentou a velocidade da rotação da Terra. Além disso, o terremoto mudou o equilíbrio da Terra, movendo o planeta em cerca de 16,5 cm em relação ao eixo.

Brian Baptie, da agência geológica britânica (BGS), explicou para a BBC que o tremor aconteceu na Zona de Subducção - região onde duas placas tectônicas se unem. No caso do Japão, a Placa do Pacífico, a leste, está se movendo para oeste sob o Japão. Essa ação mexeu com o leito do oceano, deslocando uma enorme quantidade de água - o que originou uma tsunami.

Fonte
 
Depois caem uns paraquedistas que ficam tirando o sarro e enchendo o saco perguntando pra que usar o numero pi com tantas cadas decimais ou porque um milionésimo de segundo vai afetar em nossas vidas?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo